Simulado sobre a Ditadura Militar Brasileira: Texto para as próximas quatro questões
(UERJ) Utilizando os trechos das composições de Chico Buarque e outros parceiros, que dizem muito sobre o período da ditadura militar no Brasil, responda à(s)
questão(ões).
I.
“Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Antes do que você pensa.”
(Apesar de você, 1970.)
II.
“Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio, mas veja
O meu Rio de Janeiro
(…)
Pede perdão
Pela duração dessa temporada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando.”
(Samba de Orly, 1970.)
III.
“Ninguém
Ninguém vai me segurar
Ninguém há de me fechar
As portas do coração
(…)
Ninguém
Ninguém vai me acorrentar
Enquanto eu puder cantar
Enquanto eu puder sorrir
Enquanto eu puder cantar
Alguém vai me ouvir.”
(Cordão, 1971.)
IV.
“Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber essa bebida amarga
Tragar a dor; engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta”.
(Cálice, 1973.)
V.
“Cadê o meu!
Cadê o meu, ô meu?
Dizem que você se defendeu
É o milagre brasileiro
Quanto mais trabalho, menos vejo dinheiro
É o verdadeiro boom
Tu tá no bem bom
Mas eu vivo sem nenhum.”
(Milagre brasileiro, 1975.)
VI.
“Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se permitem, vou tentar-lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’ n’ roll
Uns dias chove, noutros bate sol
Mas eu só quero lhe dizer que a coisa aqui tá preta.”
(Meu caro amigo, 1978.)
Questão 01. Os trechos que melhor explicitam uma voz de determinação de luta contra a ditadura militar no Brasil e uma motivação para esta luta são, respectivamente, os de número:
a) II e V
b) III e I
c) V e II
d) VI e IV
Questão 02. Sobre o chamado Milagre Brasileiro (1967-1973), uma característica salientada pelo compositor no trecho V é a ausência de uma ampla política de:
a) redução da inflação.
b) fomento às exportações.
c) distribuição da riqueza.
d) liberalização crescente de crédito.
Questão 03 sobre a Ditadura Militar Brasileira: O crescente antagonismo entre o regime e parcelas expressivas de estudantes, intelectuais e trabalhadores descontentes gerou medidas governamentais enérgicas e autoritárias. A mais significativa dessas medidas, empreendida pelo governo Costa e Silva, e a canção com a crítica mais direta ao silêncio que foi imposto naquele momento, estão indicadas em:
a) edição do Ato institucional n.° 5 – Cálice.
b) formação da Junta Militar – Meu caro amigo.
c) criação do Ministério da Economia – Milagre brasileiro.
d) decretação do Ato institucional n.° 2 – Apesar de você.
Questão 04. Na canção Meu caro amigo, o compositor faz uma ironia que poderia ser motivada não somente pelo desencanto com o regime militar, mas também pela situação econômica do país. Essa situação econômica desfavorável é manifestada pelo:
a) avanço das empresas estatais desencadeando a formação dos sindicatos.
b) crescimento econômico mantendo parte da população à margem do mercado consumidor.
c) arrocho salarial desestimulando o crescimento dos setores mais dinâmicos da economia.
d) esgotamento do milagre econômico provocando a adoção de medidas contra o desemprego.
Questão 05 sobre a Ditadura Militar Brasileira: (UFRJ) “(…) Considerando que, assim, se torna imperiosa a adoção de medidas que impeçam sejam frustrados os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranquilidade e o desenvolvimento econômico e cultural e a harmonia política e social do país (…).”
(Ato Institucional n.º 5. 13 dez. 1968.)
A edição do AI-5 representou, há 30 anos, uma radicalização do poder gerado pelo golpe político-militar de abril de 1964 no Brasil. Diante do quadro que se apresentava na época, podemos entender que “os ideais superiores da Revolução” significavam:
a) a integração do capitalismo brasileiro ao grande capital internacional e a representação da segurança nacional por um anticomunismo radical.
b) a implantação da chamada “República Sindicalista” e a vinculação econômica ao sistema financeiro internacional.
c) o desenvolvimento capitalista independente e a aproximação político-cultural com os países latino-americanos.
d) a maior aproximação com o capitalismo europeu, para romper a dependência com os Estados Unidos e a União Soviética.
e) a criação de uma economia planificada e uma aproximação com outros regimes revolucionários da América.
Diferente do que ocorre com “A Banda”, em “Disparada” os autores assumem, de forma explícita, uma crítica social que expressa:
a) a aliança política entre as elites regionais.
b) a fuga dos problemas sociais pelo povo trabalhador.
c) o saudosismo das oligarquias rurais afastadas do poder.
d) o inconformismo dos marginalizados diante da desigualdade social.