Questão 01 sobre Literatura no Período Colonial: UFBA – A idéia do trecho transcrito de A Carta de Pero Vaz de Caminha está devidamente indicada em:
01. “E uma daquelas moças era toda tingida (…) tão graciosa, que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhes tais feições, provocaria vergonha” – Idealização da mulher indígena.
02. “No domingo de Páscoa, pela manhã, determinou o Capitão de ir ouvir missa e pregação naquele ilhéu (…) Mandou armar um pavilhão naquele ilhéu e dentro dele foi levantado um altar muito bem preparado.” – Difusão do cristianismo.
04. “melhor e muito melhor informação da terra dariam dois homens dentre os degredados que aqui fossem deixados, do que eles dariam se os levassem, por ser gente que ninguém entende. Nem certamente eles aprenderiam a falar como nós” – Dominação lingüística.
08. “O velho falou enquanto o Capitão estava com ele, diante de nós; mas ninguém o entendia e nem ele a nós, por mais pergunta que lhe fizéssemos com respeito a ouro, porque desejávamos saber se o havia na terra.” – Interesse mercantil.
16. “Andamos por ali vendo o ribeirão o qual é de muita água e muito boa. Ao longo dele há muitas palmeiras, não muito altas, de muito bons palmitos. Colhemos e comemos muitos deles.” – Visão paradisíaca.
32. “eles passavam de uma confraternização a um retraimento, como pardais, com medo do cevadoiro. Ninguém não lhe deve falar de rijo, porque então logo se esquivam” – Animosidade inter-racial.
64. “Aqueles outros, que estiveram sempre presentes à pregação, estavam assim como nós olhando para o nosso pregador. E aquele de quem falei antes, chamava alguns para que viessem até ali.” – Submissão religiosa.
CASTRO, Sílvio. O descobrimento do Brasil: A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L & PM. 1997. p. 83, 85, 87, 88 e 96.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 02. UFSE Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:
I. intenção catequética e informação sobre a terra;
II. relato de viagem e pregação religiosa;
III. sentimento nacionalista e participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as características indicadas em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
Questão 03 sobre Literatura no Período Colonial: U. Salvador-BA
“Porque não conhecia, o que lograva,
Deixei como ignorante o bem, que tinha,
Vim sem considerar, aonde vinha,
Deixei sem atender, o que deixava.
Suspiro agora em vão, o que gozava,
Quando não me aproveita a pena minha,
Que quem errou, sem ver, o que convinha,
Ou entendia pouco, ou pouco amava.
Padeça agora, e morra suspirando
O mal, que passo, o bem, que possuía,
Pague no mal presente o bem passado.
Que quem podia, e não quis, viver gozando,
Confesse, que esta pena merecia,
E morra, quando menos confessado.”
MATOS, Gregório de. Soneto. In: Obras completas de Gregório de Matos. Salvador: Janaína, s/d. v. IV, p. 1015.
De acordo com o texto, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O sujeito poético revela consciência do motivo que o levou ao sofrimento.
( ) A trajetória do eu-lírico é caracterizada pela busca incessante do prazer.
( ) O sujeito poético desconhecia os riscos que envolviam a sua escolha.
( ) A saudade do bem perdido serve de consolo e de compensação para o eu-lírico.
( ) A dor daquele que, por ignorância, afastou-se da felicidade é injusta para o sujeito poético.
( ) A problemática focalizada no texto restringe-se a uma esfera particular.
( ) O poema enquadra-se no Barroco por apresentar o jogo de contrastes e o rigor formal.
Questão 04. Unifor-CE
Na estrofe acima, dirige-se o poeta à sua amada Babu, valendo-se de antíteses (“contra mim” / “para mim”, “alta desgraça” / “alta ventura”), procedimento que costuma estruturar os poemas realizados nesse estilo de época, ou seja, o estilo:
a) barroco, adotado por Gregório de Matos nesses versos satíricos;
b) neoclássico, adotado por Gregório de Matos nesses versos líricos;
c) barroco, adotado por Gregório de Matos nesses versos líricos;
d) barroco, adotado por Cláudio Manuel da Costa nesses versos paródicos;
e) neoclássico, adotado por Cláudio Manuel da Costa nesses versos paródicos.
I. A carta de Caminha, o teatro catequético de Anchieta e a poesia de Gregório de Matos são criações culturais exemplares do estilo barroco.
II. A poesia de Tomás Antônio Gonzaga, em Marília de Dirceu, vale-se do bucolismo arcádico ao colocar, no espaço de uma natureza amena, a amada representada por uma pastora.
III. Na obra de Gregório de Matos, os temas históricos e os detalhes de época são mais visíveis na poesia satírica do que na lírica.