Questão 01 sobre Neurônios e Nervos: PUC-MG.
A célula representada pode estar relacionada com o desempenho de todas as funções a seguir, exceto:
a) coordenação de funções orgânicas do metabolismo.
b) irritabilidade.
c) percepção de estímulos e capacidade de respostas aos mesmos.
d) armazenamento das informações captadas do meio em seu material genético.
e) propagação de impulsos nervosos.
🔴 Está com dúvidas? Veja nosso resumo sobre Neurônios e Nervos.
Questão 02. Fuvest-SP. Diferencie um neurônio de um nervo.
Questão 03. A figura esquematiza um neurônio, célula componente do tecido nervoso.
As setas 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:
a) dendrito, corpo celular, axônio.
b) axônio, dendrito, corpo celular.
c) dendrito, axônio, corpo celular.
d) corpo celular, axônio, dendrito.
e) axônio, flagelo, núcleo.
Questão 04. Unifor-CE. Assinale a alternativa correta sobre os neurônios.
a) São formados por um corpo celular anucleado.
b) Possuem dois tipos de prolongamentos: os axônios e os dendritos.
c) Os axônios recebem estímulos nervosos e transmitem impulsos.
d) Os impulsos são transmitidos sempre no sentido axônio ĺ dendrito.
e) Os neurônios conectam-se através do contato direto de suas membranas.
Questão 05 sobre Neurônios e Nervos: UFMG. O filme O óleo de Lorenzo conta a história de um menino afetado por uma doença chamada leucodistrofia, que leva a deficiências auditivas, visuais e motoras. Essas deficiências devem-se à destruição da bainha de mielina das células nervosas.
Analise a figura a seguir, referente a uma célula nervosa na qual alguns componentes foram numerados de 1 a 5.
Assinale a alternativa que contém o número correspondente à bainha de mielina.
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Questão 06. Qual a função da bainha de mielina?
Questão 07. (Modelo Enem) Dendritos são estruturas que:
a) transmitem o impulso para outras células nervosas ou para órgãos efetores.
b) nascem do corpo celular por uma região piramidal.
c) são células em cujas terminações há liberação de mediadores químicos responsáveis pelas sinapses.
d) são prolongamentos dos neurônios que conduzem o impulso nervoso para o corpo celular.
e) contém em seu interior o axônio.
Questão 08. (Modelo Enem)
I. Axônios calibrosos propagam o impulso nervoso mais rapidamente que os axônios finos.
II. A velocidade de propagação do impulso nervoso é maior em neurônios amielínicos.
III. O impulso nervoso se propaga, no neurônio, unidirecionalmente.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III, apenas.
Questão 09. (Modelo Enem)
Sobre o neurônio, responda às seguintes questões:
a) O que é um neurônio?
b) Qual sua função?
c) Que tipos existem e o que faz cada um?
Questão 10 sobre Neurônios e Nervos: Unirio-RJ. Estão numeradas de I a III, no esquema a seguir, as partes fundamentais do neurônio, que são, respectivamente:
a) I – axônio; II – dendritos; III – corpo celular
b) I – axônio; II – corpo celular; III – dendritos
c) I – dendritos; II – axônio; III – corpo celular
d) I – corpo celular; II – axônio; III – dendritos
e) I – corpo celular; II – impulso nervoso; III – sinapse
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Fisiologia.
Gabarito com as respostas do simulado sobre Neurônios e Nervos para estudar e ir bem no Vestibular:
01. D
02. O neurônio é uma célula nervosa, unidade básica do sistema nervoso, que apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônios. Os nervos correspondem a feixes de fibras nervosas (dendritos e/ou axônios) envoltos por uma capa de tecido conjuntivo.
03. C;
04. B;
05. C;
06. A bainha de mielina atua como um isolante elétrico. No local onde há bainha de mielina, o impulso nervoso dá um “salto”, o que resulta em uma velocidade maior de sua propagação.
07. D;
08. C;
09. a) Principal célula do tecido nervoso.
b) Conduzir impulsos elétricos gerados por diversos tipos de estímulos.
c) Neurônios sensoriais: recebem os estímulos; neurônios associativos: transmitem os impulsos nervosos dos neurônios sensoriais aos motores; neurônios motores: conduzem a ordem de ação para a contração muscular.
10. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína