Questão 01 sobre o Presidente Deodoro da Fonseca: UERGS-RS. A febre especulativa começou ainda sob o Império (…). A libertação dos escravos provocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (…) [O] primeiro governo republicano, (…) convicto de que a circulação monetária era insuficiente e, ademais, aberto a idéias de industrialização, (…) estabeleceu um mecanismo de bancos privados emissores, o que iniciou ainda mais a especulação (…).
GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986.
O processo descrito acima ilustra a seguinte política econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
a) Creditismo
b) Federalismo
c) Naturalização
d) Encilhamento
Questão 02. UFPA. Um dos acontecimentos que caracterizou o governo constitucional de marechal Deodoro da Fonseca foi o(a):
a) Revolta da Armada, na Baía de Guanabara.
b) Revolução Federalista, no Sul.
c) dissolução do Congresso, que ocasionou a prisão dos principais lideres oposicionistas.
d) assassinato do ministro da Guerra, marechal Bittencourt.
e) ruptura das relações diplomáticas com Portugal.
Questão 03 sobre o Presidente Deodoro da Fonseca: Uniderp-MS. Quando, na madrugada do dia 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs o Ministério Liberal do visconde de Ouro Preto ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada do marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República para que por ele passassem os republicanos evolucionistas carregando um novo rei: o café de São Paulo.
Mattos.
O texto sugere que as duas forças sociais mais atuantes no processo que resultou na Proclamação da República foram:
a) as classes médias urbanas e os republicanos evolucionistas.
b) os militares ligados à ala revolucionária da Guarda Nacional e os proprietários de terras e de escravos.
c) a burguesia industrial do Vale do Paraíba e os jovens “tenentes”.
d) os latifundiários do oeste paulista e a alta oficialidade da Marinha.
e) os cafeicultores paulistas e os militares do Exército.
Questão 04. UFTM-MG. A República brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Marque o único item que não faz parte desse período.
a) Transformação das províncias em Estados.
b) Convocação de uma Assembléia Constituinte.
c) Criação da bandeira republicana.
d) Restrições à concessão da cidadania brasileira aos estrangeiros.
e) Administração pública estruturada em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Questão 05 sobre o Presidente Deodoro da Fonseca: Mackenzie-SP. Não posso mais suportar este Congresso; é mister que ele desapareça para a felicidade do Brasil.
Deodoro da Fonseca
A afirmação anterior, que antecedeu o golpe do Marechal Deodoro, ocorreu porque:
a) tanto quanto Fernando Henrique Cardoso, Deodoro não conseguia aprovar as reformas administrativa e da previdência.
b) o Congresso aprovara a Lei de Responsabilidade, que reduzia as atribuições do presidente, criticado pelo autoritarismo.
c) o governo de Deodoro, marcado por atitudes democráticas e lisura administrativa, gerava a oposição de grupos oligárquicos.
d) eleito pelo povo em pleito direto, Deodoro da Fonseca sofria forte oposição do Legislativo.
e) as bem-sucedidas reformas econômicas de seu governo provocaram a insatisfação de grupos atingidos em seus privilégios.
Questão 06. Modelo Enem. Sobre os primeiros anos da República no Brasil, conhecidos como República da Espada, assinale a alternativa correta.
a) O governo constitucional do Marechal Deodoro foi marcado pela estabilidade política e ausência de conflitos sociais.
b) A Constituição de 1891 previa que, no caso de renúncia ou morte do presidente, o vice-presidente assumiria o governo e concluiria o mandato, independentemente da quantidade de meses que restasse do mesmo.
c) Insatisfeitos com a pressão de militares sobre o Congresso para a escolha do Marechal Deodoro como presidente, os deputados e senadores escolheram como vice-presidente o Marechal Floriano Peixoto, que pertencia à chapa de oposição.
d) A crise institucional iniciada na presidência de Deodoro da Fonseca chegou ao fim com sua renúncia, e os anos que se seguiram foram de perfeita paz interna no Brasil, sob o governo de Floriano Peixoto.
e) O primeiro presidente do Brasil foi escolhido de forma direta, ou seja, foi escolhido pelo voto direto dos eleitores.
Questão 07 sobre o Presidente Deodoro da Fonseca: UEL-PR. O Nicromante, pelos modos,/ Satisfazer procura a todos:/ Traz Benjamin que é o fundador,/ Deodoro, que é o proclamador,/ Floriano, o consolidador,/ Prudente, o pacificador./ Isto é que é ser enganador! (Retratos. O Paiz, 19/11/1 895)
O advento da República no Brasil pouco representou para a efetiva construção da cidadania. Com base em seus conhecimentos e na leitura do trecho do jornal O Paiz, analise as seguintes afirmativas.
I . A briga entre civis e militares pelo reconhecimento da fundação republicana, disputada pelos partidários de Deodoro e Benjamin Constant, prosseguiu por longo tempo e representou o conflito pela definição do novo regime.
II. O levante armado republicano pôs fim às simpatias pela monarquia, utilizando-se do apoio popular para impedir reações da família imperial.
III. A investida do Estado na regulamentação do cotidiano das pessoas foi uma das motivações para as sublevações populares, como a revolta contra a vacinação obrigatória, em 1904, na cidade do Rio de Janeiro.
IV. O chamado jacobinismo florianista caracterizou-se pelo resgate da influência lusitana e pela postura antinacional de seus seguidores.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre o Governo do Presidente Deodoro da Fonseca:
01. D;
02. A;
03. E;
04. D;
05. B;
06. C;
07. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína