Questões sobre as Características Geográficas da Índia

1) Características Geográficas da Índia: (UERN/2013) Observe o mapa a seguir.

relovo da índia

Há uma grande quantidade de conflitos étnico-nacionalistas na Ásia. O continente abriga cerca de 60% da população mundial e milhares de etnias. Sobre o conflito étnico na Caxemira, é correto afirmar que o(a)

a) tensão entre hindus e muçulmanos iniciou-se com o fim da Segunda Guerra Mundial.

b) região da Caxemira situa-se entre China, Índia e Paquistão. É uma área árida e montanhosa.

c) região é estratégica e o seu controle significa o controle das águas do curso médio do rio Indo.

d) controle da região tem preocupado o mundo, pois a região é grande produtora de petróleo e xisto betuminoso.

 

 

2) (UFTM/2011) O país é referência mundial na exportação de serviços de tecnologia da informação (TI) e de negócios, que incluem atividades como gestão de servidores, programação e suporte técnico, concentrados em Bangalore, conhecida como a capital da tecnologia da informação. As empresas ganharam o mercado internacional no fnal da década de 1990, quando empresas americanas procuraram quem resolvesse os problemas relacionados ao Bug do Milênio, que faria os computadores deixarem de funcionar em 1.º de janeiro de 2000. Mas, é um país com incríveis contrastes sociais, com a adoção de castas, grande número de analfabetos, predomínio de população rural e a presença de megacidades como Mumbai.

(O Estado de S.Paulo, 29.04.2010. Adaptado.)

O país a que se refere o texto é a

a) China.

b) Índia.

c) África do Sul.

d) Alemanha.

e) Indonésia.

 

 

3) Características Geográficas da Índia: (Unifesp/2009) Observe o mapa.

População da Índia

Conflitos políticos, de matriz religiosa, geram contestações fronteiriças entre os países I e II, que são, respectivamente:

a) Paquistão e Índia.

b) China e Índia.

c) Afeganistão e Paquistão.

d) Bangladesh e China.

e) Bangladesh e Afeganistão.

 

 

4) Características Geográficas da Índia: (Unifesp/2010) Observe o mapa da Taxa de Fecundidade da Índia – 2003.

religiao e castas da índia com gabarito

(Atlas géopolitique et culturel, 2005. Adaptado)

a) Descreva a distribuição geográfica da Taxa de Fecundidade na Índia.

b) Qual relação pode ser estabelecida entre a Taxa de Fecundidade e a inserção do setor de serviços da Índia na economia mundial? Cite ao menos um exemplo e comente.

 

 

5) Características Geográficas da Índia: (UFRJ/2007) Na Índia, o setor de serviços tecnológicos se transformou em um dos principais motores da economia e permitiu que o país crescesse a uma média de 6% ao ano, desde o começo dos anos 1990. As maiores empresas mundiais da área de informática e de telecomunicações têm filiais nesse país. Bangalore, o Vale do Silício indiano, uma ilha futurista em meio ao caos urbano que caracteriza a maioria das cidades indianas.

Apresente dois fatores que propiciaram os investimentos externos no setor de serviços tecnológicos na Índia.

 

Exercícios sobre os Aspectos Geográficos da China.

 

6) Características Geográficas da Índia: (UFU/2007) A região da Caxemira ocupa um vale fértil habitado principalmente por mulçumanos. Desde 1947, quando o Paquistão e a Índia conquistaram a independência da Inglaterra, ocorrem guerras envolvendo a disputa pela Caxemira. A respeito da temática abordada, responda:

a) Por que esta disputa territorial tem preocupado o mundo?

b) Para os países diretamente envolvidos no conflito, qual a importância estratégica da região da Caxemira?

 

 

7) (Fuvest/2000) Com base no mapa a seguir, analise:

Aspectos Econômicos da índia

(Adap. Lacoste 1993)

a) a diversidade religiosa da população da índia.

b) as implicações políticas da distribuição dos grupos religiosos no país.

 

 

8) Características Geográficas da Índia: (UERJ/2008) A fotógrafa Payal Parekh estaciona seu carro ao lado da favela de Cuff Parade, em Bombaim. Filha do dono de uma grande confecção de tecidos de seda, Payal não sabe o que é ter medo de sua cidade. Com a máquina [fotográfica] pendurada no pescoço, uma câmera digital nas mãos, óculos escuros Chanel, a moça entra sorrindo pelas vielas. – Eu não tenho o menor medo de entrar nas favelas. O único cuidado que tenho é pedir permissão para bater a foto antes de clicar, porque muita gente é tímida e não gosta – conta.

adaptado de “O Globo”, 18/02/2007

O caso indiano revela a insuficiência do argumento que aponta a pobreza como causa primordial da violência. Esse exemplo permite refletir sobre a relevância de outros fatores explicativos da violência, tais como:

a) origem étnica

b) legislação penal

c) forma de governo

d) formação cultural

 

 

9) (G1 – cps/2008) Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras adequadas:

 

ÍNDIA: UM MUNDO DE DIVERSIDADES, CONTRASTES E CONFLITOS

A Índia é um dos países com maior diversidade étnico-cultural. Com uma população atual em torno de 1,1 bilhão de habitantes, o país tem 18 línguas ofciais e mais de 1600 dialetos. Dentre essas línguas, encontra-se o ___(I)___, como herança direta da dominação imperialista sofrida pelo país. Quanto à religião, as principais são o ___(II)___, que abarca 81% da população total, o islamismo (com 12%), além do cristianismo (6%), do sikhismo (2,2%) e do budismo (0,7%), entre outras. Essa diversidade, porém, é fonte de numerosos conflitos étnico-religiosos e econômicos, principalmente entre hindus e muçulmanos no interior do país, mas também externamente, com o vizinho Paquistão, de maioria muçulmana, na disputa pela região conhecida como ___(III)___. Uma das marcas desta cultura milenar é o arcaico sistema de ___(IV)___, abolido pela Constituição Federal em 1950, mas que ainda persiste, dividindo a sociedade em grupos rigidamente diferenciados e realimentando uma grande desigualdade social.

As lacunas do texto são corretamente preenchidas com:

a) I – Francês; II – Hinduísmo; III – Tibete; IV – Estamentos

b) I – Francês; II – Protestantismo; III – Ganges; IV – Trocas

c) I – Chinês; II – Hinduísmo; III – Nova Delhi; IV – Classes

d) I – Inglês; II – Xintoísmo; III – Assam; IV – Castas

e) I – Inglês; II – Hinduísmo; III – Cachemira; IV – Castas

 

 

10) Características Geográficas da Índia: (PUCRS/2007) Sendo um dos países mais populosos do mundo, tem passado, desde a década de 90 do século XX, por transformações no seu espaço geográfico, fato que, por um lado, aponta para a globalização e para o desenvolvimento tecnológico e, por outro, acentua as diferenças sociais. A formação de mão de obra especializada destaca-se na produção de softwares, aviões, pesquisas espaciais, supercondutores e no desenvolvimento das biociências. Embora durante a Guerra Fria esse país tenha procurado não se envolver com alinhamentos propostos pelos Estados Unidos ou pela União Soviética, tem historicamente encontrado dificuldades de relacionamento com os seus vizinhos, em especial com o Paquistão.

O país a que o texto se refere é:

a) a China.

b) o Japão.

c) a Arábia Saudita.

d) a Índia.

e) o Irã.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas do simulado de geografia sobre Características Geográficas da Índia:

1) c;

2) b;

3) a;

4) a) As taxas baixas e médias localizam-se ao sul da Índia. As taxas médias e altas, além das áreas sem dados disponíveis, ficam ao norte do subcontinente indiano.

b) As menores taxas de fecundidade na Índia, na porção sul, implicam em sociedades mais cosmopolitas, com melhor acesso e desempenho nos estudos, fazendo da Índia um dos países com maior inserção em prestação de serviços na economia globalizada. Como exemplos, podemos citar os serviços de telemarketing e indústrias produtoras de software, entre as principais no mundo, em Bangalore.

 

5) Os investimentos externos em setores de serviços tecnológicos na Índia, relacionam-se com: abertura ao capital estrangeiro; privatizações; qualificação e baixos salários de uma parcela da população; uso da língua inglesa por grande parte dos indianos; crescimento de uma parcela do mercado interno.

 

6) a) Devido ao poder militar da Índia e do Paquistão que possuem artefatos bélicos atômicos.

b) Definição de fronteiras a partir de reivindicações separatistas dos grupos religiosos envolvidos, muçulmanos e bramanistas ou induístas.

 

7) a) Em sua enorme população absoluta, a Índia apresenta grande diversidade étnico-religiosa. Grupos principais: hinduístas e muçulmanos, além de cristãos e sikhs.

b) Disputas territoriais entre os diversos grupos: sikhs no Punjab, muçulmanos e hindus na Caxemira instabilidade. Índia e Paquistão possuem bombas nucleares.

 

8) d;

9) e;

10) d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário