Questão 01 sobre o Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Unesp) É necessário que recusemos trabalhar também de noite, porque isso é vergonhoso e desumano. Em muitas partes, os homens conseguiram a jornada de oito horas, já desde 1856; e nós, que somos do ‘sexo frágil’, temos que trabalhar dezesseis horas!… Como se pode estudar ou simplesmente ler um livro, quando se vai para o trabalho às 7 da manhã e se volta para casa às 11 horas da noite? (“Manifesto das costureiras”, São Paulo, 1907. Citado por Edgard Rodrigues, “Socialismo e sindicalismo no Brasil”)
a) Apresente uma característica da indústria paulista do início do século XX. b) Estabeleça relações entre a cafeicultura e o início do desenvolvimento da indústria paulista.
Questão 02. (Unesp) “Entendi que não era lícito assistir indiferentemente a esta luta [política na Câmara Federal], cujos resultados poderiam acarretar a ruína da República. Dirigi-me para este fm aos governadores dos Estados, onde reside iniludivelmente a força política deste regime. (…) Outros deram à minha política a denominação de Política dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Política dos Estados.” (Campos Sales: DA PROPAGANDA A REPÚBLICA)
A partir do texto acima, explique o fenômeno político denominado “Política dos Governadores” e relacione algumas de suas consequências para a República Velha.
Questão 03 sobre o Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Fuvest-SP) Sobre a economia brasileira durante a Primeira República, é possível destacar os seguintes elementos:
a) exportações dirigidas aos mercados europeus e asiáticos, e crescimento da pecuária no Nordeste.
b) investimentos britânicos no setor de serviços, e produção de bens primários para a exportação.
c) protecionismo alfandegário para estimular a indústria, e notável ampliação do mercado interno.
d) aplicação de capital estrangeiro na indústria, e consolidação do café como único produto de exportação.
e) integração regional e plano federal de defesa da comercialização da borracha na Amazônia.
Questão 04. (UFTM-MG/2010) Observe a tabela:
(José Murilo Carvalho. Os três povos da república. Revista USP, setembro/novembro 2003.)
A partir da tabela pode-se afirmar que: a) os presidentes foram eleitos com o voto de, pelo menos, 50% da população. b) os números expressam o caráter oligárquico do regime imperante. c) o número absoluto de votantes decresceu ao longo do período. d) a porcentagem de votos obtidos sobre o total de votantes manteve-se estável. e) houve grande participação popular nos processos eleitorais.
Questão 05 sobre o Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Mackenzie) Durante o governo Campos Sales foi negociado o acordo financeiro “Funding Loan”, visando restaurar as finanças da república e que trouxe como efeitos imediatos:
a) o corte de despesas e abandono de obras públicas, desemprego, queda da indústria brasileira e favorecimento das importações.
b) a implantação de uma política industrialista, abandonando-se a crença de um país exclusivamente agrícola, defendida por parte da elite da época.
c) grandes investimentos em obras para vencer o desemprego.
d) um período de grande estabilidade econômica e política em função das boas condições sociais.
e) grande popularidade do governo, sobretudo nas camadas baixas da população, em virtude de sua política social.
Questão 06. (Fuvest) Do “Convênio de Tauabé”, em 1906, decorreu uma política de:
a) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários. b) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira. c) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor. d) estimulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais. e) reestrutução da economia paulista, sem a intervenção governamental.
Questão 07. (Unesp-SP) A ocupação da área geográfica da floresta amazônica ocorreu, paulatinamente, desde a colonização do país, e intensificou-se, sobretudo, quando:
a) a grande seca de 1877-1879, no Ceará, provocou um fluxo migratório para a região, o que transformou retirantes em seringueiros, durante o período áureo de extração da borracha.
b) organizações internacionais, preocupadas com o desmatamento da mata tropical, promoveram a imigração europeia para a região.
c) o governo brasileiro procurou evitar a conquista daquele território por países vizinhos, como a Bolívia.
d) a abertura da rodovia Transamazônica, por Juscelino Kubitscheck, deu início ao controle da floresta pelo Estado, diminuindo visivelmente a superfície de desmatamento.
e) a exploração intensiva e a exportação da castanha-do-pará projetou economicamente a Amazônia no cenário internacional.
Questão 08 sobre o Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Unesp/2007-SP) O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou, no último mês de maio, o Estado brasileiro de ter adquirido o Acre em troca de “um cavalo”. A área foi incorporada ao Brasil, em 1903, com o Tratado de Petrópolis. Em que circunstâncias se deu esta incorporação, e que significado econômico tinha a região naquele momento?
Gabarito com as respostas dos exercícios de História sobre o Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil:
01. a) Predomínio da produção de têxteis e alimentícios; ausência de legislação trabalhista; predomínio de mão de obra imigrante europeia.
b) Os lucros da cafeicultura do oeste paulista impulsionaram a indústria paulistana, já que os fazendeiros dessa região aplicaram, em grande parte, o excedente de capital em atividades industriais, embora a mentalidade escravista tenha imposto aos trabalhadores urbanos péssimas condições de trabalho.
02. Instituída por Campos Sales, a Política dos Governadores visava estabilizar a Hegemonia Paulista e, por consequência, a Política do Café com Leite, através da concessão de verbas federais aos governadores estaduais e da garantia de mantê-los à frente dos governos estaduais, através da comissão verificadora de poderes, que impedia a vitória dos opositores nos governos estaduais.
03. b;
04. b;
05. a;
06. b;
07. a;
08. Pelo Tratado de Petrópolis (1903), a Bolívia cedia o Acre ao Brasil, mediante uma indenização de 2 (dois) milhões de libras esterlinas e o compromisso do governo brasileiro de construir a ferrovia Madeira-Mamoré, possibilitando assim, o acesso das mercadorias bolivianas aos portos brasileiros. Esse tratado se deu em meio ao aumento das tensões entre os seringalistas brasileiros e o governo boliviano, em razão da importância da região para a extração do látex no final do século XIX e início do século XX.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína