Exercícios sobre o Pós Segunda Guerra Mundial

01. Pós Segunda Guerra Mundial: FGV-SP – Em 1955, os países do Leste Europeu instituem uma aliança militar. A essência dessa aliança está em um compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão armada de outras nações.

Estamos nos referindo ao Pacto de:

a) Varsóvia. d) Potsdam.

b) Organização do Tratado do Atlântico Norte. e) Suez.

c) Bandung.

 

 

02. Facic-BA

“Desde o fim das operações militares na Europa e na Ásia, as desconfianças se agravam, os malentendidos, as suspeitas, as acusações se acumulam de parte a parte; (…) é a Guerra Fria, acompanhada de uma espetacular dissolução de alianças que caracteriza o segundo pós-guerra; 1947 marca seu começo e 1953 só assiste aos primeiros sintomas de amenizações.”

Crouzet. In: Vicentino, p. 395.

A Guerra Fria teve como marco inicial:

01) a formação do Pacto de Varsóvia, que tinha por objetivo unir o bloco soviético.

02) a criação da OTAN para interferir na União Soviética.

03) o discurso do Presidente Truman, em que foi anunciada a meta de combate ao comunismo e a sua influência.

04) a divisão da Alemanha em quatro setores de ocupação. ao final da guerra.

05) a construção do Muro de Berlim pelos norte-americanos.

 

 

03.Pós Segunda Guerra Mundial: UFRS – O final da Segunda Guerra Mundial possibilitou a emergência das superpotências que se enfrentaram numa “Guerra Fria”, explícita a partir de 1947, e a divisão do mundo em blocos de poder bipolar.

Como aspectos desse processo, apresentam-se os itens abaixo:

I. A “Doutrina Truman”, enunciada pelo presidente dos EUA, e o plano Marshall, de ajuda econômica à Europa.

II. O informe Jdanov e a criação do Cominform pelos partidos comunistas europeus.

III. A intensificação da corrida pelo desenvolvimento dos armamentos nucleares e a divisão da Alemanha.

Quais deles apresentam corretamente aspectos do processo citado?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

 

 

04. IESB-DF – A década de 1960, especialmente os anos 1967, 1968 e 1969, foi marcada por importantes movimentos sócio-políticos prenunciando significativas transformações que alterariam a dinâmica da sociedade contemporânea.

Acerca do assunto julgue os itens seguintes como verdadeiros ou falsos.

( ) Circunscritos apenas aos países do Ocidente europeu e aos Estados Unidos, esses movimentos tomaram a forma de rebeliões, especialmente da juventude, que em busca de novos valores acabou por provocar uma autêntica revolução comportamental.

( ) Na Checoslováquia, no início de 1968, deu-se a Primavera de Praga, um movimento de intelectuais, estudantes e trabalhadores que levou Alexandre Dubcek ao cargo de Primeiro Ministro, tendo início uma série de reformas que fugiam do modelo imposto por Moscou.

( ) No Brasil, em 1968, esses movimentos ocorreram como manifestações de rua contra a ditadura militar, com destaque para a Passeata dos Cem mil, cujas conseqüências foram a edição do AI-5 e o endurecimento do regime autoritário.

( ) Na Polônia, portanto dentro do Bloco Soviético, ganhou espaço o movimento pela defesa dos Direitos Humanos, com violentas manifestações do sindicato independente Solidariedade, liderado entre outros por Lech Walesa.

( ) Nos Estados Unidos e na França, em 1968, milhares de jovens estudantes levantaram-se contra a ordem vigente; no primeiro caso, atacava-se a presença norte-americana na Guerra do Vietnã, enquanto no segundo, reivindicava-se o direito de crítica ao poder estabelecido.

 

 

05. Pós Segunda Guerra Mundial: Unifor-CE – Analise as duas proposições referentes ao quadro histórico internacional da última década.

I. Assistimos ao desenvolvimento do Neoliberalismo, que consiste na revalorização dos princípios teóricos do capitalismo, negando o estatismo e planificação econômica.

II. O Nacionalismo dos anos 90 tem, por característica marcante, o cunho separatista diferente dos anteriores, que eram unificadores e emancipatórios.

Pode-se afirmar corretamente que:

a) I é verdadeira e II é falsa.

b) I e II são falsas.

c) I é falsa e II é verdadeira.

d) I e II são verdadeiras, mas sem relacionamento causal entre elas.

e) I e II são verdadeiras e apresentam uma identidade causal.

 

Exercícios sobre a América Hispânica e EUA no Século XIX.

 

06. Pós Segunda Guerra Mundial: Fuvest-SP – Gandhi (1869-1948) conseguiu mobilizar milhões de indianos na luta para tornar o país independente da dominação britânica, recorrendo ao:

a) socialismo, à denúncia do sistema de castas e à guerra revolucionária.

b) nacionalismo, à modernização social e à ação coletiva não violenta.

c) tradicionalismo, à defesa das castas e à luta armada.

d) capitalismo, à cooperação com o imperialismo e à negociação.

e) fascismo, à aliança com os paquistaneses e ao fundamentalismo religioso.

 

 

07. Fatec-SP – Sobre a República Popular da China, afirma-se:

I. É um país que procura unir um sistema econômico baseado no capitalismo e uma estrutura política apoiada no comunismo.

II. Na área econômica, a abertura para os investimentos estrangeiros já é uma realidade, e os chineses adquiriram liberdade para possuir seu próprio negócio.

III. O setor privado é incipiente. Tem como financiador principal o capital estrangeiro. O estado ainda participa da economia, principalmente nos setores de transporte, siderurgia e energia.

Dessas afirmações está(ão) correta(s):

a) apenas III. b) I e II somente. c) I e III somente. d) II e III somente. e) I, II e III.

 

 

08. Pós Segunda Guerra Mundial: PUC-RJ – As afirmativas abaixo referem-se aos conflitos árabes e israelenses, após a Segunda Guerra Mundial:

I. Após a guerra, a partir de uma resolução da ONU, o mapa político da Palestina foi refeito dando origem a dois Estados, um árabe e outro judeu. Essa resolução não foi suficiente para os interesses israelenses que, apoiados pelo governo norte-americano, declararam guerra, unilateralmente, à Liga Árabe.

II. A criação do Estado de Israel levou à evacuação da população árabe nas áreas pertencentes agora ao novo país. As vitórias nas guerras contra os países árabes e a conseqüente ampliação do território de Israel agravou o problema dos refugiados e deu origem à chamada Questão Palestina.

III. A ação contínua dos guerrilheiros palestinos, nas últimas décadas, dividiu a sociedade israelense em dois grupos: o dos que defendiam a criação de um Estado palestino multiétnico, englobando árabes e israelenses; e o dos que recusavam a existência de um Estado palestino na região, defendendo, por extensão, uma guerra para o extermínio da população árabe.

IV. Na década de 1950, entre os refugiados palestinos, começaram a surgir os primeiros grupos de guerrilheiros que tinham como propostas a fundação de um Estado palestino e a devolução por Israel de todos os territórios ocupados.

Assinale a alternativa:

a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

c) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

e) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

 

 

09. PUC-RS – Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano lançou o Plano Marshall, que se constituiu em uma manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria. Este plano visava a:

a) garantir, aos norte-americanos, o fim das hostilidades entre o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte.

b) obter a vitória, no Senado, dos republicanos, os quais defendiam o retorno do isolacionismo norte-americano em relação às guerras na Europa.

c) assegurar a livre penetração dos capitais norte-americanos no continente europeu e nos países da Europa Oriental.

d) difundir uma doutrina político-ideológica que alertasse quanto ao perigo do macartismo na década de 50, nos Estados Unidos.

e) estabelecer a “coexistência pacífica” entre os Estados Unidos e os países do Leste Europeu, através da política de investimentos no bloco soviético.

 

 

10. Pós Segunda Guerra Mundial: UFRS – NÃO pode ser considerado(a) conseqüência da crise econômica de 1929:

a) a retração do comércio internacional e da produção industrial, bem como a queda do preço das matérias-primas.

b) o crescimento do desemprego na Alemanha, país cuja economia era baseada na exportação de produtos industrializados.

c) o crescimento econômico da União Soviética baseado na Nova Política Econômica (NEP).

d) a eleição de Franklin Delano Roosevelt para a presidência dos Estados Unidos, com um programa de recuperação econômica.

e) o crescimento eleitoral do Partido Nazista na Alemanha.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas das questões de História Mundial sobre Pós Segunda Guerra Mundial:

01. A; 02. 03; 03. E;

04. V-V-V-F-V;

05. D; 06. B; 07. E; 08. E; 09. C; 10. C