Questão 01 sobre Brasil Colônia Pecuária e Agricultura: (UNIFESP–2008) Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças:
A) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra.
B) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por causa da crise do sistema colonial.
C) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento.
D) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas.
E) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.
Questão 02. (FUVEST-SP–2009) A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portuguesa, caracterizou-se por:
A) ser independente das demais atividades econômicas voltadas para a exportação.
B) ser responsável pelo surgimento de uma nova classe de proprietários que se opunham à escravidão.
C) ter estimulado a exportação de carne para a metrópole e a importação de escravos africanos.
D) ter-se desenvolvido, em função do mercado interno, em diferentes áreas no interior da colônia.
E) ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da colônia.
Questão 03 sobre Brasil Colônia Pecuária e Agricultura: (PUC RS) O processo de colonização portuguesa sobre o Brasil tem como um de seus pressupostos básicos a manutenção do pacto colonial, que regula as relações entre colônia e metrópole. Esse pacto pode ser definido como um:
A) acordo celebrado entre os portugueses recém-chegados ao Brasil e os nativos, com o objetivo de viabilizar a exploração de pau-brasil e a utilização da mão de obra indígena para a realização desse trabalho.
B) acordo feito entre os proprietários de terras na colônia, os governadores-gerais e o rei de Portugal, com o objetivo de evitar a concorrência econômica entre metrópole e colônia, definindo-se os bens que cada parte produziria.
C) instrumento de dominação e de imposição religiosa, muito utilizado pelos jesuítas em sua missão de evangelização e de conversão dos indígenas ao catolicismo, o que veio a facilitar a criação das Reduções, como a de São Miguel Arcanjo, no Rio Grande do Sul.
D) instrumento de dominação política e econômica exercida pela metrópole, que se caracterizava pelo monopólio do comércio colonial e pela complementaridade da produção colonial em relação à metrópole, sendo proibida a criação de manufaturas na região colonizada.
E) acordo celebrado entre Portugal, Espanha e suas respectivas colônias, a fim de se evitarem os conflitos territoriais e de se garantir uma maior produtividade das regiões exploradas, evitando-se a concorrência entre elas, que deveriam produzir bens complementares entre si.
Questão 04. (UEL-PR) […] ela foi responsável pelo povoamento do sertão nordestino, da Bahia ao Maranhão. Foi um excelente instrumento de expansão e colonização do interior do Brasil.
Com ela surgiram muitas feiras que deram origem a importantes centros urbanos, como, por exemplo, a Feira de Santana, na Bahia.
Ao instrumento de expansão a que o texto se refere, pode ser associada a:
A) pecuária.
B) mineração.
C) economia extrativa.
D) economia mineira.
E) produção açucareira.
Questão 05 sobre Brasil Colônia Pecuária e Agricultura: (FUVEST-SP–2008) A atividade extrativista desenvolvida na Amazônia, durante o Período Colonial, foi importante, porque:
A) garantiu a ocupação da região e aproveitou a mão de obra indígena local.
B) reproduziu, na região, a estrutura da grande propriedade monocultora.
C) gerou riquezas e permitiu a abertura de estradas na região.
D) permitiu a integração do Norte do Brasil ao contexto andino.
E) inviabilizou as aspirações holandesas de ocupação da floresta.
Questão 06. (UFPI–2008) Considerando-se o Período Colonial brasileiro (1500-1822) e tomando-se, nesse recorte, aspectos do cotidiano da sociedade colonial, é CORRETO afirmar que: