O Setor de Transporte no Brasil 09 Questões Respondidas

O Setor de Transporte no Brasil é de extrema importância para a economia pois atua em todo o território nacional escoando a produção agrícola, industrial e mineral para o mercado externo e também movimentando bens de consumo. Este assunto costuma ser cobrado em avaliações de Vestibulares, Enem e Concursos Públicos. Desta forma elaboramos uma seleção com 09 questões respondidas sobre o tema para você praticar e tirar boas notas nestes exames.

 

Questão 01. (FGV). O Setor de Transporte no Brasil: Os projetos de infra-estrutura para o escoamento da produção também começam a sair do papel, como as hidrovias dos rios Madeira e Araguaia, as estradas que ligarão a região ao Pacífico e aos portos do Norte do país e a expansão dos trilhos da Ferronorte.
(FIGUEIREDO, Lucas. Revista Primeira Leitura, n. 02, abril de 2002, p. 46. Adaptado.)

O texto faz referência:
a) à expansão da fronteira agrícola em direção à Amazônia ocidental, em função da crescente demanda por madeira e extratos vegetais no mercado mundial.

b) à estruturação da Região Centro-Oeste como importante pólo agropecuário exportador, integrado aos grandes mercados mundiais de soja e carnes.

c) aos efeitos do Mercosul, que intensificou o fluxo de  produtos agrícolas brasileiros, como a laranja e a cana-de-açúcar, para países da América Latina.

d) aos projetos governamentais de integração que visam à consolidação do Merconorte, tendo a Venezuela e o Chile como corredores de exportação.

e) às estratégias geopolíticas e controle das fronteiras Norte e Oeste do país através da expansão e integração das vias de circulação.


Questão 02. (PUC Campinas). O Setor de Transporte no Brasil: “Sem qualquer estudo sobre o impacto ambiental que as estradas poderiam trazer, o Governo decidiu rasgar catorze mil quilômetros de estradas na Amazônia, num ambicioso projeto rodoviário. A população regional não foi ouvida sobre a conveniência das obras, sobre o modo como elas poderiam ser feitas e sobre se deveriam ser feitas. Historicamente, a região sempre utilizou os rios como vias de transporte.”
(LESSA, Ricardo. Amazônia: as raízes da destruição. São Paulo: Atual, 1999. p. 41.)

O texto retrata a política de transportes durante o governo
a) Jango, cuja política era desenvolvimentista.
b) neoliberal de Collor, cuja política era privatizante.
c) Dutra, que recebeu grande apoio do capital norte-americano.
d) militar, apoiado no binômio segurança e desenvolvimento.
e) Vargas, que assumiu uma política nacionalista.


Questão 03. (PUC Minas) Responda a esta questão utilizando seus conhecimentos e tomando o gráfico seguinte como base.

gráfico deslocamento de carga segundo o meio de transporte

Considerando a localização das grandes concentrações industriais, associadas às condições naturais, não se justifica a utilização do modelo de transporte:
a) pelo Japão.
b) pela França.
c) pela Alemanha.
d) pelo Brasil.
e) pelos Estados Unidos.


Questão 04. (PUC Minas). O Setor de Transporte no Brasil: Segundo o IBGE, em 1991 o Brasil possuía 1 661 849 quilômetros de rodovias contra 30 177 quilômetros de ferrovias. Essa opção pelo rodoviarismo é explicada pelos seguintes fatores, exceto.

a) As dimensões continentais do país aconselham o  uso do transporte rodoviário, que consome menor quantidade de energia por volume.

b) Os ônibus, os caminhões e os automóveis particulares apresentam a vantagem da mobilidade e versatilidade, o que não se verifica nas ferrovias.

c) O rodoviarismo é insubstituível em trajetos de curta distância, já que é inviável a construção de estações ferroviárias e portos muito próximos uns dos outros.

d) Os portos brasileiros e a navegação de cabotagem estão obsoletos e falta uma cultura de utilização desse meio de transporte no país.


Questão 05. (PUCPR). O Setor de Transporte no Brasil: A importância do porto de Paranaguá para a economia do estado do Paraná, na década de 1990, deve-se

a) ao tipo de produção agrícola voltada para a exportação implantada no estado.

b) aos investimentos realizados pelo governo estadual no setor industrial, transformando o estado do Paraná no primeiro pólo industrial do Mercosul.

c) à sua boa situação geográfica (do porto de Paranaguá) que atrai ferrovias e rodovias de escoamento, integradas ao anel rodoferroviário do estado e interligadas com Santa Catarina.

d) aos custos portuários baixos e excelente estrutura de armazenagem.

e) à situação geográfica da região metropolitana de Curitiba, próxima ao litoral.


