Digestão e Nutrição Animal Exercícios- 03

21. UFAM. Digestão e Nutrição Animal:

O sistema digestório dos vertebrados é completo, com boca, faringe, esôfago, estômago e ânus. Nos répteis e aves, o intestino termina em uma câmara onde desemboca o sistema excretor e o reprodutor e que se comunica com o exterior através do ânus. Pergunta-se: como é denominada esta câmara?

a) Pança

b) Moela

c) Barrete

d) Cloaca

e) Coagulador

 

 

22. A diversidade entre os vertebrados deve-se, em par-te, às adaptações relacionadas com a obtenção e a digestão dos alimentos. Existem estruturas especializadas, anatômica e funcionalmente, para satisfazer as necessidades nutricionais e permitir que o animal ocupe seu nicho ecológico. Sobre o sistema digestório dos animais vertebrados, assinale a alternativa incorreta.

a) O intestino delgado dos herbívoros é relativamente maior que o dos carnívoros.

b) As aves possuem dois estômagos: o pró-ventrículo, que produz enzimas, e a moela, que tritura os alimentos.

c) Em peixes cartilaginosos, como o tubarão, a superfície interna do intestino tem uma prega de disposição helicoidal, chamada válvula espiral.

d) O tubo digestório dos mamíferos possui as seguintes estruturas em seqüência: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

e) Nos herbívoros ruminantes, o intestino é volumoso e dividido em quatro câmaras; no rúmem ou pança a celulose é atacada por bactérias.

 

 

23. Fuvest-SP. Digestão e Nutrição Animal:

No sistema digestório das aves, quais as funções:

a) do papo?

b) da moela?

 

 

24. UFF-RJ. Para estudar a ação de agentes estimulantes da secreção exócrina do pâncreas, foram introduzidos diretamente no duodeno de uma pessoa em jejum alguns mililitros de óleo de milho. Em outra pessoa, nas mesmas condições, o óleo foi substituído por alguns mililitros de uma solução de HCl ajustada a pH 2,0.

Em cada caso, foi coletada uma amostra do suco pancreático produzido. Os gráficos I e II a seguir apresentam os resultados das análises de componentes dessas amostras.

nutrição e digestão animal

a) Identifique os gráficos que correspondem, respectivamente, aos resultados obtidos após a introdução do óleo de milho e da solução de HCl. Descreva o mecanismo de estimulação da secreção exócrina do pâncreas, em cada caso.

b) Em qual das duas situações há, também, um aumento na liberação de bile no duodeno? Justifique sua resposta.

 

 

25. Digestão e Nutrição Animal:

Explique detalhadamente a ação hormonal no controle da atividade digestiva humana.

26) (UFRGS/2008) – Assinale a afirmação correta a respeito do sistema digestório dos vertebrados.

a) Nas aves, o papo, segmento do esôfago, é responsável pela trituração do alimento.

b) Nos humanos, a digestão da celulose auxilia a eliminação do bolo fecal.

c) Nos humanos, o piloro é a válvula que separa o estômago do intestino.

d) Nos ruminantes, o intestino delgado é dividido em quatro compartimentos que otimizam a absorção de celulose.

e) Nos humanos, o fígado é o órgão responsável pela produção da bile, que atua na digestão de carboidratos.

 

Tireoide Questões de Fisiologia com Gabarito – 03.

 

27) (FEI). Digestão e Nutrição Animal: A moela, porção do sistema digestório de alguns animais, é uma estrutura muito musculosa que atua fragmentando os alimentos duros. Na moela, podem ser encontradas pedras ingeridas pelo animal. Assinale a alternativa que apresenta representantes portadores de moela:

a) Aves e mamíferos.

b) Minhocas e mamíferos.

c) Moluscos e minhocas.

d) Minhocas e aves.

e) Aves e moluscos.

 

 

28) (PUC-RS) – “A metade sul do Estado do Rio Grande do Sul é caracterizada pelo bioma dos Campos Sulinos, onde as principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária. Na pecuária, destaca-se a criação de gado bovino, o qual alimenta-se de material de origem vegetal rico em celulose. Como estes herbívoros ruminantes não produzem a celulase, enzima que hidrolisa a celulose, a digestão de seu alimento ocorre com o auxílio de microorganismos que vivem em seu sistema digestório.”

A absorção dos produtos da digestão ocorre no

a) intestino delgado.

b) esôfago.

c) retículo.

d) abomaso.

e) omaso.

 

 

29. Digestão e Nutrição Animal: Os ruminantes, grupo que inclui vacas, carneiros, cabras, camelos e girafas, são capazes de utilizar celulose como fonte de energia devido:

a) às enzimas secretadas pelos microrganismos do rúmen e do retículo

b) ao fato de possuírem uma série de quatro estômagos, que, em conjunto, secretam enzimas e ácidos para essa digestão

c) às enzimas secretadas pelo rúmen e retículo

d) às concentrações altamente ácidas secretadas apenas pelo rúmen

e) n.d.a.

 

🔵 >>>  Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Digestão e Nutrição Animal:

21. D

22 . E

23. a) O papo armazena e amolece os alimentos por hidratação.

b) A moela tritura os alimentos, compensando a falta de mastigação, pois as aves não possuem dentes

24.a) O gráfico I corresponde aos resultados obtidos após a introdução do óleo de milho e o gráfico II após a introdução da solução ácida.

Quando se introduz o óleo de milho, a gordura presente no duodeno estimula a liberação do hormônio colecistocinina, que estimula o pâncreas a secretar o suco rico em enzimas. Já a presença do ácido promove a liberação do hormônio secretina, que estimula o pâncreas a secretar o suco rico em HCO3-, essencialpara a neutralização do suco ácido que chega ao duodeno.

b) Na situação onde há a introdução do óleo de milho, pois o hormônio colecistocinina também estimula a contração da vesícula biliar, o que promove a liberação de bile no duodeno.

25. A presença do alimento faz o estômago secretar gastrina, que estimula a mucosa estomacal a produzir mais suco gástrico. A passagem do quimo ácido para o duodeno o faz liberar secretina, que estimula

o pâncreas a secretar suco pancreático rico em bicarbonato de sódio para neutralizar a acidez do quimo. A presença de gordura no quimo faz o duodeno secretar colecistocinina (CCK), que atinge o pâncreas (estimulando-o a liberar suco pancreático rico em enzimas digestivas) e a vesícula biliar (estimulando-a a lançar bile no duodeno). O quimo gorduroso também faz o duodeno secretar enterogastrona, que inibe o peristaltismo estomacal e a secreção de suco gástrico.

26. C 27. D 28. A 29. A

Spread the love

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.