A Geografia da Região Centro-Oeste Lista de Exercícios

Questão 01. (UFPR). Geografia da Região Centro-Oeste: Na questão a seguir, escreva no espaço apropriado, a soma dos itens corretos. Quanto à região Centro-Oeste do Brasil, é correto afirmar que:

(01) é a mais extensa, menos populosa e menos povoada das regiões brasileiras.

(02) é formada por quatro unidades: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.

(04) sua principal atividade econômica é a pecuária extensiva.

(08) o grande polo econômico de industrialização de carne e couro dessa região é Goiânia.

(16) seus centros urbanos mais populosos são Cuiabá, Campo Grande e Rondonópolis.
Soma ( )


Questão 02. (PUCPR) Observe o texto:
“É uma área com aproximadamente 100 000km, com altitudes de 100 e 200m, estendendo-se além das fronteiras do Brasil. A região é marcada pelo ciclo das águas. No período da cheia, os rios extravasam de seus leitos, alagando grandes extensões de terra. No período da vazante, ocorre a principal contribuição dos rios aos solos da região, grandes quantidades de sedimentos, nutrientes e material orgânico e decomposição são arrastados pelos rios e depositados no solo anteriormente alagado. A vegetação é bastante variada em espécies de cerrado, amazônicas, do chaco e da caatinga.”

O texto acima refere-se à região:
a) da Mata de Cocais.
b) da Amazônia.
c) do Pantanal.
d) dos Lençóis Maranhenses.
e) da Chapada Diamantina.


Questão 03. (UFRRJ). Geografia da Região Centro-Oeste: Observando o mapa a seguir, percebe-se a presença de bacias hidrográficas próprias de rios que têm direções divergentes. A explicação para o fato é de que a região funciona como:

mapa bacias hidrográficas centro-oeste

a) concentradora de águas, em decorrência do regime das chuvas locais.
b) coletora de águas, em função das nascentes dos rios locais.
c) centralizadora de águas, em virtude da disposição do planalto central.
d) dispersora de águas, em função da disposição do relevo local.
e) divisora de águas, em virtude da atração hídrica da Bacia Amazônica.


Questão 04. (Mackenzie) A área que pode ser mais bem definida como periferia mais integrada ao centro industrial e financeiro está assinalada no mapa pelo número:

mapa periferia mais integrada ao centro industrial e financeiro

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5


Questão 05. (UFMG). Geografia da Região Centro-Oeste: Observe este bloco-diagrama representativo de uma paisagem natural do Centro-Oeste brasileiro:

bloco-diagrama representativo de uma paisagem natural do Centro-Oeste

A respeito das possibilidades de uso e ocupação dessa paisagem, é incorreto afirmar que:

a) a ocupação das superfícies planas e elevadas para a agricultura depende, fundamentalmente, do uso de insumos químicos e da correção prévia dos solos com o emprego da calagem.

b) a possibilidade de mecanização agrícola nas últimas décadas, favorecida pela topografa, aumentou o preço das terras nas superfícies elevadas e planas, quase sem valor até então.

c) as encostas do vale, pela sua declividade, podem ser destinadas à pecuária extensiva ou, até mesmo, conforme o caso, à implantação de unidades de preservação permanente.

d) os vales da região considerada, por suas características morfológicas, pouco se prestam para culturas permanentes tropicais em razão dos frequentes riscos de geada no inverno.


Questão 06. (Mackenzie). Geografia da Região Centro-Oeste: “É a região brasileira menos industrializada, registrando-se aí grande crescimento do extrativismo mineral e, nas últimas décadas, o crescimento da população foi acelerado.” Trata-se do:

a) Sudeste.
b) Triângulo Mineiro.
c) Planalto Central.
d) Centro-Oeste.
e) Nordeste.


Questão 07. (PUC Minas) “Foi ocupada com pecuária extensiva em pastos naturais; suas terras não são muito férteis; existência de seis meses de seca de abril a setembro; grande parte de seu bioma já perdeu a cobertura vegetal original; atualmente vem sendo ocupada por extensas plantações de soja.”

Essas características referem-se:
a) ao planalto Meridional.
b) ao sertão Nordestino.
c) à região Amazônica.
d) à região do Cerrado.
e) à região do Pantanal.


Questão 08. (UFRS). Geografia da Região Centro-Oeste: As alternativas a seguir contém afirmações relacionadas com a formação de solos, com o seu manejo e com a sua conservação. Assinale a alternativa incorreta.

a) O solo da região Centro-Oeste do Brasil apresenta formação de concreções lateríticas devido à alternância sazonal das chuvas que ocorrem no clima tropical com estação seca.

b) O plantio direto é uma técnica inadequada à conservação do solo, pois diminui os teores de matéria
orgânica, favorecendo a compactação do solo e, consequentemente, a erosão do mesmo.

c) Quanto mais pesados forem os implementos e máquinas agrícolas utilizados em um terreno, maior será a compactação do solo.

d) O uso excessivo de adubos químicos pode levar ao empobrecimento do solo e à consequente queda da produtividade.

e) Os solos da Floresta Amazônica são pobres em nutrientes, devido à intensa lixiviação, dispondo, porém, de uma cobertura vegetal em decomposição que contribuiu com a matéria orgânica necessária à realimentação da mata.


Questão 09. (PUC Minas). Geografia da Região Centro-Oeste: “Os Planos Nacionais de Desenvolvimento, na década de 1970, integraram essa região ao processo de desenvolvimento capitalista, induzido pelo Poder Central. Expande-se o espaço produtivo  agropecuário, tornando-se a região exportadora de grãos e de carne frigorificada”.

O texto se refere à seguinte região do Brasil:
a) Sul.
b) Sudeste.
c) Norte.
d) Nordeste.
e) Centro-Oeste.


Questão 10. (FGV). Geografia da Região Centro-Oeste: Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas  transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (…).
(Adaptado de: <www.wwf.org.br>.)

Os problemas descritos referem-se ao domínio:
a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre A Geografia da Região Centro-Oeste:

01. 14;
02. C;
03. D;
04. B;
05. D;
06. D;
07. D;
08. B;
09. E;
10. E

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário