América Inglesa 10 Atividades com Gabarito

Questão 01 sobre a América Inglesa: (UFMG–2007) Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das colônias inglesas da América do Norte:

mapa intercâmbios comerciais das colônias inglesas da América do Norte

Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
A) as Antilhas britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos quanto nos intercâmbios comerciais das colônias inglesas da América do Norte.

B) as colônias inglesas do Norte e do Centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das colônias inglesas do Sul, que estavam isoladas.

C) o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas colônias inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de aplicação das Leis de Navegação por parte da metrópole.

D) os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão de obra barata.


Questão 02. (UEG-GO) Seja qual for o termo utilizado para descrever o encontro de indígenas e europeus no continente americano no final do século XV, é consenso que seu resultado foi, ao mesmo tempo, lucrativo para os europeus e desastroso para as populações indígenas. Sobre as consequências de tal encontro, analise as seguintes proposições:

I. A colonização da América do Norte foi empreendida por famílias inglesas em fuga da Inglaterra por causa das perseguições religiosas. Ao implementá-la, os colonos dizimaram grande parte da população nativa, considerada um empecilho para os seus interesses.

II. A estrutura básica da economia colonial na América do Norte foi a pequena propriedade fundamentada no trabalho familiar, na policultura e em uma indústria rudimentar, principalmente na área têxtil.

III. A partir da descoberta da América, pode-se notar o interesse da Igreja em cristianizar os nativos, preservando as culturas locais, ao mesmo tempo em que se introduzia pacificamente a nova religião.

IV. Nas possessões portuguesas, houve pouco interesse na efetiva ocupação do território, devido à prioridade dada pelo reino lusitano ao comércio com as Índias e ao fato de não terem sido encontrados metais preciosos nos primeiros contatos.

Assinale a alternativa correta.
A) As proposições I, II e III são verdadeiras.
B) As proposições II, III e IV são verdadeiras.
C) As proposições I, II e IV são verdadeiras.
D) As proposições I e III são verdadeiras.
E) Todas as proposições são verdadeiras.


Questão 03 sobre a América Inglesa: (UEL-PR) É bem verdade que outros colonizadores europeus estavam também ocupando espaços, mas impressiona, no caso da América Inglesa, a velocidade assim como a variedade das formas de ocupação e de atividades econômicas. Impressiona também a convicção de um direito divino, assim como de uma missão especial desse povo na América. Essa crença na própria excepcionalidade resultava de uma tradição religiosa (puritana) que realçava a realização da virtude individual, assim como de uma tradição republicana que fundava as instituições políticas na ação e na vontade de homens livres.
MOURA, Gerson. Estados Unidos e América Latina. São Paulo: Contexto, 1991. p. 11.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonização das Américas Anglo-saxônica, Portuguesa e Hispânica, é correto afirmar:
A) As colonizações das Américas estiveram fortemente marcadas por uma cultura urbana, sendo que, desde o início, a penetração rumo ao interior e a fundação de cidades, com suas instituições políticas, foram os aspectos que as aproximaram.

B) A colonização da América Anglo-saxônica recebeu famílias camponesas pobres endividadas, burguesas ou nobres, vítimas de perseguições político-religiosas; no entanto, em ambos os casos, colonizar foi sinônimo de dominação econômica, política e religiosa.

C) As concepções políticas e religiosas semelhantes nas colonizações das Américas foram decisivas para estruturar modelos de desenvolvimento similares, de valorização das capacidades individuais.

D) Nas Américas Hispânica e Portuguesa, a adoção da escravidão negra e do catolicismo subverteu o modo de colonizar ibérico e explica os eficientes processos de emancipação política nos diferentes países latino-americanos.

E) Ao contrário dos povos que colonizaram a América Anglo-saxônica, aqueles que colonizaram as Américas Hispânica e Portuguesa foram incapazes de desenvolvê-las economicamente, em razão das disposições naturais adversas nelas encontradas, como o clima e as condições geográficas.


Questão 04. (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas colônias do Sul, é correto afirmar:

A) Baseavam-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveram uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.

B) Baseavam-se em uma forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

C) Baseavam-se em uma economia escravista, voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

D) Consolidaram-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

E) Caracterizaram-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.


Questão 05 sobre a América Inglesa: (Fatec-SP) A colonização inglesa começou tardiamente, por causa dos problemas políticos internos, mas vários fatores impulsionaram a ocupação da América do Norte, entre os quais:

A) o controle total da colonização pelo Estado, que criou, para isso, as Companhias de Londres e Plymouth.

B) o desenvolvimento de grandes propriedades de produtos tropicais, tabaco e arroz, no Norte, e de pequenas propriedades dirigidas pelos encomenderos, no Sul.

C) a administração colonial a cargo dos vice-reis, que tinham na escravidão por contrato a principal fonte de trabalho.

D) certo grau de liberdade que gozavam as colônias dentro do monopólio mercantilista, liberdade essa que começou a sofrer restrições com os Atos de Navegação.

E) o estabelecimento de colônias no Caribe, além das Treze Colônias, e a ocupação de posições importantes no Oriente.


Questão 06. (Mackenzie-SP) São características das colônias de povoamento implantadas no continente americano a partir do século XVII:

A) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e pacto colonial.

B) pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão de obra livre.

C) grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na metrópole, monocultura e trabalho escravo.

D) trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo exclusivo colonial e latifúndio monocultor.

E) pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão de obra livre.


Questão 07. (Mackenzie-SP) Ao longo da história da humanidade, as perseguições aos opositores de regimes políticos despóticos têm sido a marca de várias sociedades. No século XXI, as guerras, a intolerância religiosa e étnica e, principalmente, as desigualdades econômicas que separam os países ricos dos pobres acabam forçando grandes contingentes de população a mudar de país e de vida.
Na Idade Moderna, no século XVII, uma região do planeta serviu de abrigo para uma população que era expulsa dos campos e perseguida por conflitos religiosos e políticos.

Essa região era a:
A) