Exercícios sobre A Velha Ordem Mundial com Gabarito

Questão 01. A Velha Ordem Mundial: (UNESP) Leia com atenção os textos

I. “A política internacional do pós-guerra apresenta duas características que a distinguem de todos os períodos anteriores: a universalidade das relações entre Estados e a bipolarização do poder planetário. A universalidade das relações entre Estados é fruto da desagregação definitiva dos impérios coloniais. A descolonização da Ásia e da África, que e iniciara no entreguerras, praticamente se completa na década de 60. O aparecimento de dezenas de novos países independentes cria, pela primeira vez, uma diplomacia efetivamente mundial”.

II. “A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados”.

III. “Comandando direta ou indiretamente dezenas de Estados abrigados em suas áreas de influência, as superpotências encetam uma disputa pela hegemonia mundial que tem repercussões nos planos político, econômico e propagandístico.

[…] A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstâncias sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potências, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da força”.
(Demétrio Magnoli, O mundo contemporâneo, Relações Internacionais 1945 a 2000. São Paulo: Moderna, 2002. Adaptado.)

Os textos referem-se, respectivamente, a:
a) I. Organização das Nações Unidas (ONU);
II. Inglaterra e França;
III. Doutrina Monroe.

b) I. Organização das Nações Unidas (ONU);
II. Estados Unidos e a União Soviética;
III. Guerra Fria.

c) I. Organização dos Estados Americanos (OEA);
II. Reino Unido e Japão;
III. Plano Marshall.

d) I. União Europeia;
II. Canadá e EUA;
III. Doutrina Truman.

e) I. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN);
II. Alemanha e França;
III. Conferência de Potsdam.


Questão 02. A Velha Ordem Mundial: (UERJ) Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um  tranquilizador equilíbrio de terror que é saber de que lado virão os mísseis. A crise atual no mundo é uma crise de nitidez (…). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência…

Luiz Fernando Veríssimo “O Globo”, 13/08/2006.

As características da atual geopolítica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são:

a) assimetria política – corrida espacial – dispersão mundial do poder bélico

b) sectarismo religioso – corrida armamentista – constituição de blocos militares

c) bipolaridade cultural – proliferação nuclear – militarização dos países islâmicos

d) multipolaridade econômica – unipolaridade militar – multiplicação dos conflitos regionais.


Questão 03. A Velha Ordem Mundial: (FGV) “O maior drama histórico contemporâneo reside no abismo entre a atualidade da necessidade de superação do capitalismo e a regressão nas condições da implantação dessa superação. A passagem, dentro do capitalismo, do modelo regulador para o neoliberal e a passagem do mundo bipolar para o unipolar, com o fim do chamado ‘campo socialista’, geraram esse abismo.”

(Emir Sader, “Caros Amigos”, julho de 2006. Ano X, nº 112)São exemplos do quadro político e econômico descrito nesse parágrafo:

a) as atuais políticas públicas implantadas por países pobres que, em sua maioria, conseguiram resolver problemas sociais, como os de educação e saúde, resultados que não foram conquistados por países socialistas.

b) a permanência do modelo centralizador da economia por parte do Estado, por meio das novas agências reguladoras pós privatizações, tal como ocorre no Brasil nos setores de comunicação e energia, por exemplo.

c) o fim do mundo bipolar, característico do período da Guerra Fria, considerado como um modelo neoliberal entre os países capitalistas e, com o fm desse período, as economias mais ricas passaram a adotar políticas intervencionistas sobretudo nas grandes corporações financeiras.

d) a formação do mundo unipolar exemplificado na atualidade pelo acordo entre os países europeus – a União Europeia. Prova disso é o ingresso de nações que adotavam o socialismo e que hoje são neoliberais e  utilizam a moeda única do bloco o Euro.

e) a adoção, por países capitalistas da semiperiferia industrializada, de políticas neoliberais, principalmente na última década do século XX, estratégia que já havia sido adotada pelos países capitalistas mais ricos.


Questão 04. A Velha Ordem Mundial: (Ufrn) O mapa político da Europa passou por mudanças de fronteiras e surgimento de novos países, a partir da reunificação da Alemanha, da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da fragmentação da Iugoslávia e Tchecoslováquia. Essas alterações nas fronteiras desses países ocorreram

a) no período de encerramento da II Guerra Mundial.

b) na fase entre a I e a II Guerras Mundiais.

c) na fase da bipolarização entre EUA e URSS.

d) no período de encerramento da Guerra Fria.


Questão 05. A Velha Ordem Mundial: (Enem) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como

a) Cortina de Ferro.

b) Muro de Berlim.

c) União Europeia.

d) Convenção de Ramsar.

e) Conferência de Estocolmo.


Questão 06. A Velha Ordem Mundial: (UFSCar) A ordem geopolítica mundial que prevaleceu de 1945 até 1991 foi bipolar, marcada pela oposição entre as duas superpotências e pela disputa entre o capitalismo e o socialismo real. Já a nova ordem mundial dos anos 1990 e inícios do século XXI é vista por alguns como monopolar e por outros como multipolar.

a) Defina o que é uma ordem mundial.

b) Explique quais seriam os argumentos utilizados pelos que dizem que a nova ordem é monopolar e pelos que afirmam que ela é multipolar.


Questão 07. A Velha Ordem Mundial: (UFRRJ) Num momento passado, quando a questão ideológica era predominante, era comum classificar os países no lado leste ou no lado oeste do mundo, muito embora essa classificação fosse desmentida pela localização geográfica de alguns. Atualmente, sob uma nova ordem mundial, é mais comum a classificação que separa os países em norte e sul. Explique as razões ideológicas da classificação leste – oeste, esclarecendo ainda a lógica da nova ordem.


Questão 08. A Velha Ordem Mundial: (Ufsc) Sobre as relações de poder entre países, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A queda do muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991 alteraram as relações de poder entre os países e as destes com instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

(02) Atualmente, existem vários conflitos no mundo, todos de cunho eminentemente econômico e religioso, como é o caso dos que ocorrem no Egito, na Síria e no Paraguai.

(04) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criada em 1949 no contexto da Guerra Fria, tinha como objetivo integrar, em um pacto militar, os países capitalistas da Europa ocidental capitaneados pelos Estados Unidos da América. Hoje também fazem parte da OTAN alguns países do leste europeu que eram ligados ao Pacto de Varsóvia.

(08) Um dos principais focos de tensão no Oriente Médio é a histórica luta de um povo sem território — os sionistas — contra um território sem povo — o palestino.

(16) A denominada globalização é um fator que tem redefinido os espaços geográficos locais, regionais, nacionais e mundiais de acordo com as regras impostas pelo neoliberalismo econômico, aprofundado a partir dos anos 1970.

(32) As novas tecnologias de comunicação têm desempenhado importante papel na divulgação de conflitos regionais, como é o caso da chamada “primavera árabe”.


Questão 09. A Velha Ordem Mundial: (IFSP) A partir dos anos de 1990, o fim do mundo bipolar e da Guerra Fria significou a criação de uma nova ordem que pode ser definida como multipolar. Esta nova ordem

a) significou a eliminação automática dos atritos geopolíticos entre as nações.

b) promoveu a retomada das divergências ideológicas entre a Europa e os Estados Unidos.

c) fez surgir vários centros de poder político e econômico no cenário mundial.

d) somou novas lideranças políticas às duas antigas: Estados Unidos e Reino Unido.

e) impediu que países do Sul ascendessem economicamente à condição de emergentes.


Questão 10. A Velha Ordem Mundial: (UFSC) Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

(01) Após a Segunda Grande Guerra, o mundo dividia-se ideologicamente em três grandes blocos: países de economia agroexportadora, sob influência soviética; países industrializados, sob hegemonia norte- americana e ainda os países de economia planejada ou planificada, não filiados a blocos hegemônicos.

(02) Na atualidade, com a denominada globalização, não existem propriamente países dominados e países dominantes, mas um mundo em constante transformação onde a cooperação entre eles se dá de maneira profunda e intensa.

(04) Com o grande desenvolvimento econômico da maioria dos países africanos e latino-americanos associado ao fenômeno da globalização, as fronteiras dos países hegemônicos se tornaram mais permeáveis à entrada de pessoas e produtos, exceto alguns produtos com alta intensidade tecnológica, restritos aos países mais avançados.

(08) Durante os anos 1950 e nas duas décadas seguintes à Guerra Fria, estabeleceu-se um marco diferencial entre grandes blocos de poder: os países que compunham o primeiro mundo (ricos e industrializados), o segundo mundo (países de economia planificada) e o terceiro mundo (países pobres e agroexportadores).

(16) A Guerra Fria foi caracterizada como uma divisão entre os países que compunham a área de influência dos Estados Unidos e outros sob hegemonia da União Soviética.

(32) Na América Latina, durante a Guerra Fria, um dos países que fez frente à influência norte-americana foi Cuba, que levou a cabo sua revolução em 1959.


Confira também nossa seleção de exercícios de Geografia:

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa com todas as Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas do simulado de Geografia sobre A Velha Ordem Mundial:

Resposta do exercício 01. b;

Resposta do exercício 02. d;

Resposta do exercício 03. e;

Resposta do exercício 04. d;

Resposta do exercício 05. a;

Resposta do exercício 06. a) Modo como países ou blocos de países se organizam em suas relações político-econômico-sociais.

b) Monopolar – forte influência da megapotência, os Estados Unidos. Multipolar – Blocos econômicos variados como NAFTA, União Europeia, APEC e Mercosul.

v07) O mundo era dividido em países capitalistas do oeste e socialistas do lado leste. A nova lógica é econômica e surgiu em decorrência da reestruturação do mundo socialista.

Resposta do exercício 08. 01 + 04 + 16 + 32 = 53.

Resposta do exercício 09. c;

Resposta do exercício 10. 08 + 16 + 32 = 56.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário