Simulado sobre a Ditadura Militar Brasileira: Texto para as próximas quatro questões
(UERJ) Utilizando os trechos das composições de Chico Buarque e outros parceiros, que dizem muito sobre o período da ditadura militar no Brasil, responda à(s)
questão(ões).
I.
“Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Antes do que você pensa.”
(Apesar de você, 1970.)
II.
“Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio, mas veja
O meu Rio de Janeiro
(…)
Pede perdão
Pela duração dessa temporada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando.”
(Samba de Orly, 1970.)
III.
“Ninguém
Ninguém vai me segurar
Ninguém há de me fechar
As portas do coração
(…)
Ninguém
Ninguém vai me acorrentar
Enquanto eu puder cantar
Enquanto eu puder sorrir
Enquanto eu puder cantar
Alguém vai me ouvir.”
(Cordão, 1971.)
IV.
“Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber essa bebida amarga
Tragar a dor; engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta”.
(Cálice, 1973.)
V.
“Cadê o meu!
Cadê o meu, ô meu?
Dizem que você se defendeu
É o milagre brasileiro
Quanto mais trabalho, menos vejo dinheiro
É o verdadeiro boom
Tu tá no bem bom
Mas eu vivo sem nenhum.”
(Milagre brasileiro, 1975.)
VI.
“Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se permitem, vou tentar-lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’ n’ roll
Uns dias chove, noutros bate sol
Mas eu só quero lhe dizer que a coisa aqui tá preta.”
(Meu caro amigo, 1978.)
Questão 01. Os trechos que melhor explicitam uma voz de determinação de luta contra a ditadura militar no Brasil e uma motivação para esta luta são, respectivamente, os de número:
a) II e V
b) III e I
c) V e II
d) VI e IV
Questão 02. Sobre o chamado Milagre Brasileiro (1967-1973), uma característica salientada pelo compositor no trecho V é a ausência de uma ampla política de:
a) redução da inflação.
b) fomento às exportações.
c) distribuição da riqueza.
d) liberalização crescente de crédito.
Questão 03 sobre a Ditadura Militar Brasileira: O crescente antagonismo entre o regime e parcelas expressivas de estudantes, intelectuais e trabalhadores descontentes gerou medidas governamentais enérgicas e autoritárias. A mais significativa dessas medidas, empreendida pelo governo Costa e Silva, e a canção com a crítica mais direta ao silêncio que foi imposto naquele momento, estão indicadas em:
a) edição do Ato institucional n.° 5 – Cálice.
b) formação da Junta Militar – Meu caro amigo.
c) criação do Ministério da Economia – Milagre brasileiro.
d) decretação do Ato institucional n.° 2 – Apesar de você.
Questão 04. Na canção Meu caro amigo, o compositor faz uma ironia que poderia ser motivada não somente pelo desencanto com o regime militar, mas também pela situação econômica do país. Essa situação econômica desfavorável é manifestada pelo:
a) avanço das empresas estatais desencadeando a formação dos sindicatos.
b) crescimento econômico mantendo parte da população à margem do mercado consumidor.
c) arrocho salarial desestimulando o crescimento dos setores mais dinâmicos da economia.
d) esgotamento do milagre econômico provocando a adoção de medidas contra o desemprego.
Questão 05 sobre a Ditadura Militar Brasileira: (UFRJ) “(…) Considerando que, assim, se torna imperiosa a adoção de medidas que impeçam sejam frustrados os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranquilidade e o desenvolvimento econômico e cultural e a harmonia política e social do país (…).”
(Ato Institucional n.º 5. 13 dez. 1968.)
A edição do AI-5 representou, há 30 anos, uma radicalização do poder gerado pelo golpe político-militar de abril de 1964 no Brasil. Diante do quadro que se apresentava na época, podemos entender que “os ideais superiores da Revolução” significavam:
a) a integração do capitalismo brasileiro ao grande capital internacional e a representação da segurança nacional por um anticomunismo radical.
b) a implantação da chamada “República Sindicalista” e a vinculação econômica ao sistema financeiro internacional.
c) o desenvolvimento capitalista independente e a aproximação político-cultural com os países latino-americanos.
d) a maior aproximação com o capitalismo europeu, para romper a dependência com os Estados Unidos e a União Soviética.
e) a criação de uma economia planificada e uma aproximação com outros regimes revolucionários da América.
Questão 06. (UERJ) Observe os trechos iniciais das seguintes canções:
A Banda
Chico Buarque
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Disparada
Geraldo Vandré/Theo de Barros
Prepare o seu coração
Pras coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar
Aprendi a dizer não
Ver a morte sem chorar
E a morte, o destino, tudo
Estava fora de lugar
Eu vivo pra consertar
(Essas duas canções, de grande apelo popular, ficaram empatadas em 1.º lugar, no Festival de MPB da Record, em 1966.)
Diferente do que ocorre com “A Banda”, em “Disparada” os autores assumem, de forma explícita, uma crítica social que expressa:
a) a aliança política entre as elites regionais.
b) a fuga dos problemas sociais pelo povo trabalhador.
c) o saudosismo das oligarquias rurais afastadas do poder.
d) o inconformismo dos marginalizados diante da desigualdade social.
Questão 07 sobre a Ditadura Militar Brasileira: (UERJ)
(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.)
A charge de Ziraldo relaciona o autoritarismo ao nacionalismo característico dos governos militares brasileiros, porque faz a seguinte denúncia:
a) a palavra de ordem seguia uma diretriz de patriotismo obrigatório.
b) o nacionalismo militarista supunha a negação da exploração capitalista.
c) o abandono do país significava a manutenção de fé no futuro da nação.
d) o autoritarismo tinha um respaldo inegável dos diversos segmentos sociais.
Questão 08 sobre a Ditadura Militar Brasileira: (UERJ) A estratégia do “milagre econômico”, no Brasil do início da década de 1970, buscava conter os ânimos da oposição, através da diminuição do desemprego e da exaltação patriótica. Essa estratégia motivou, dentre outras, a seguinte política:
a) ação no setor de serviços, com a diminuição de impostos e o aumento na oferta de bens duráveis.
b) ocupação da Amazônia, com a construção da rodovia Transamazônica e a propaganda da integração nacional.
c) valorização das atividades administrativas, com a adoção dos concursos públicos e o estímulo à organização sindical.
d) criação de incentivos fiscais para a agricultura, com a absorção do homem do campo e o desenvolvimento de novas atividades primárias.
Questão 09. (Cesgranrio) O conjunto de fatos relacionados abaixo dizem respeito ao processo de abertura democrática iniciado pelo presidente Geisel, com exceção de um.
Assinale-o.
a) A demissão do Ministro da Guerra Sílvio Frota e o movimento de anistia.
b) A liberdade para criação de novos partidos políticos, como UDN e PTB, e o pluralismo sindical.
c) A eleição de Tancredo Neves e o fm da Lei de Segurança Nacional.
d) A promulgação da Constituição de 1988 e a eliminação da censura.
e) A Campanha das Diretas Já e a criação de novos partidos políticos como, entre outros, o PFL, o PMDB e o PDT.
Questão 10 sobre a Ditadura Militar Brasileira: (Cesgranrio) O processo de redemocratização brasileiro, no final da década de 1970, combinou pressões da sociedade civil e a estratégia de distensão/abertura do próprio regime militar, como pode ser observado na(no):
a) vitória do movimento popular das “Diretas Já”, permitindo eleições gerais diretas em 1982.
b) concessão de anistia “ampla, geral e irrestrita”, por lei de iniciativa do governo, mas que excluía as principais lideranças ligadas ao governo derrubado em 1964.
c) total autonomia do movimento sindical, forçada pelas greves do ABCD paulista.
d) revogação dos Atos Institucionais, por iniciativa do governo, após negociação com setores representativos da sociedade civil.
e) “pacote de abril” de 1977, que transformou o Congresso Nacional em Assembleia Constituinte.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas do simulado sobre o Período da Ditadura Militar Brasileira:
01. B;
02. C;
03. A;
04. B;
05. A;
06. D;
07. A;
08. B;
09. B;
10. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína