Questão 01 sobre Estatística Geral: U. F. Lavras-MG – Uma família dispõe de X reais para passar 30 dias de férias. Se esta família resolver ficar 20 dias, em vez dos 30 previstos, gastando todo o dinheiro previsto, o seu gasto médio diário será aumentado de:
a) 25%
b) 30%
c) 50%
d) 33%
e) 40%
Questão 02. Fei-SP – Considerando-se a situação descrita na questão anterior e sabendo-se que o número de latas de alumínio coletadas dia a dia é proporcional à quantidade de lixo recolhido e que no dia 5 foram coletadas 330 latas, qual o número de latas coletadas no período de 5 dias?
a) 1500
b) 1600
c) 1800
d) 1820
e) 1900
Para responder às questões 03 e 04 desta lista de questões sobre Estatística Geral considere as tabelas abaixo, referentes ao ano de 1991.
Grau de instrução por faixa etária — Brasil — População urbana | ||||
Idade/grau | Elementar | Primeiro Grau | Segundo Grau | Superior |
18 a 19 anos | 1 821 694 | 1 213 209 | 563 794 | 1 629 |
20 a 24 anos | 3 719 662 | 2 360 481 | 2 393 821 | 202 041 |
25 a 29 anos | 3 056 814 | 1 928 736 | 2 324 956 | 661 363 |
30 a 34 anos | 2 785 983 | 1 436 570 | 1 786 935 | 755 593 |
Totais | 11 384 153 | 6 938 996 | 7 069 506 | 1 620 626 |
Famílias domiciliadas no Brasil — População urbana | |
Rendimento nominal médio familiar | Número de famílias |
Até 2 salários mínimos | 10 557 267 |
De 2 a 5 salários mínimos | 9 097 742 |
De 5 a 10 salários mínimos | 5 114 711 |
De 10 a 15 salários mínimos | 1 779 281 |
De 15 a 20 salários mínimos | 857 949 |
De 20 a 30 salários mínimos | 748 086 |
Acima de 30 salários mínimos | 689 163 |
Fonte: IBGE – Censo Demográfico.
Questão 03 sobre Estatística Geral: AEU-DF – De acordo com os dados apresentados, analise e julgue os itens seguintes.
( ) O censo de 1991 contou mais do que 28 milhões de famílias domiciliadas no Brasil.
( ) Mais da metade das famílias brasileiras apresentavam rendimentos de até 5 salários mínimos em 1991.
( ) Menos de 2% das famílias brasileiras tinham rendimento superior a 30 salários mínimos em 1991.
( ) Em 1991 a parcela mais jovem da população brasileira economicamente ativa (18 – 34 anos) contava com mais do que 30 milhões pessoas.
( ) Da população citada no item anterior, menos do que 6% possuía nível superior, em 1991.
Questão 04. AEU-DF – Analise e julgue os itens seguintes, todos relativos aos dados apresentados para o ano de 1991, no Brasil.
( ) Mais da metade da população apresenta uma escolaridade que não compreende o nível secundário.
( ) Da parcela da população que atinge o nível superior a maior parte o conclui com mais do que 20 anos de idade.
( ) Os 2% das famílias de maior renda ganham mais do que todas as famílias que percebem até 2 salários mínimos.
( ) Se forem plotados em um mesmo gráfico os valores correspondentes à escolaridade da população e ao rendimento médio das famílias, as curvas correspondentes tenderão a apresentar-se decrescentes.
( ) Dos gráficos apresentados pode-se intuir que um nível de escolaridade mais baixo da população leva a um menor rendimento “per-capita”.
Para resolver as questões 05 e 06 deste simulado sobre Estatística Geral, considere os dados da tabela abaixo.
Valor do recebimento médio mensal (em Reais) em 1996 Região Metropolitana – São Paulo | ||
Nível de instrução do chefe da família | Média geral | Média de rendimentos dentre as famílias na faixa de 15 a 20 SM* |
Sem instrução 4ª série do E. Fundamental 8ª série do E. Fundamental Nível Médio Superior Mestrado ou doutorado | 950,97 1.538,60 1.679,70 3.030,30 5.594,87 5.570,83 | 2.098,45 2.113, 85 2.206,87 2.311,22 2.149,79 1.949,51 |
* SM = Salários Mínimos (1SM = R$112,00 em 1996) Fonte: IBGE – Pesquisa de Orçamentos familiares.
Questão 05 sobre Estatística Geral: AEU-DF – Julgue os itens seguintes, relativos aos valores apresentados.
( ) Os maiores rendimentos familiares são percebidos pelas famílias cujos chefes apresentam os maiores níveis de instrução.
( ) À medida que se avança nos níveis de instrução (sem instrução – E. Fundamental – N. Médio – Superior) o ganho familiar mais do que dobra a cada mudança de nível.
( ) Ao completar as quatro primeiras séries do primeiro grau um trabalhador consegue auferir, em média, um aumento de mais do que 60% em relação aos ganhos de um trabalhador sem instrução.
( ) A conclusão de um curso de nível superior representa, em média, um ganho de mais do que 80% nos rendimentos de um trabalhador em relação àqueles de nível médio.
( ) Muito embora possa ser uma exigência do mercado de trabalho a conclusão de cursos em níveis de mestrado ou doutorado não representa um aumento significativo nos rendimentos percebidos, em média.
Questão 06. AEU-DF. Analise e julgue os itens seguintes, relativos aos valores apresentados.
( ) Em geral há uma relação entre nível de instrução e rendimento familiar.
( ) Para trabalhadores que recebem de 15 a 20 SM, possuir um nível de pós-graduação (mestrado ou doutorado) garante melhores rendimentos.
( ) Na faixa de rendimentos de 15 a 20 SM, o profissional de nível superior é o que consegue o melhor nível de remuneração.
( ) O grau de escolarização não é o único fator determinante dos rendimentos percebidos. Da tabela é possível intuir que um trabalhador de nível médio tem maiores chances de conseguir melhores rendimentos em certos nichos de mercado.
( ) Aparentemente existe um erro na terceira coluna da tabela, na linha referente ao nível médio se considerarmos o significado da palara “média”.
Questão 07. UFPE. O gráfico abaixo ilustra a variação do percentual de eleitores com idade de 16 e 17 anos que moram nas capitais e de eleitores do Brasil nesta faixa de idade, de junho de 1990 a junho de 2000.
Supondo que nestes 10 anos o número de eleitores aumentou 30% e o percentual de jovens com 16 e 17 anos se manteve em 3,56% da população, é correto afirmar que:
a) em 2000, metade dos eleitores com 16 e 17 anos não estavam nas capitais.
b) em 1992, todo jovem de 16 e 17 anos era eleitor.
c) em 1998, 40% dos eleitores com 16 e 17 anos não estavam nas capitais.
d) o percentual médio de eleitores com 16 e 17 anos nas capitais neste período foi inferior ao percentual médio de eleitores nesta faixa de idade fora das capitais.
e) o número de eleitores com 16 e 17 anos em 1990 foi menor que o número de eleitores com 16 e 17 anos em 2000.
Questão 08 sobre Estatística Geral: U. F. Lavras-MG. Uma pesquisa eleitoral estudou a intenção de votos nos candidatos A, B e C, obtendo os resultados apresentados na figura:
A opção incorreta é:
a) O candidato B pode se considerar eleito.
b) O número de pessoas consultadas foi de 5400.
c) O candidato B possui 30% das intenções de voto.
d) Se o candidato C obtiver 70% dos votos dos indecisos e o restante dos indecisos optarem pelo candidato A, o candidato C assume a liderança.
e) O candidato A ainda tem chance de vencer as eleições.
Questão 09. UERJ. Observe o gráfico:
Fontes: Product Audit/Expand (Veja, 01/09/99)
Se o consumo de vinho branco alemão, entre 1994 e 1998, sofreu um decréscimo linear, o volume total desse consumo em 1995, em milhões de litros, corresponde a:
a) 6,585
b) 6,955
c) 7,575
d) 7,875
Questão 10 sobre Estatística Geral: U. F. São Carlos-SP. Num curso de iniciação à informática, a distribuição das idades dos alunos, segundo o sexo, é dada pelo gráfico seguinte.
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar que:
a) o número de meninas com, no máximo, 16 anos é maior que o número de meninos nesse mesmo intervalo de idades.
b) o número total de alunos é 19.
c) a média de idade das meninas é 15 anos.
d) o número de meninos é igual ao número de meninas.
e) o número de meninos com idade maior que 15 anos é maior que o número de meninas nesse mesmo intervalo de idades.
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Gabarito com as respostas da lista de Exercícios de Matemática sobre Estatística Geral:
01. C;
02. C;
03. V-V-F-F-V;
04. V-V-F-V-V;
05. F-F-V-V-V;
06. V-F-F-V-F;
07. E;
08. A;
09. D;
10. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína