12 Exercícios sobre as Revoltas Sociais na Republica Velha para o 9° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre as Revoltas Sociais na Republica Velha para o 9° Ano do Ensino Fundamental:

01. A constituição não promulgou leis para beneficiar as populações pobres com emprego, terra ou acesso à educação.

02. O novo sistema eleitoral estabeleceu a restrição do direito de voto para analfabetos e mulheres.

03. O termo “revoltas messiânicas” refere-se aos movimentos rurais populares liderados por beatos durante a República Velha.

04. A guerra dos Canudos ocorreu Sertão da Bahia, sendo liderada pelo beato Antônio Conselheiro.

05. A guerra do Contestado ocorreu na fronteira entre Paraná e Santa Catarina, na região do Contestado, disputada pelos dois estados.

06. A monarquia celeste tinha um governo próprio fundamentado em princípios religiosos e normas igualitárias, não reconhecendo a autoridade das instituições da República.

07. Eles queriam destruir a organização comunitária dos sertanejos e expulsá-los das terras que ocupavam.

08. O Cangaço surgiu como uma expressão de banditismo social, dando origem a grupos armados de cangaceiros que desafiavam qualquer forma de autoridade. Figuras proeminentes incluíam Antônio Silvino e Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como “Lampião”.

09. O socialismo e o Anarquismo.

10. Os marinheiros rebelaram-se, assumindo o controle de navios de guerra em resposta aos baixos salários e aos castigos físicos impostos pelos oficiais a bordo dessas embarcações.

11. Movimento de jovens oficiais do Exército que lideraram diversas revoltas em protesto contra o governo durante a República Velha. As principais revoltas foram: a Revolta do Forte de Copacabana (1922), as revoltas de quartéis no Rio Grande do Sul (1923), a Revolução de São Paulo (1924) e a formação da Coluna Prestes (1925-1928).

12. Grupos militares tenentistas e políticos insatisfeitos dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, liderados por Getúlio Vargas.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário