Questão 01. Geografia sobre a Guerra Fria: (UFPR) A Geografia é, antes de mais nada, um saber estratégico intimamente ligado a um conjunto de práticas políticas e militares e são essas práticas que exigem a acumulação articulada de informações extremamente variadas.
Fonte: LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1989. p. 21-30.
Aplicando essas considerações de Lacoste aos recentes conflitos que têm ocorrido em diversos continentes, é CORRETO afirmar:
01. As estratégias de guerra implicam uma análise precisa de combinações geográficas entre elementos heterogêneos para planejar a ocupação de determinada área, para torná-la inabitável ou mesmo para levar a cabo um genocídio.
02. As zonas de tensão do mundo atual são espaços geográficos onde ocorrem, de forma aguda, conflitos étnicos, nacionalistas e separatistas. Esses conflitos são conduzidos por grupos organizados nacional ou internacionalmente.
04. Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e seus aliados da OTAN intervinham militarmente em países estrangeiros para manter ou expandir sua hegemonia política. Com a derrocada do comunismo, essas intervenções passaram a ser feitas para evitar que tensões localizadas tenham repercussões econômicas e geopolíticas mais amplas, que podem afetar os interesses desses países e a dinâmica econômica mundial, como no exemplo da Guerra do Golfo.
08. O emprego das novas tecnologias bélicas utilizadas no Vietnã, na Sérvia, no Iraque e no Afeganistão independe do conhecimento das condições ambientais, pois os fatores geopolíticos é que são decisivos.
Soma ( )
Questão 02. (UNICAMP-SP–2011) A figura a seguir é uma representação esquemática da geopolítica atual (1991-2009), segundo o autor Philip S. Golub.
Fonte: L’ Atlas 2010. Le Monde Diplomatique. (Adaptação).
Considerando seus conhecimentos sobre a atual geopolítica mundial, identifique a alternativa que contém um título adequado para a figura bem como informações que completam, CORRETAMENTE, os itens 1, 2 e 3 da legenda.
Titulo Legenda
A) | Hegemonia contestada da tríade: emergência de um Mundo Policêntrico. | 1. Resistência à influência europeia. 2. Países membros da OTAN. 3. Potências militares regionais sob a liderança de Brasil e Índia. |
B) | Mundo Unipolar, planeta sob o controle econômico dos EUA. | 1. Resistência ao uso de armas nucleares. 2. Países signatários de tratados de livre-comércio. 3. Países do Hemisfério Sul sob tutela dos EUA. |
C) | Membros permanentes do conselho de Segurança da ONU e Mundo Tripolar. | 1. Resistência à influência europeia. 2. Países membros da OTAN. 3. Potências militares regionais sob a liderança de Brasil e Índia. |
D) | Hegemonia contestada da tríade: emergência de um Mundo Policêntrico. | 1. Resistência à hegemonia norte-americana. 2. Países da tríade. 3. Ascensão de poderes regionais e diminuição do poder norte-americano. |
E) | Membros permanentes do conselho de Segurança da ONU e Mundo Tripolar. | 1. Resistência ao uso de armas nucleares. 2. Países signatários de tratados de livre-comércio. 3. Países do Hemisfério Sul sob tutela dos EUA. |
Questão 03. Geografia sobre a Guerra Fria: (UERJ–2011)
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, assinaram, dia 8 de abril de 2010, em Praga, um histórico acordo de redução de armas nucleares que cortará em cerca de 30% o número de bombas atômicas instaladas em ambos os países. A assinatura do acordo representa o início da concretização de uma das metas do Governo Obama, que diz querer ver um mundo livre de armas nucleares.
Disponível em: <http://noticias.r7.com>. (Adaptação).
Nos próximos anos, o presidente Barack Obama vai decidir se colocará ou não em operação uma nova classe de armas capaz de atingir qualquer lugar do planeta, lançada do solo dos EUA, com precisão e força suficientes para reduzir a dependência americana em relação ao arsenal.
FOLHA DE SÃO PAULO, 24 abr. 2010. (Adaptação).
es estão associadas ao seguinte contexto:
A) Cooperação entre China e Índia.
B) Crise em países do Oriente Médio.
C) Supremacia da Comunidade Europeia.
D) Polarização entre as ex-repúblicas soviéticas.
Questão 04. Geografia sobre a Guerra Fria: (UERJ–2011) A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada com o propósito de promover o multilateralismo nas relações internacionais, pautando-se no princípio da igualdade soberana de todos os seus integrantes
Recursos destinados às Nações Unidas
De acordo com o mapa, o equilíbrio de poder entre as nações que integram a ONU na atualidade é dificultado pelo seguinte aspecto:
A) Poderio militar concentrado nos países asiáticos.
B) Sistema de voto proporcional na Assembleia Geral.
C) Desigualdade das contribuições nacionais ao orçamento.
D) Rotatividade dos países-membros do Conselho de Segurança.
Questão 05. Geografia sobre a Guerra Fria: (UFSM-RS) A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 1990, caracteriza-se pela:
I. ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição leste × oeste.
II. disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.
III. rivalidade / parceria entre os três polos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo agravamento das disparidades entre os países do norte, ricos, e os países do sul, pobres.
Está(ão) CORRETA(S)
A) apenas I.
B) apenas I e II.
C) apenas III.
D) apenas II e III.
E) I, II e III.
Questão 06. Geografia sobre a Guerra Fria: (UNIFESP-SP–2010) Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana.
Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos.
DOLLFUS, Olivier, 1994. (Adaptação).
Nesse sistema do mundo contemporâneo, pode-se identificar que:
A) as maiores potências nucleares do século XXI são: Estados Unidos, França, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão.
B) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos.
C) o Irã, a Síria e o Mianmar formam um grupo de países que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares.
D) a Coreia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos norte-coreanos.
E) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.
Questão 07. (UFV-MG) Observe as figuras adiante, que representam o uso do espaço de uma cidade em dois momentos distintos:
SOUZA, Marcelo José Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E. de; CORRÊA, R. L.; GOMES, P. C. da C. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
O uso e a apropriação de determinados espaços pelos agentes sociais definem fronteiras que são determinadas por relações de poder. Tal processo estabelece uma ordem espacial, em que um grupo exerce poder sobre o espaço. Assinale o conceito geográfico que está relacionado às práticas espaciais expressas nas figuras: anteriores.
A) Região
B) Paisagem
C) Lugar
D) Território
E) Ambiente
Questão 08. (UESC-BA–2010) O colapso do socialismo real soviético, em 1991, resultou em uma mudança de estratégia nos países hegemônicos. Na verdade, foi implementada uma nova forma de exercer a liderança mundial.
TAMDJIAN; MENDES, 2004. p. 230.
O texto e os conhecimentos sobre a nova ordem mundial e suas implicações possibilitam afirmar:
A) O fim da Guerra Fria consolidou a importância do Pacto de Varsóvia, formado pelos países do Leste Europeu.
B) A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada para assumir a coordenação e a regulamentação das políticas de comércio e serviços, em substituição ao GATT.
C) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), cujo objetivo era impedir o avanço do socialismo soviético, extinguiu-se logo após o colapso da URSS.
D) O mundo multipolar possibilitou a formação de blocos econômicos nos países periféricos, capazes de competir com os dos países centrais no comércio internacional, impondo suas regras e seus produtos.
E) A acirrada concorrência no mundo globalizado favoreceu os países periféricos, porque só eles produzem produtos primários e matéria-prima abundante.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas do simulado de geografia sobre Geografia sobre a Guerra Fria:
01. Soma = 07;
02. D;
03. B;
04. C;
05. C;
06. D;
07. D;
08. B;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína