Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre os Gêneros Literários para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01 sobre Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio: (PUC Minas) Um dos poemas de Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, tem como título “Elegia do Rei de Sião”. Elegia é”:
A) um poema lírico que exprime os grandes sentimentos humanos.
B) um poema lírico cujo tom é quase sempre terno e triste.
C) uma composição curta, engenhosa e galante.
D) um canto ou poema relativo ao casamento.
Questão 02. (UFOP-MG) A partir da leitura de Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, é CORRETO afirmar que:
A) trata-se de um texto exclusivamente narrativo, uma vez que traz o relato dos episódios de uma viagem da personagem Severino do sertão até o mar.
B) trata-se de um texto exclusivamente dramático, uma vez que é composto de falas das personagens, além de comportar rubricas com marcações cênicas bastante nítidas.
C) trata-se de um texto exclusivamente lírico, uma vez que apresenta o discurso individual de Severino, que fala de si todo o tempo.
D) trata-se de um texto cuja classificação é de tragédia pura e simples.
E) trata-se de um texto cujo gênero é múltiplo, por não se prender exclusivamente a nenhum.
Questão 03 sobre Gêneros Literários 1 Ano Ensino Médio: (UFU-MG) Assinale a alternativa INCORRETA a propósito de gêneros literários.
A) Em poemas líricos, o tempo verbal será sempre expresso em presente do indicativo, visto que o tempo pretérito é marca exclusiva do gênero épico-narrativo, conforme ocorre nos seguintes versos: “Nem fora muito, / Se a dor cruenta, / Que me atormenta, / Não fosse assídua / Em seu rigor”.
B) Em um texto dominantemente lírico, existe pouco ou nenhum distanciamento entre o sujeito poético que emite a mensagem literária e o objeto a propósito do qual esse “eu” se expressa, conforme ilustram os seguintes versos: “Noite mais negra / Minha alma enluta /; Maior tormenta / cá dentro luta”.
C) Um poema lírico pode absorver características de um texto dramático, tendo em vista que não existe pureza de gênero literário. Os versos transcritos a seguir comprovam tal afirmação: “Ó maninha, ó maninha, / Tu não estavas comigo!…” “– Estavas?…”.
D) Um poema lírico com traços épico-narrativos apresenta personagens-símbolos, não tão bem delineadas como na prosa literária, que, na verdade, constituem-se em metáforas de sentimentos do “eu” poético, como neste verso: “João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número”.
Questão 04. (Enem-2009)
“Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.”
COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (Adaptação).
Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:
A) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.
B) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
D) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.
E) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção / recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.
A) a presença de um narrador.
B) a estrutura dialógica.
C) o extravasamento lírico.
D) a musicalidade.
E) o descritivismo.