Exercícios sobre Equações e Inequações Exponenciais

01. Equações e Inequações Exponenciais: (PUC Minas) Considere como verdadeiras as igualdades Ax-y = 2 e A3y = 8. Nessas condições, o valor de Ax é:
A) 4 B) 6 C) 8 D) 10

 

 

02. (UFJF-MG) A função c(t) = 200.3kt, com k = , dá o crescimento do número C, de bactérias, no instante t em horas. O tempo necessário, em horas, para que haja, nessa cultura, 1 800 bactérias, está no intervalo:
A) [0, 4]        D) [36, 72]
B) [4, 12]       E) [72, 108]
C) [12, 36]

 

 

03. Equações e Inequações Exponenciais: (UEL-PR) Considere as soluções reais de 3a.37x.312 = 1. Se a = x2, então a diferença entre a maior e a menor dessas raízes é:
A) 4 B) 3 C) 2 D) 1 E) 0

 

 

04. (UFOP-MG) O valor de x que satisfaz a equação seguinte é um número 4x – 15.2x – 16 = 0:
A) ímpar. D) primo.
B) irracional. E) par.
C) negativo.

 

 

05. Equações e Inequações Exponenciais: (UEL-PR) A relação a seguir descreve o crescimento de uma população de micro-organismos, sendo P o número de micro-organismos, t dias após o instante 0. O valor de P é superior a 63 000 se, e somente se, t satisfizer à condição:
P = 64 000.(1 – 2-0,1.t
)
A) 2 < t < 16 D) t > 60
B) t > 16 E) 32 < t < 64
C) t < 30

 

Exercícios de Matemática sobre Cones.

 

06. Equações e Inequações Exponenciais: (FGV-SP) Uma instituição financeira oferece um tipo de aplicação tal que, após t meses, o montante relativo ao capital aplicado é dado por M(t) = C.20,04.t, em que C > 0. O menor tempo POSSÍVEL para quadruplicar uma certa quantia aplicada nesse tipo de aplicação é:
A) 5 meses.
B) 2 anos e 6 meses.
C) 4 anos e 2 meses.
D) 6 anos e 4 meses.
E) 8 anos e 5 meses.

 

 

07. (UFV-MG) Seja a equação [12x-3]x-2 = 1. A soma e o produto de suas soluções são, respectivamente, os números:
A) 3 e 2 D) –2 e –8
B) 9 e 8 E) 5 e 6
C) –5 e –24

 

 

08. (FGV-SP) A raiz da equação 2x-1 + 2x+1 + 2x = 7 é:
A) um número primo.
B) um número negativo.
C) um número irracional.
D) um número maior ou igual a 1.
E) um múltiplo de 5.

 


09. (PUC RS) Se 3x – 32-x = 23, então 15 – x2 vale:
A) 16 B) 15 C) 14 D) 11 E) 6

 

 

10. Equações e Inequações Exponenciais: (UFV-MG–2009) Para resolver a equação exponencial 42x-2 – 24.4x-2 + 8 = 0, Aline tomou o cuidado de inicialmente multiplicar ambos os membros da equação por 16. Tendo resolvido CORRETAMENTE, Aline encontrou dois números reais cujo produto vale:
A) 5 B) 4 C) 3 D) 2

 

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Gabarito com as respostas do simulado de matemática sobre Equações e Inequações Exponenciais:

01. A; 02. C; 03. D; 04. E; 05. D; 06. C; 07. E; 08. D; 09. D; 10. C