Questão 06. (PUCRS). O Setor de Transporte no Brasil: Quanto aos meios de transporte no Brasil, é correto afirmar que:

a) as ferrovias gaúchas ganham importância em relação às rodovias nas primeiras décadas do século XX, devido à expansão da sojicultura.

b) as rodovias são mais utilizadas no Brasil devido ao baixo custo em relação às hidrovias e às ferrovias, sendo que a grande maioria foi construída pelo poder público na década de setenta do século passado.

c) as multinacionais automobilísticas incentivaram o desenvolvimento das rodovias no Brasil, que estão cada vez mais atreladas ao consumo do petróleo como fonte de energia.

d) o sistema hidroviário brasileiro é considerado de qualidade comparável à do europeu, destacando-se o caso gaúcho do rio Jacuí, que transporta cargas pesadas desde a época colonial.

e) o principal aeroporto do estado gaúcho está localizado em Porto Alegre, sendo o maior da região Sul, embora tenha abrangência apenas nacional.


Questão 07. (PUC-SP)

modalidade interna de transporte de cargas nos anos 90

Assinale a afirmação correta referente aos dados da tabela.
a) Os dados demonstram que, para os países de grande extensão territorial, como no caso do Brasil, o transporte ferroviário é pouco empregado por ser inadequado para carga pesada e perigosa.

b) Os países que usam muito as ferrovias são aqueles cujas indústrias locais de meios de transportes especializaram-se e possuem o predomínio do ramo ferroviário.

c) O território do Brasil foi integrado tardiamente, quando ocorria a sua industrialização com base na indústria automobilística, o que vai pesar na opção pelo transporte rodoviário.

d) Os países que fazem um uso reduzido do transporte hidroviário, assim procedem em função de possuírem uma hidrografia natural limitada para essa finalidade.

e) A opção brasileira pelo transporte rodoviário justifica-se porque as ferrovias e as hidrovias são inadequadas para transportar produtos agrícolas a grandes distâncias, em função de sua lentidão.


Questão 08. (UFPR). O Setor de Transporte no Brasil: O fluxo de mercadorias no território brasileiro é feito quase exclusivamente por rodovias, apesar de o Brasil contar com imensa rede hidrográfica, que poderia contribuir na dinâmica do sistema de transportes. Sobre esse assunto, é correto afirmar.

(01) Por razões de ordem climática, os rios brasileiros não apresentam volume de água suficiente para transporte hidroviário.

(02) Os rios brasileiros são de planalto, não permitindo a navegação fluvial.

(04) O frete no Brasil é considerado um dos mais baratos do mundo, o que justifica a manutenção do sistema rodoviário.

(08) A hidrovia Tietê-Paraná serve de modelo para o transporte hidroviário, demonstrando a importância desse recurso.

(16) Nos países desenvolvidos, as hidrovias são utilizadas em associação com outros tipos de transporte em razão do menor consumo de energia em relação à quantidade de carga transportada.
Soma ( )


Questão 09. (UFES) “A greve expôs falhas no sistema de transportes […]. O Brasil depende demais das estradas. Cerca de 65% da carga transportada no país viaja por rodovias e pouca coisa é feita sem o caminhão.”
(Veja, 4 ago. 1999, p. 38.)

Sobre a questão dos transportes e com base no texto acima, não é correto afirmar que:
a) a deterioração e a necessidade de asfaltamento sistemático das estradas brasileiras são preocupações constantes que atingem o governo em relação à segurança dos meios de transporte e à diminuição do tempo de percurso dos fluxos de bens.

b) o atual modelo de desenvolvimento econômico brasileiro propiciou o crescimento do transporte rodoviário, gerando distorções técnicas, econômicas e éticas.

c) a falta de uma política agrícola mais coerente em termos de alimentos para o mercado interno propicia fluxos que contrariam qualquer política econômica, uma vez que os produtos agrícolas “passeiam” pelas estradas do país.

d) o transporte rodoviário transfere produtos perecíveis, em equipamentos muitas vezes não especializados, a enormes distâncias, cruzando regiões de clima tropical e equatorial.

e) a queda das taxas de crescimento fez com que a indústria automobilística brasileira deixasse de ser fornecedora hegemônica para o sistema de transporte de carga brasileiro.


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Gabarito com as respostas das questões sobre O Setor de Transporte no Brasil:

01. B;
02. D;
03. D;
04. A;
05. E;
06. C;
07. C;
08. 24;
09. E

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