Questão 01. UFRGS-RS – Exercícios de Estatística e Probabilidade: Em um jogo, dentre dez fichas numeradas com números distintos de 1 a 10, duas fichas são distribuídas ao jogador, que ganhará um prêmio se tiver recebido fichas com dois números consecutivos.
A probabilidade de ganhar o prêmio neste jogo é de:
a. 14%
b. 16%
c. 20%
d. 25%
e. 33%
Questão 02. FGV-SP – Uma pesquisa com três marcas concorrentes de refrigerantes, A, B e C, mostrou que 60% das pessoas entrevistadas gostam de A, 50% gostam de B, 57% gostam de C, 35% gostam de A e C, 18% gostam de A e B, 24% gostam de B e C, 2% gostam das três marcas e o restante das pessoas não gosta de nenhuma das três.
Sorteando-se aleatoriamente uma dessas pessoas entrevistadas, a probabilidade de que ela goste de uma única marca de refrigerante ou não goste de marca alguma é de:
a. 16%
b. 17%
c. 20%
d. 25%
e. 27%
Questão 03. U.Católica-DF Com base nas informações do texto e da tabela a seguir, julgue as afirmativas que se seguem com V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.
Para uma vida moderna confortável, estima-se que cada pessoa precise de aproximadamente 60 m2 de moradia, 40 m2 para trabalhar, 50 m2 para edifícios públicos e áreas de recreação, 90 m2 para transportes (por exemplo, estradas) e 4000 m2 para a produção de comida.
(Adaptado de um problema de E. Batschelet, Introdução à Matemática para biocientistas, por L. Hoffmann & G. Bradley, Cálculo — um curso moderno e suas aplicações, Ed. LTC)
País | População | Área (em km2) |
Austrália | 18 700 000 | 7 682 300 |
Brasil | 164 000 000 | 8 547 403 |
Índia | 998 100 000 | 3 165 596 |
Japão | 126 500 000 | 377 835 |
Fonte: Almanaque Abril 2.000 – Editora Abril
( ) Para os critérios utilizados no texto, dos 4 países apresentados, na tabela, a Austrália apresenta as melhores condições para oferecer uma vida moderna confortável aos seus habitantes.
( ) Em atendimento aos critérios citados no texto, o Japão deveria destinar uma área maior que todo o seu território somente para a produção de comida.
( ) O território indiano permite, para atender a todos os critérios apresentados no texto, oferecer uma vida moderna confortável para 746602000 habitantes.
( ) Pelos critérios apresentados no texto, o Japão necessita de mais espaço que o Brasil para a produção de comida.
( ) Dos 4 países apresentados, o Brasil apresentava a menor densidade demográfica.
Questão 04. UFR-RJ Exercícios de Estatística e Probabilidade: Em uma das partidas do final do campeonato brasileiro de basquete, realizada no dia 27 de junho de 2000, obtivemos os seguintes dados estatísticos:
FLAMENGO | VASCO | |
PLACAR | 115 | 103 |
Número de arremessos convertidos | 67 | 62 |
Na tabela acima, o número de arremessos convertidos por cada time é relativo aos totais de arremessos de 3 pontos, 2 pontos e 1 ponto (lance livre) somados.
O cestinha do jogo, Oscar, converteu na faixa de 35 a 36% dos arremessos de três pontos convertidos em todo o jogo. Sabendo-se que o total de lances livres convertidos foi de 54, o número de arremessos de 3 pontos convertidos por Oscar foi igual a:
a) 3
b) 5
c) 6
d) 7
e) 8
Questão 05. UEL-PR – Devido à ameaça de uma epidemia de sarampo e rubéola, os 400 alunos de uma escola foram consultados sobre as vacinas que já haviam tomado. Do total, 240 haviam sido vacinados contra sarampo e 100 contra rubéola, sendo que 80 não haviam tomado dessas vacinas.
Tomando-se ao acaso um aluno dessa escola, a probabilidade de ele ter tomado as duas vacinas é:
a. 2%
b. 5%
c. 10%
d. 15%
e. 20%
Questão 06. ITA-SP – Uma urna de sorteio contém 90 bolas numeradas de 1 a 90, sendo que a retirada de uma bola é equiprovável à retirada de cada uma das demais.
Retira-se aleatoriamente uma das 90 bolas desta urna. Calcule a probabilidade de o número desta bola ser um múltiplo de 5 ou de 6.
Questão 07. UFBA
O histograma acima apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a distribuição das estaturas, em centímetros, de um grupo de pessoas.
Com base nesse gráfico, pode-se afirmar:
(01) Todas as classes têm a mesma amplitude.
(02) O universo da pesquisa é composto por 113 pessoas.
(04) Apenas dez pessoas têm estatura que varia de 165,5 cm a 175,5 cm.
(08) A probabilidade de se escolher aleatoriamente uma pessoa com estatura maior que 175,5 cm é 56%.
(16) A altura média do grupo é 175,6 cm.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 08. Vunesp – O gráfico indica o resultado de uma pesquisa sobre o número de acidentes ocorridos com 42 motoristas de táxi em uma determinada cidade, no período de um ano.
Com base nos dados apresentados no gráfico, e considerando que quaisquer dois motoristas não estão envolvidos num mesmo acidente, pode-se afirmar que:
a) cinco motoristas sofreram pelo menos quatro acidentes.
b) 30% dos motoristas sofreram exatamente dois acidentes.
c) a média de acidentes por motorista foi igual a três.
d) o número total de acidentes ocorridos foi igual a 72.
e) trinta motoristas sofreram no máximo dois acidentes.
Questão 09. Fatec-SP – O resultado de uma pesquisa publicada pelo jornal Folha de São Paulo de 27 julho de 2008 sobre o perfil do jovem brasileiro mostra que 25% estudam e trabalham, 60% trabalham e 50% estudam.
A probabilidade de que um jovem brasileiro, escolhido ao acaso, não estude e não trabalhe é:
a. 10%
b. 15%
c. 20%
d. 25%
e. 30%
Questão 10. UFPR – Exercícios de Estatística e Probabilidade: Um cadeado com segredo possui três engrenagens, cada uma contendo todos os dígitos de 0 a 9. Para abrir esse cadeado, os dígitos do segredo devem ser colocados numa sequência correta, escolhendo-se um dígito em cada engrenagem. (Exemplos: 237, 366, 593…)
a. Quantas possibilidades diferentes existem para a escolha do segredo, sabendo que o dígito 3 deve aparecer obrigatoriamente e uma única vez?
b. Qual é a probabilidade de se escolher um segredo no qual todos os dígitos são distintos e o dígito 3 aparece obrigatoriamente?
>>> Confira nossa lista com todos as atividades de Estatística.
Gabarito com as respostas do simulado com Exercícios de Estatística e Probabilidade:
01. C;
02. E;
03. V-V-V-F-F;
04. B;
05. B;
06. ;
07. 26 = 02 + 08 + 16;
08. D;
09. B;
10. a. 243 possibilidades.
b. P(A) =
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína