Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros Exercícios

Questão 01. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (UEL-PR) Aziz Ab’Sáber identificou seis domínios morfoclimáticos e fitogeográficos no Brasil – Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatingas, Araucárias e Pradarias – que apresentam fortes processos de atuação humana, modificando o espaço e inserindo outras práticas, principalmente a agrícola, nessas áreas, quebrando a harmonia presente. O mapa a seguir apresenta a localização desses domínios.

mapa dos seis domínios morfoclimáticos e fitogeográfcos no Brasil

(AB’SÁBER, A. N. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 17.)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a definição de domínio morfoclimático e fitogeográfico para Ab’Sáber.
a) Um conjunto complexo de elementos e fatores químicos, biológicos e sociais que interagem entre si com reflexos recíprocos afetando, de forma direta e muitas vezes visível, os seres vivos.
b) Um conjunto de vegetais adaptado às condições desfavoráveis do clima, que impõe ritmo às funções fisiológicas, através da perda das folhas em determinadas espécies que estão associadas a um conjunto maior.
c) Um conjunto de vegetais presente sob determinada temperatura que influi de forma decisiva na existência e distribuição dos seres vivos, assim como na formação dos ecossistemas densos presentes no Brasil.
d) Um conjunto espacial que se caracteriza pela heterogeneidade de seus componentes, de suas estruturas, fusões e relações que, integrados, formam o sistema do ambiente físico, químico, onde há exploração humana progressiva e regressiva.
e) Um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centenas de milhares de quilômetros quadrados de área – caracterizado por um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas.


Questão 02. (Fuvest-SP) O mapa a seguir representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico.

mapa do trajeto da Ferrovia Transoceânica

FERROVIA TRANSOCÊANICA Revista Agro DBO. São Paulo, junho de 2015.

Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru:
a) Chapadões Florestados, Cerrados, Caatingas, Pantanal, Andes Equatoriais.
b) Mares de Morros, Pantanal, Chaco Central, Andes Equatoriais.
c) Chapadões Florestados, Chaco Central, Cerrados, Punas.
d) Mares de Morros, Cerrados, Amazônico, Andes Equatoriais.
e) Mares de Morros, Cerrados, Caatingas, Amazônico, Punas.


Questão 03. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Puccamp-SP) No globo terrestre há um elevado número de combinações entre o relevo, o clima e a vegetação que produzem domínios morfoclimáticos diferenciados, muitos dos quais existentes no Brasil. Observe o mapa abaixo.

Domínios Morfoclimáticos

mapa dos Domínios Morfoclimáticos exercícios

(Aziz Nacib Ab’Sáber)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o domínio destacado com a letra X.
a) A presença de planícies e depressões caracteriza este domínio que apresenta clima subtropical e vegetação campestre utilizada desde o período colonial por criadores de gado bovino e ovino.
b) O domínio apresenta diversos planaltos, clima subtropical e formação vegetal de araucárias largamente utilizadas durante o século XIX por imigrantes que faziam suas casas e móveis com essa madeira.
c) O domínio das coxilhas se estende por grande extensão. Ali, o relevo apresenta suaves ondulações; a vegetação é marcada por pradarias, em fase de extinção, o que compromete a biodiversidade local.
d) As feições do domínio são diferentes: o relevo é pouco ondulado no leste e mais movimentado no oeste. Sua singularidade é dada pelo clima subtropical e a vegetação herbácea, própria para a pecuária.
e) Planaltos e depressões ocupam o espaço do domínio que apresenta clima tropical de altitude e conta com uma vegetação heterogênea que tem sido sistematicamente devastada pelo agronegócio.


Questão 04. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Unioeste-PR) observe o mapa abaixo e em seguida responda:

mapas regiões e domínios brasileiros

O mapa acima apresenta uma regionalização com base em autores da literatura brasileira e suas respectivas obras. Vários dos autores citados na nota do mapa descreveram em suas obras características físicas da região. Com base nessas regiões, levando-se em consideração suas características fisiográficas e a regionalização do espaço brasileiro, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A regionalização apresentada no mapa acima diferencia-se daquela organizada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, que organizou o Brasil nas chamadas regiões geoeconômicas ou complexos regionais, a qual não seguia as fronteiras das unidades da federação, considerando sobretudo a formação histórica e econômica do País.
( ) A área da Campanha Gaúcha – onde se passa a história da série literária de Érico Veríssimo – pode ser associada ao bioma denominado Campos Sulinos, cujas características principais são vastas extensões de  campos limpos, com uma vegetação rasteira constituída por gramíneas que atingem cerca de 60 cm de altura. Essa vegetação desenvolve-se em função das características do solo e climáticas e é amplamente usada para pecuária.
( ) O chamado Sertão do Cariri, área onde se desenvolve o romance de Ariano Suassuna, pode ser associado com o bioma denominado Caatinga, a vegetação é xerófita e caducifólia, adaptada ao clima semiárido, às limitações do solo e à pouca quantidade de água; nela desenvolvem-se formações rasteiras, arbustos espinhosos e principalmente os cactáceos, sendo uma vegetação muito comum no sertão nordestino.
( ) A área do Sertão dos Confins, com a produção literária de Mário Palmério (Vila dos Confins e Chapadão do Bugre), está localizada no Leste do Estado de Minas Gerais. A Zona do Cacau e o Sertão do Cariri localizam-se dentro da região conhecida como Norte do País; elas abrangem os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará.
( ) No mapa, não se encontra qualquer manifestação literária  nas regiões Sudeste e Norte do País, pois elas localizam-se mais no Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Embora localizado no mapa como Sertão de Goiás com a obra de Bernardo Élis, a área refere-se ao bioma do cerrado.

Assim, de acordo com as alternativas acima, a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
a) V – V – V – F – F.
b) V – F – V – F – V.
c) V – V – F – F – V.
d) F – F – V – V – V.
e) V – F – V – F – F.


Questão 05. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (CFT-MG) A questão refere-se à correlação entre a figura e o mapa a seguir.

esquema de um domínio morfoclimatico brasileiro

MICHALANY, Douglas et all. História e Geografia do Brasil. São Paulo: Michalany, p. 434.

mapa do brasil e dominios morfoclimaticos

Aziz Ab’Sáber

Com base na análise das imagens, pode-se concluir, corretamente, que o tipo de vegetação representado caracteriza o domínio morfoclimático de número:
a) 1.
b) 2.
c) 4.
d) 5.


Questão 06. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Unesp) Observe o mapa.
Domínio Morfoclimáticos e Províncias Fitogeográficas do Brasil

Domínio Morfoclimáticos e Províncias Fitogeográficas do Brasil

ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 1998.

Assinale a alternativa que contém os domínios morfoclimáticos intertropicais.
a) I, II, III e IV.
b) I, II, IV e V.
c) I, II, IV e VI.
d) I, II, V e VI.
e) III, IV. V e VI.


Questão 07. (Mackenzie-SP) Até meados do século XX, a mais importante atividade econômica era a pecuária extensiva tradicional, implantada desde o século XVIII. Embora a atividade ainda não seja prejudicial ao equilíbrio ecológico, a introdução do gado nelore permitiu um aumento da produção, exigindo obras para o escoamento de carne e leite. A agricultura também tem-se expandido e é praticada de forma inadequada, com o emprego indiscriminado de agrotóxicos. Outra ameaça é a exploração de minérios.
Igor Moreira

Identifique o ecossistema a que se refere o texto.
a) Amazônia.
b) Caatinga.
c) Pantanal.
d) Campos e mata de Araucária.
e) Mata Atlântica.


Questão 08. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Fuvest-SP) Observe o mapa do Brasil sobre os domínios morfoclimáticos.

mapa do Brasil sobre os domínios morfoclimáticos

AB’SABER, 1969.

a) Identifique o domínio morfoclimático apontado no mapa.
b) Apresente duas de suas características que, associadas à ocupação no estado de São Paulo, desencadearam degradação ambiental. Explique.


Questão 09. (Unicamp-SP) O Brasil é um país de grande extensão territorial, marcado por uma diversidade de paisagens naturais que configuram diferentes domínios morfoclimáticos.
a) O que são domínios morfoclimáticos?
b) O que é uma faixa de transição morfoclimática?
c) Cite três domínio morfoclimáticos existentes no Brasil.


Questão 10. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Unicamp-SP)
No Brasil, a mata dos Pinhais cobria originalmente uma área superior a 100 mil km2 ou 100 milhões de hectares. Atualmente, calcula-se que sobraram apenas cerca de 300 km2 ou 300 mil hectares desse domínio vegetal, ou seja, apenas 0,3% da cobertura original.
ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 1998. Adaptado.

a) Qual é a área de ocorrência original desse domínio vegetal?
b) Cite pelo menos duas características do domínio morfoclimático onde ocorre esse tipo de cobertura vegetal.
c) Quais as atividades econômicas que têm sido responsáveis pela devastação da mata dos Pinhais?

🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.

Gabarito com as resposta dos Exercícios de geografia sobre os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros:

Gabarito do exercício 01. e;
Gabarito do exercício 02. d;
Gabarito do exercício 03. b;
Gabarito do exercício 04. a;
Gabarito do exercício 05. c;

Gabarito do exercício 06. a;
Gabarito do exercício 07. c;

Gabarito do exercício 08. a) O domínio apontado no mapa é denominado mares de morros ou mar de morros (áreas mamelonares tropicais atlânticas florestadas).

b) O relevo íngreme representado pelos mares de morros foi ocupado de maneira desordenada pela população da baixa renda, provocando o desmatamento das encostas, que se tornaram mais suscetíveis nos períodos chuvosos aos escorregamentos (deslizamentos) ou movimentos de massa que geram grandes danos materiais e mortes.

Gabarito do exercício 09. a) Os domínios morfoclimáticos correspondem a interação entre os elementos naturais (relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos), em uma determinada área que pode ser denominada área core ou nuclear.

b) Uma faixa de transição morfoclimática corresponde a uma mescla de elementos naturais de mais de um domínio morfoclimático.

c) Os domínios morfoclimáticos são: amazônico, cerrados, mares de morros, caatingas, araucárias e pradarias.

Gabarito do exercício 10. a) A área de ocorrência original da mata das araucárias é o planalto subtropical úmido na região sul do Brasil.

b) A área core desse domínio possui o clima subtropical úmido, o relevo corresponde aos planaltos e chapadas da bacia do Paraná e abrange parte das bacias hidrográficas do Paraná e Uruguai.

c) A devastação da mata dos Pinhais ou das Araucárias pode ser associada à extração da madeira, a expansão urbana e a expansão agropecuária.
Observação: A mata dos Pinhais juntamente com a mata Atlântica é considerada um *hotspot (área biodiversa muito devastada). *O cerrado também é considerado um hotspot.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário