10 Exercícios sobre o Governo Vargas para passar no Enem

Questão 01 sobre o Governo Vargas: Mackenzie-SP – Dentre os objetivos do movimento revolucionário de 1930, que conduziu ao poder Getúlio Vargas, apontamos:

a) reorganizar a estrutura econômica do país, violentamente atingida pela crise de 1929, e pôr fim à hegemonia política da burguesia cafeeira.

b) combater os movimentos tenentistas que, ao longo da década de vinte, desestabilizaram politicamente a nação.

c) não fazer nenhuma composição política com grupos oligárquicos, mantidos isolados do poder durante a Era Vargas.

d) atender exclusivamente às reivindicações da burguesia industrial, base política do movimento.

e) restabelecer a monocultura cafeeira, através do financiamento externo dos estoques, em virtude da facilidade de obtenção de créditos.


Questão 02. UFMS – A propósito da chamada era de Vargas no Brasil, é correto afirmar que:

(01) no ano de 1932 surgiu no Estado de São Paulo um movimento, sob a denominação MMDC, cujos líderes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo reuniram-se para apoiar o governo de Getúlio Vargas.

(02) o período de Vargas caracterizou-se, entre outros fatos políticos, por conflitos violentos travados entre dois grupos antagônicos: de um lado, os integralistas, simpatizantes dos ideais fascistas; e de outro, os comunistas, que pregavam a revolução e a ascensão ao poder das classes trabalhadoras.

(04) em 1937, Vargas promulgou uma nova Constituição com o apoio da maioria dos brasileiros, sobretudo porque instituiu o voto universal, consagrou os direitos da mulher e reconheceu o direito de greve dos trabalhadores em geral.

(08) um dos fatores que garantiu as bases democráticas do governo de Getúlio Vargas nessa fase de 1937 a 1945, foi a criação do DIP — Departamento de Imprensa e Propaganda.

(16) em 1942, navios mercantes brasileiros foram afundados no Atlântico, fato que justificou a declaração de guerra formal do governo Vargas contra os países do Eixo.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


Questão 03 sobre o Governo Vargas: UFSC – Entre 1930 e 1940, o Brasil conheceu diferentes movimentos que promoveram transformações políticas, econômicas e sociais consideráveis. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), nas suas referências, a acontecimentos da década mencionada:

(01) Entre as causas da Revolução de 1930, destacam-se as fraudes eleitorais que perpetuavam as vitórias dos representantes das oligarquias nas eleições presidenciais.

(02) A denominada Revolução Constitucionalista de 1932 representou essencialmente a reação das oligarquias que haviam perdido o controle administrativo da República em 1930.

(04) Em 1934 foi promulgada a nova Constituição Republicana, cujo conteúdo privilegiou os ideais nacionalistas, tratou de direitos trabalhistas e do voto feminino.

(08) Em 1935 ocorreu um levante simultâneo em Natal, Recife e Rio de Janeiro, organizado pelos comunistas que manifestavam seu descontentamento com o governo Vargas.

(16) Em 1937, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e outorgou uma nova Constituição para o Brasil, inaugurando o período conhecido historicamente como Estado Novo.

(32) O fim da Guerra do Paraguai, a Questão Religiosa e a Questão Militar, provocaram a Proclamação da República.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


Questão 04. UF Uberlândia-MG – Identifique, nas afirmativas abaixo, aquelas que caracterizam o período da história brasileira conhecido como “Era Vargas” (1930-1945).

I. Na literatura, a tendência regionalista se preocupava com a realidade social, enquanto, nos meios de comunicação de massa, o governo estimulava sua própria propaganda e censurava o rádio, os jornais, o cinema e o teatro.

II. A chamada “questão social” que na Primeira República era “caso de polícia”, foi resolvida por Vargas através da legislação trabalhista, que democratizou as relações capital-trabalho e garantiu ao trabalhador o direito de greve e ampla liberdade de organização e manifestação sindical.

III. A política governamental getulista, beneficiando os trabalhadores e a classe média baixa, provocou a oposição da burguesia industrial e agro-exportadora, que se aliou às oligarquias latifundiárias na luta contra Vargas.

IV. Os principais grupos de oposição — comunistas, socialistas, sindicalistas — organizaram a ANL (Aliança Nacional Libertadora), promovendo greves e manifestações contra o regime getulista e as tendências fascistas da Ação Integralista Brasileira.

Assinale a alternativa correta.
a) I e III são corretas.
b) II e III são corretas.
c) I e IV são corretas.
d) III e IV são corretas.


Questão 05 sobre o Governo Vargas: F. M. Itajubá-MG Extinção dos partidos políticos; censura prévia aos meios de comunicação; interventores no lugar de governadores dos Estados; criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda; outorga da Constituição conhecida como “polaca”. Esse conjunto de fatos se refere ao período da nossa História conhecido como:

a) Regime Militar de 1964.
b) Estado Novo.
c) Nova República.
d) República dos Coronéis.
e) Período Regencial.


Questão 06. Cefet-PR – Durante a década de 30, Getúlio Vargas enveredou pelo caminho de uma nova dinâmica na acumulação de capital: a industrialização. O crescimento industrial, que entrou pelas décadas seguintes, deve-se aos seguintes fatores:

I. A existência de uma capacidade ociosa na indústria de bens de consumo, ou seja, as indústrias estavam produzindo em níveis inferiores à sua capacidade de produção.

II. Investimentos estatais em setores como ferrovias, navegação, serviços públicos e indústrias básicas, como as do petróleo e do aço.

III. A valorização cambial (aumento do valor da moeda) e acumulação das reservas monetárias, que aumentaram sensivelmente as importações.

Analisando o texto acima, assinale:
a) se apenas as proposições I e II forem corretas.
b) se apenas as proposições II e III forem corretas.
c) se apenas as proposições I e III forem corretas.
d) se todas as proposições forem corretas.
e) se todas as proposições forem incorretas.


Questão 07. FEI-SP – Sobre o Estado Novo (1937-1945), período ditatorial encabeçado por Getúlio Vargas, é correto afirmar que:

a) tinha no DIP — Departamento de Imprensa e Propaganda — um importante veículo de propaganda ideológica que sustentava o regime e censurava manifestações contrárias a ele.

b) caracterizou-se pela montagem de um projeto de Estado liberal e não-intervencionista c) foi marcado por uma orientação econômica de cunho agrarista, não possibilitando o desenvolvimento industrial do país.

d) teve clara influência dos ideais socialistas, alinhando-se politicamente à União Soviética.

e) teve uma grande preocupação em integrar os trabalhadores rurais, já que estes eram a base de sustentação de Vargas


Questão 08 UFRS – Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945):

I. Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).

II. O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.

III. Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


Questão 09. PUC-SP
“O aspecto técnico-consumista do americanismo não era visto com bons olhos por uma significativa fração do oficialato das Forças Armadas brasileiras. Os militares identificavam a produção em massa das indústrias de bugigangas dos norte-americanos com os desvarios de uma sociedade excessivamente materializada e mercantilizada. Naquele momento, o modelo autárquico experimentado pela Alemanha nazista era um paradigma aparentemente mais adequado para muitos militares brasileiros.”
TOTA, Antonio Pedro. O Imperialismo Sedutor. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 23.

O fragmento acima retrata divisões nos meios militares brasileiros dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial.

Essa divisão:
a) manifesta-se na primeira metade da década de 30 e é provocada, sobretudo, pela presença, nas Forças Armadas brasileiras de grande quantidade de oficiais formados na Alemanha nazista.

b) ocorre nos últimos anos de guerra e é fruto das vitórias obtidas pela Alemanha nessa fase, associadas, principalmente, ao medo de que a vitória aliada significasse o início do expansionismo militar dos Estados Unidos sobre a América Latina.

c) inicia-se com o final da guerra e dá ao Brasil uma posição neutra no cenário da Guerra Fria que se instalou após os acordos de paz assinados pelos países participantes no conflito armado.

d) ilustra a posição ambígua que o Brasil teve nos primeiros anos da guerra, oscilando entre o apoio às forças aliadas e a simpatia, inclusive de setores governamentais, pelos países do Eixo.

e) representa a capacidade democrática do Exército brasileiro e a disposição de acomodar posturas políticas divergentes em suas fileiras, desde que todos atuem unidos na defesa da segurança nacional.


Questão 10 sobre o Governo Vargas: UFRN – O Estado Novo (1937-1945) apresentava as seguintes características:

a) centralização política – coronelismo – anarco-sindicalismo.
b) saneamento da economia – comunismo – constitucionalismo.
c) crescimento industrial – nacionalismo – autoritarismo.
d) estímulo às privatizações – liberalismo – trabalhismo.


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas das questões de História do Brasil sobre Governo Vargas:

01. A;

02. 18;

03. 31;

04. C;

05. B;

06. A;

07. A;

08. D;

09. D;

10. C

Deixe um comentário