Questão 01 sobre Classificação dos Elementos Químicos: E.M. Santa Casa/Vitória-ES – Excluindo-se o recipiente e a atmosfera, quantas fases deve apresentar um sistema constituído por: óleo + gelo + água + sal de cozinha em quantidade superior ao ponto de saturação na água + granito (mica, feldspato, quartzo)?
a) 3
b) 4
c) 6
d) 7
e) 9
Questão 02. U. Alfenas-MG – Em relação aos sistemas:
Sistema I – água e etanol
Sistema II – água e óleo
Sistema III – água e açúcar (C12H22O11)
Sistema IV – água e cloreto de sódio
faz-se as seguintes afirmações:
I. o sistema I contém duas fases, porque água é um composto inorgânico enquanto que álcool é um composto orgânico;
II. o sistema II contém apenas uma fase, porque o óleo faz ligação do tipo ponte de hidrogênio com a água;
III. o sistema IV conterá uma única fase em qualquer proporção soluto/solvente;
IV. nos sistemas III e IV observa-se o fenômeno de ionização e dissociação iônica, pois apresentam como soluto um composto orgânico e outro inorgânico, respectivamente;
V. o sistema IV contém 3 fases, porque possui três elementos químicos diferentes.
Sobre essas afirmações é correto dizer que:
a) todas estão corretas;
b) todas estão erradas;
c) I e III estão corretas;
d) apenas a IV está correta;
e) as únicas erradas são a I e IV
Questão 03 sobre Classificação dos Elementos Químicos: PUC-RS – Responder a questão 2 numerando corretamente a coluna da direita, que contém exemplos de sistemas, de acordo com a da esquerda, que apresenta a classificação dos mesmos.
1. elemento químico ( ) fluoreto de sódio
2. substância simples ( ) gás oxigênio
3. substância composta ( ) água do mar filtrada
4. mistura homogênea ( ) limonada com gelo
5. mistura heterogênea
A alternativa que contém a sequência correta dos números da coluna da direita, de cima para baixo, é:
a) 3 – 2 – 4 – 5
b) 3 – 2 – 5 – 4
c) 2 – 1 – 4 – 5
d) 2 – 3 – 5 – 4
e) 1 – 2 – 3 – 4
Questão 04. UFPB – Ao preparar um terreno para cultivo, seria ideal que o agricultor solicitasse os serviços de um profissional qualificado, a fim de fazer uma análise do solo para conhecer o conteúdo dos nutrientes presentes. O resultado da análise será válido se esse profissional retirar uma amostra representativa do solo e realizar, com cuidado, operações, tais como, limpeza da amostra, secagem, imersão da amostra em solução extratora adequada, etc.
Considerando as operações a serem realizadas com a amostra, associe numericamente as mesmas aos equipamentos de laboratório adequados.
1. Separar a amostra de restos de folhas, cascalhos e outros materiais sólidos.
2. Aquecer a amostra para retirada de água.
3. Medir uma determinada quantidade da amostra seca.
4. Separar a solução extratora da parte insolúvel da amostra.
5. Medir uma determinada quantidade da solução extratora.
6. Destilar a solução aquosa para separar os componentes solúveis.
( ) estufa
( ) pipeta
( ) funil e papel de filtro
( ) peneira
( ) balança
A sequência correta é:
a) 1, 2, 6, 5, 3
b) 2, 5, 4, 1, 3
c) 3, 1, 4, 5, 2
d) 1, 2, 5, 6, 3
e) 4, 1, 5, 3, 2
Questão 05 sobre Classificação dos Elementos Químicos: U. Alfenas-MG – Se em um copo contendo água for colocado uma bolinha de naftalina (naftaleno), observa-se que a mesma afunda. Acrescentando-se a esse sistema sal de frutas, a naftalina passa a boiar. Esse fenômeno se deve ao fato de que:
a) a naftalina torna-se menos densa, pois começa a se dissolver na água;
b) há formação de gás carbônico, o qual interage com a naftalina, deixando-a menos densa;
c) com a adição do sal de frutas, gera-se uma solução mais densa que a naftalina, fazendo com que esta bóie;
d) a naftalina tem uma grande facilidade para sofrer o processo de sublimação.
e) forma-se uma mistura heterogênea instável que tende a se tornar homogênea com a expulsão da naftalina do meio, facilitando sua sublimação.
Questão 06. UFPE – Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir:
( ) Preparação de cafezinho de café solúvel.
( ) Preparação de chá de saquinho.
( ) Coar um suco de laranja.
1. Filtração
2. Solubilização
3. Extração
4. Destilação
A sequência correta é:
a) 2, 3 e 1
b) 4, 2 e 3
c) 3, 4 e 1
d) 1, 3 e 2
e) 2, 2 e 4
Questão 07 sobre Classificação dos Elementos Químicos: U. Católica de Salvador-BA – A remoção, em tecidos, da sujeira formada de gordura e poeira pode ser feita com benzina, um solvente obtido por destilação do petróleo.
Esse processo de remoção inicia-se com a:
a) decantação
b) cristalização
c) fusão fracionada
d) destilação simples
e) dissolução fracionada
Questão 08. U. Alfenas-MG – Uma boa opção para se separar uma mistura de cloreto de sódio, areia e naftalina é a seqüência de procedimentos:
a) sublimação, adição de água, filtração e destilação ou evaporação;
b) adição de água, decantação, sifonação, destilação e filtração;
c) adição de solução de nitrato de prata, filtração e sublimação;
d) adição de água, filtração e destilação;
e) catação e peneiração.
Questão 09. PUC-RS – Dentre as transformações a seguir, aquela que não representa um exemplo de fenômeno químico é:
a) efervescência do sal de fruta em água;
b) ação do fermento na massa do pão;
c) eletrólise da água;
d) escurecimento de um anel de prata;
e) obtenção do nitrogênio a partir da destilação fracionada do ar.
Questão 10 sobre Classificação dos Elementos Químicos: UFRS – Um sistema heterogêneo bifásico é formado por três líquidos diferentes A, B, e C. Sabe-se que:
A e B são miscíveis entre si;
C é miscível com A e com B;
A é mais volátil que B.
Com base nessas informações, os métodos mais adequados para separar os três líquidos são:
a) centrifugação e decantação;
b) decantação e fusão fracionária;
c) filtração e centrifugação;
d) filtração e destilação fracionada;
e) decantação e destilação fracionada.
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Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre Classificação dos Elementos Químicos:
01. d;
02. b;
03. a;
04. b;
05. b;
06. a;
07. e;
08. a;
09. e;
10. e
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína