Exercícios sobre Estatística Geral

01. Estatística Geral: U. F. Lavras-MG – Uma família dispõe de X reais para passar 30 dias de férias. Se esta família resolver ficar 20 dias, em vez dos 30 previstos, gastando todo o dinheiro previsto, o seu gasto médio diário será aumentado de:

a) 25%

b) 30%

c) 50%

d) 33%

e) 40%

 

 

02. Fei-SP – Considerando-se a situação descrita na questão anterior e sabendo-se que o número de latas de alumínio coletadas dia a dia é proporcional à quantidade de lixo recolhido e que no dia 5 foram coletadas 330 latas, qual o número de latas coletadas no período de 5 dias?

a) 1500

b) 1600

c) 1800

d) 1820

e) 1900

 

 

Para responder às questões 03 e 04 desta lista de questões sobre Estatística Geral considere as tabelas abaixo, referentes ao ano de 1991.

Grau de instrução por faixa etária — Brasil — População urbana
Idade/grauElementarPrimeiro
Grau
Segundo
Grau
Superior
18 a 19 anos1 821 6941 213 209563 7941 629
20 a 24 anos3 719 6622 360 4812 393 821202 041
25 a 29 anos3 056 8141 928 7362 324 956661 363
30 a 34 anos2 785 9831 436 5701 786 935755 593
Totais11 384 1536 938 9967 069 5061 620 626
Famílias domiciliadas no Brasil — População urbana
Rendimento nominal  médio familiarNúmero de famílias
Até 2 salários mínimos10 557 267
De 2 a 5 salários mínimos9 097 742
De 5 a 10 salários mínimos5 114 711
De 10 a 15 salários mínimos1 779 281
De 15 a 20 salários mínimos857 949
De 20 a 30 salários mínimos748 086
Acima de 30 salários mínimos689 163

Fonte: IBGE – Censo Demográfico.

 

03. AEU-DF – De acordo com os dados apresentados, analise e julgue os itens seguintes.

( ) O censo de 1991 contou mais do que 28 milhões de famílias domiciliadas no Brasil.

( ) Mais da metade das famílias brasileiras apresentavam rendimentos de até 5 salários mínimos em 1991.

( ) Menos de 2% das famílias brasileiras tinham rendimento superior a 30 salários mínimos em 1991.

( ) Em 1991 a parcela mais jovem da população brasileira economicamente ativa (18 – 34 anos) contava com mais do que 30 milhões pessoas.

( ) Da população citada no item anterior, menos do que 6% possuía nível superior, em 1991.

 

 

04. AEU-DF – Analise e julgue os itens seguintes, todos relativos aos dados apresentados para o ano de 1991, no Brasil.

( ) Mais da metade da população apresenta uma escolaridade que não compreende o nível secundário.

( ) Da parcela da população que atinge o nível superior a maior parte o conclui com mais do que 20 anos de idade.

( ) Os 2% das famílias de maior renda ganham mais do que todas as famílias que percebem até 2 salários mínimos.

( ) Se forem plotados em um mesmo gráfico os valores correspondentes à escolaridade da população e ao rendimento médio das famílias, as curvas correspondentes tenderão a apresentar-se decrescentes.

( ) Dos gráficos apresentados pode-se intuir que um nível de escolaridade mais baixo da população leva a um menor rendimento “per-capita”.

 

 

Para resolver as questões 05 e 06 deste simulado sobre Estatística Geral, considere os dados da tabela abaixo.

Valor do recebimento médio mensal (em Reais) em 1996 Região Metropolitana – São Paulo
Nível de instrução do  chefe da famíliaMédia geralMédia de rendimentos dentre as famílias na faixa de 15 a 20 SM*
Sem instrução
4ª série do E. Fundamental
8ª série do E. Fundamental
Nível Médio
Superior
Mestrado ou doutorado
950,97
1.538,60
1.679,70
3.030,30
5.594,87
5.570,83
2.098,45
2.113, 85
2.206,87
2.311,22
2.149,79
1.949,51

* SM = Salários Mínimos (1SM = R$112,00 em 1996) Fonte: IBGE – Pesquisa de Orçamentos familiares.

 

05. AEU-DF – Julgue os itens seguintes, relativos aos valores apresentados.

( ) Os maiores rendimentos familiares são percebidos pelas famílias cujos chefes apresentam os maiores níveis de instrução.

( ) À medida que se avança nos níveis de instrução (sem instrução – E. Fundamental – N. Médio – Superior) o ganho familiar mais do que dobra a cada mudança de nível.

( ) Ao completar as quatro primeiras séries do primeiro grau um trabalhador consegue auferir, em média, um aumento de mais do que 60% em relação aos ganhos de um trabalhador sem instrução.

( ) A conclusão de um curso de nível superior representa, em média, um ganho de mais do que 80% nos rendimentos de um trabalhador em relação àqueles de nível médio.

( ) Muito embora possa ser uma exigência do mercado de trabalho a conclusão de cursos em níveis de mestrado ou doutorado não representa um aumento significativo nos rendimentos percebidos, em média.

 

Exercícios sobre Estatística Inferencial.

 

06. Estatística Geral: AEU-DF – Analise e julgue os itens seguintes, relativos aos valores apresentados.

( ) Em geral há uma relação entre nível de instrução e rendimento familiar.

( ) Para trabalhadores que recebem de 15 a 20 SM, possuir um nível de pós-graduação (mestrado ou doutorado) garante melhores rendimentos.

( ) Na faixa de rendimentos de 15 a 20 SM, o profissional de nível superior é o que consegue o melhor nível de remuneração.

( ) O grau de escolarização não é o único fator determinante dos rendimentos percebidos. Da tabela é possível intuir que um trabalhador de nível médio tem maiores chances de conseguir melhores rendimentos em certos nichos de mercado.

( ) Aparentemente existe um erro na terceira coluna da tabela, na linha referente ao nível médio se considerarmos o significado da palara “média”.

 

 

07. UFPE – O gráfico abaixo ilustra a variação do percentual de eleitores com idade de 16 e 17 anos que moram nas capitais e de eleitores do Brasil nesta faixa de idade, de junho de 1990 a junho de 2000.

percentual de eleitores entre 16 e 17 anos

Supondo que nestes 10 anos o número de eleitores aumentou 30% e o percentual de jovens com 16 e 17 anos se manteve em 3,56% da população, é correto afirmar que:

a) em 2000, metade dos eleitores com 16 e 17 anos não estavam nas capitais.

b) em 1992, todo jovem de 16 e 17 anos era eleitor.

c) em 1998, 40% dos eleitores com 16 e 17 anos não estavam nas capitais.

d) o percentual médio de eleitores com 16 e 17 anos nas capitais neste período foi inferior ao percentual médio de eleitores nesta faixa de idade fora das capitais.

e) o número de eleitores com 16 e 17 anos em 1990 foi menor que o número de eleitores com 16 e 17 anos em 2000.

 

 

08. Estatística Geral: U. F. Lavras-MG – Uma pesquisa eleitoral estudou a intenção de votos nos candidatos A, B e C, obtendo os resultados apresentados na figura:

A opção incorreta é:

a) O candidato B pode se considerar eleito.

b) O número de pessoas consultadas foi de 5400.

c) O candidato B possui 30% das intenções de voto.

d) Se o candidato C obtiver 70% dos votos dos indecisos e o restante dos indecisos optarem pelo candidato A, o candidato C assume a liderança.

e) O candidato A ainda tem chance de vencer as eleições.

 

 

09. UERJ Observe o gráfico:

estimativa de consumo de vinho - Estatística Geral

Fontes: Product Audit/Expand (Veja, 01/09/99)

Se o consumo de vinho branco alemão, entre 1994 e 1998, sofreu um decréscimo linear, o volume total desse consumo em 1995, em milhões de litros, corresponde a:

a) 6,585

b) 6,955

c) 7,575

d) 7,875

 

 

10. Estatística Geral: U. F. São Carlos-SP – Num curso de iniciação à informática, a distribuição das idades dos alunos, segundo o sexo, é dada pelo gráfico seguinte.

lista com 10 questões sobre Estatística Geral para enem e vestibular

Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar que:

a) o número de meninas com, no máximo, 16 anos é maior que o número de meninos nesse mesmo intervalo de idades.

b) o número total de alunos é 19.

c) a média de idade das meninas é 15 anos.

d) o número de meninos é igual ao número de meninas.

e) o número de meninos com idade maior que 15 anos é maior que o número de meninas nesse mesmo intervalo de idades.

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Matemática sobre Estatística Geral:

01. C;

02. C;

03. V-V-F-F-V;

04. V-V-F-V-V;

05. F-F-V-V-V;

06. V-F-F-V-F;

07. E;

08. A;

09. D;

10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário