Lista com 07 atividades de Geografia sobre Orientação e Localização para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.
O texto se refere a qual formação vegetal do planeta?
a) Tundra
b) Florestas temperadas
c) Florestas tropicais
d) Desertos
e) Campos ou pradarias
Questão 02. No inverno e outono as árvores perdem suas folhas, ganhando uma cor avermelhada, e por isso são denominadas de caducifólias. essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile.
O texto se refere a qual formação vegetal do planeta?
a) Tundra
b) Florestas temperadas
c) Florestas tropicais
d) Desertos
e) Campos ou pradarias
Questão 03 com Exercícios sobre Orientação e Localização para o Ensino Fundamental: Essa vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, só existe na parte norte do planeta, por isso, conhecidas como floresta boreal com características de clima com inverno bastante rigoroso.
As coníferas são compostas por pinheiros:
a) Tundra
b) Taiga
c) Florestas tropicais
d) Desertos
e) Campos ou pradarias
Questão 04. Tendo o Sol como ponto de referência, quais são os 4 principais pontos de orientação? Como são conhecidos?
Questão 05. Na antiguidade os seres humanos se orientavam pelos astros. Atualmente existem instrumentos modernos para orientação.
A) Aponte dois instrumentos modernos de orientação.
B) Como funciona cada um?
Questão 06. Relacione corretamente as colunas:
(1) paralelos
(2) meridianos
(3) latitude
(4) longitude
(5) linha do equador
(6) Greenwich
( ) Linhas imaginárias traçadas horizontalmente circulando o planeta.
( ) Distância medida em graus (de 0 a 90 N e 0 a 90 S) a partir de um ponto qualquer do planeta até a linha do equador.
( ) linhas imaginárias traçadas verticalmente, de um polo ao outro.
( ) Distância medida em graus ( de 0 a 180 L e 0 a180 O) de um ponto qualquer do planeta até Greenwich.
( ) Principal linha paralela do planeta.Divide o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul.
( ) Principal meridiano do planeta.Divide o planeta em dois hemisférios: Leste e Oeste
Se você preencher corretamente os parênteses, marque a alternativa com a sequência correta:
a) 1 3 2 4 5 6
b) 1 2 3 4 5 6
c) 6 5 4 3 2 1
d) 1 2 4 3 6 5
Questão 07. essas florestas se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos:
a) Tundra
b) Florestas temperadas
c) Florestas tropicais
d) Desertos
e) Campos ou pradarias
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Orientação e Localização para o Ensino Fundamental:
01. A;
02. B;
03. B;
04. Norte, sul, leste e oeste. São conhecidos como pontos cardeais
05. A) A bússola e o GPS
B) A bússola tem um ponteiro com uma agulha imantada que sempre aponta para a direção norte, nela tem a rosa-dos-ventos com os pontos cardeais e 360 graus da circunferência da Terra. O GPS é um aparelho digital, conectado a uma rede de satélites em órbita e fornece na tela do aparelho as coordenadas geográficas de qualquer ponto da superfície da Terra.
06. A;
07. C.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína