Questão 01 sobre Transporte Passivo na Célula: Mackenzie-SP. Hemácias humanas foram colocadas em um tubo de ensaio que continha um meio líquido. Após algum tempo, o líquido tornou-se avermelhado. Um estudante chegou às seguintes conclusões:
I. O meio em que as células estavam era hipotônico.
II. O fenômeno observado é causado pela entrada de água nas células, provocando sua ruptura.
III. A hemoglobina, presente no citoplasma das hemácias, misturou-se ao meio, tornando-o vermelho.
IV. O fenômeno é conhecido como osmose e envolve gasto de ATP.
O estudante está correto:
a) em todas as suas conclusões.
b) somente nas conclusões I e II.
c) somente nas conclusões II e IV.
d) somente nas conclusões II e III.
e) somente nas conclusões I, II e III.
Questão 02. UFRGS-RS. Num experimento, uma ameba de água doce e uma hemácia de um ser humano foram colocadas em um meio hipotônico. Depois de algum tempo, verificou-se que a ameba sobreviveu, enquanto a hemácia foi destruída por hemólise.
Assinale a alternativa que apresenta uma adaptação que possibilitou a sobrevivência da ameba.
a) Permeases que impedem a entrada de água na célula.
b) Pseudópodes que realizam a expulsão da água excedente que penetra na célula.
c) Um citoplasma hipotônico em relação ao seu hábitat.
d) Uma parede celular praticamente impermeável à passagem de água.
e) Um vacúolo pulsátil para expelir o excesso de água que entra na célula por osmose.
Questão 03. (Modelo Enem). A membrana plasmática, através de sua permeabilidade seletiva, controla a entrada e a saída de substância na célula. Em relação aos mecanismos de transporte, julgue os itens a seguir, assinalando V ou F.
( ) A difusão é um processo de transporte através da membrana plasmática, onde o soluto se desloca do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração.
( ) A osmose é um processo de transporte através da membrana plasmática, onde o solvente se desloca do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração.
( ) A difusão facilitada é um processo em que há a participação de proteínas transportadoras que auxiliam o processo de transporte. É um transporte a favor do gradiente de concentração, porém com gasto de energia.
( ) Osmose, difusão simples e facilitada são tipos de transporte passivo, onde o solvente e o soluto, respectivamente, são tansportados a favor do gradiente de concentração, e sem gasto de energia.
Questão 04. UEL-PR. Durante uma aula prática de Biologia, alunos de uma escola testaram o efeito da tonicidade do meio sobre eritrócitos de mamíferos, cuja osmolaridade do plasma era de 300 mOsm/L H2O. Para isso, colocaram as células em soluções com diferentes concentrações osmóticas, como representado a seguir.
Após a realização do teste, é correto afirmar:
a) Na situação A, as células ficaram túrgidas e, em B e C, as células não se alteraram.
b) Nas situações A e C, as células ficaram túrgidas e, em B, as células não se alteraram.
c) Nas situações A e B, as células não se alteraram e, em C, as células murcharam.
d) Na situação A, as células não se alteraram e, em B e C, as células ficaram túrgidas.
e) Na situação A, as células ficaram túgidas; em B, as células murcharam; e em C, não se alteraram.
Questão 05 sobre Transporte Passivo na Célula: Mackenzie-SP
Assinale a explicação correta para o fenômeno observado acima.
a) O sal provoca a desintegração das membranas celulares do caramujo.
b) O sal se dissolve no muco que recobre o corpo do caramujo, tornando-se uma solução hipertônica, o que provoca a saída de água do corpo por osmose.
c) A pele do caramujo reage com o sal, formando um composto instável que rompe as células.
d) O sal é absorvido pelas células da pele do caramujo, cujo citoplasma se torna mais concentrado, provocando perda de água pelas células.
e) O sal provoca uma reação alérgica no caramujo, resultando na sua desintegração.
Questão 06. Unicamp-SP. Uma certa quantidade de água de lagoa com amebas foi colocada em frascos numerados de 1 a 5. Foram adicionadas quantidades crescentes de sais a partir do frasco 2 até o 5. Observando-se, em seguida, as amebas ao microscópio, constatou-se uma gradual diminuição na velocidade de formação de vacúolos pulsáteis a partir do frasco 2. No frasco 5, não se formavam esses vacúolos.
a) Qual a principal função do vacúolo pulsátil?
b) O que aconteceria se as amebas do frasco 1 não tivessem a capacidade de formar vacúolos? Por quê?
c) Por que no frasco 5 não se formaram vacúolos?
Questão 07. Fuvest-SP. As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em conseqüência da proliferação de microorganismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada produzida com essas frutas.
a) Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.
b) Dê exemplos de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico.
Questão 08. Cesgranrio-RJ. Transporte Passivo na Célula: No desenho abaixo, observamos três tubos de ensaio contendo soluções de diferentes concentrações de NaCl e as modificações sofridas pelas hemácias presentes no seu interior. Em relação a este desenho, assinale a alternativa correta.
a) Em 1, a solução é isotônica em relação à hemácia; em 2, a solução é hipertônica em relação à hemácia; e em 3, a solução é hipotônica em relação à hemácia.
b) As hemácias em 1 sofreram alteração de volume, porém em 2 ocorreu plasmólise e, em 3, turgescência.
c) Considerando a concentração isotônica de NaCl = 0,9%, a solução 2 certamente possui uma concentração de NaCl inferior a 0,9% e a solução 3, uma concentração de NaCl superior a 0,9%.
d) As hemácias do tubo 2 sofreram perda de água para a solução, enquanto as do tubo 3 aumentaram seu volume, depositando-se no fundo.
e) A plasmólise sofrida pelas hemácias do tubo 2 ocorreu em razão da perda de NaCl para o meio.
Questão 09. Fuvest-SP. Uma célula animal foi mergulhada em solução aquosa de concentração desconhecida. Duas alterações ocorridas na célula encontram-se registradas no gráfico abaixo.
1. Qual a tonicidade relativa da solução em que a célula foi mergulhada?
2. Qual o nome do fenômeno que explica os resultados apresentados no gráfico?
a) Hipotônica, osmose
b) Hipotônica, difusão
c) Hipertônica, osmose
d) Hipertônica, difusão
e) Isotônica, osmose
Questão 10 sobre Transporte Passivo na Célula: Cefet-PR. A célula viva corresponde a uma porção microscópica e isolada do meio por uma fina película que se encarrega de selecionar o que deve entrar e sair do conteúdo citoplasmático. Com relação à membrana plasmática, seus envoltórios e processos de troca, analise as afirmações propostas e marque a alternativa incorreta.
a) A membrana plasmática é composta por uma bicamada fosfolipídica e proteínas que ficam aderidas de forma superficial à membrana ou totalmente mergulhadas na estrutura fosfolipídica.
b) Para manter as diferenças entre as concentrações interna e externa de determinados íons como Na+ e K+, a célula não gasta energia, pois se utiliza da difusão facilitada, recebendo ajuda de permeases.
c) As células animais podem apresentar um revestimento externo ligado à membrana plasmática. Esse revestimento é constituído por glicoproteínas e glicolipídios, sendo chamado de glicocálix. Pode desempenhar a função de reter enzimas responsáveis pela digestão de alguns compostos como proteínas, além do reconhecimento celular.
d) A pinocitose é um tipo de endocitose, ocorrendo, neste caso, o englobamento de pequenas porções de substâncias líquidas.
e) No transporte ativo, enzimas podem agir como transportadoras de moléculas, tais como açúcar, ou íons.
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Fisiologia.
🔵 >>> Confira todas as nossas listas de questões sobre Citologia.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Transporte Passivo na Célula:
01. E;
02. E;
03. V, F, F, V;
04. D;
05. B;
06. a) Eliminar o excesso de água que entra por osmose na célula.
b) A água da lagoa é hipotônica em relação ao interior das amebas, fazendo com que elas ganhem água por osmose. Sem o vacúolo pulsátil, elas sofrem lise.
c) Possivelmente, com a adição de sais, os meios tornaram-se isotônicos, não alterando o volume celular.
07. a) A bananada, devido ao alto teor de açúcar, constitui um meio hipertônico em relação aos organismos decompositores, fazendo com que eles percam água por osmose e desidratem.
b) Alto teor de sal, como na carne seca e no bacalhau.
08. C;
09. A;
10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína