Questão 01 sobre Tecido Muscular Liso e Estriado: (UEM/2013) Por ocasião das Olimpíadas sempre vem à tona a importância da prática de exercícios físicos. Assim, assinale o que for correto com relação aos tecidos musculares e processos de contração muscular.
(01) As células musculares são chamadas de fibras musculares (ou miócitos) e seus constituintes recebem denominações especiais. O seu citoplasma recebe o nome de sarcoplasma, o retículo endoplasmático é chamado e retículo sarcoplasmático e a membrana plasmática é o sarcolema.
(02) Quando se move contrai-se um tipo de músculo que se prende aos nossos ossos: músculo estriado esquelético formado por longas células cilíndricas e plurinucleadas.
(04) O processo de contração muscular deve-se ao encurtamento de miofibrilas compostas de dois tipos de açúcares: miosina e actina. O deslizamento dessas estruturas, umas sobre as outras, libera energia suficiente para o processo de contração.
08) O tecido muscular estriado cardíaco possui células longas e mononucleadas, que se contraem voluntariamente e de maneira lenta, fazendo com que o coração bata de uma maneira constante e ritmada.
🔴 Está com dúvida? Veja nosso resumo sobre os Tecidos e o Sistema Muscular.
Questão 02. (Unesp/2014) Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.
Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem.
Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:
a) do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.
b) do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.
c) da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.
d) da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.
e) do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.
Questão 03. (UEL) Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir:
I. cardíaca
II. estriada
III. lisa
a – Contração involuntária e lenta.
b – Contração voluntária, em geral vigorosa.
c – Contração involuntária e rápida.
Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.
a) I a, II b, III c.
b) I a, II c, III b.
c) I b, II c, III a.
d) I c, II a, III b.
e) I c, II b, III a.
Questão 04 sobre Tecido Muscular Liso e Estriado: (UfrGS/2014) As dores que acompanham a fadiga muscular têm como causa
a) a utilização de lipídios como fonte de energia.
b) o acúmulo de oxigênio produzido pela respiração.
c) a perda da capacidade de relaxamento do músculo.
d) o acúmulo de ácido lático resultante da anaerobiose.
e) a utilização do gás carbônico resultante da fermentação.
Questão 05. (UPE/2013) Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?
I. Corredor de 100 m
II. Maratonista (percorre 42 km)
III. Nadador de 1.500 m
IV. Levantador de peso
V. Atleta de salto
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) III e IV
e) IV e V
Questão 06. (Enem/2012) Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam, principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como, por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.
Em um exercício físico, são exemplos da abordagem fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente:
a) a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida.
b) a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
c) o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.
d) o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida.
e) o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.
Questão 07 sobre Tecido Muscular Liso e Estriado: (UfU/2012) A exposição “O fantástico Corpo Humano”, atualmente em cartaz em São Paulo, mostra corpos humanos inteiros e peças preservadas em silicone. O visitante dessa exposição poderá notar diversos feixes de fibras musculares e tendões em corpos mostrados em posições cotidianas, como alguém lendo um livro, chutando uma bola, comendo.
Em relação ao músculo esquelético, é correto afirmar que
a) nas extremidades do músculo esquelético, formam-se bainhas de tecido conjuntivo frouxo, os tendões, que prendem o músculo ao osso.
b) o músculo esquelético propicia a locomoção, juntamente com os tendões e os ossos, devido à diminuição do comprimento dos sarcômeros das miofibrilas. No processo de contração muscular, os filamentos espessos de actina se sobrepõem aos filamentos delgados de miosina.
c) a contração do músculo esquelético é dependente de íons de sódio, armazenados no retículo endoplasmático, que favorecem ligação da actina com a miosina.
d) o músculo esquelético é formado por tecido muscular estriado esquelético e tecido conjuntivo rico em fibras colágenas, o qual envolve o músculo como um todo e mantém os feixes de fibras musculares, nervos e vasos sanguíneos unidos.
Questão 08. (UfSJ/2012) Na canção CUrArE, composta por Bororo e eternizada na voz de Orlando Silva, a primeira estrofe diz:
“Você tem boniteza
E a natureza
foi que agiu
Como esses óio de índia
Curare no corpo que é bem Brasil”
O curare é um antagonista do mediador químico acetilcolina, responsável pela sinalização química na junção neuromuscular. O curare no corpo causa
a) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os músculos têm suas fibras danificadas pela antagonização da acetilcolina e as contrações ficam descoordenadas.
b) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os neurônios deixam de produzir acetilcolina e paralisam suas atividades, causando morte neuronal.
c) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os receptores de acetilcolina no músculo não respondem à sinalização neuronal e a informação nervosa não chega ao músculo.
d) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os neurônios cessam sua transmissão elétrica por inibição da acetilcolina.
Questão 09. (UEM/2012) Sobre o consumo e a transformação da energia, assinale o que for correto.
(01) Ao realizar exercícios físicos, é possível sentir a temperatura do corpo aumentar. Isso ocorre porque as células musculares estão se contraindo e, para isso, estão realizando várias reações exergônicas (exotérmicas).
(02) Durante o processo de combustão biológica, a energia é liberada de uma só vez, na forma de calor, que é entendido como uma forma de energia em trânsito.
(04) Os organismos autótrofos, como algas e plantas, conseguem transformar a energia química do ATP em energia luminosa, obedecendo à lei da conservação da energia.
(08) A transformação da energia química do ATP em energia mecânica, como na contração muscular em um mamífero, obedece à primeira lei da termodinâmica.
(16) De acordo com a primeira lei da termodinâmica, pode-se dizer que o princípio da conservação da energia é válido para qualquer sistema físico isolado.
Questão 10 sobre Tecido Muscular Liso e Estriado: (Uespi/2012) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular devido aos exercícios físicos constantes.
Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:
a) os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.
b) a fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.
c) na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra muscular.
d) a fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.
e) a ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinhal não provoca diminuição do tônus muscular.
🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Histologia.
Gabarito com as respostas da lista de exercícios de Histologia sobre Tecido Muscular Liso e Estriado:
01. Corretas 01 e 02.
02. c;
03. e;
04. d;
05. C;
06. d;
07. d;
08. c;
09. 01, 08 e 16;
10. c
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Não tem no gabarito a resposta da 5° questão. Poderiam me informar?
Olá, sinto muito por este equivoco. Já atualizamos o gabarito com a respostas da questão 05.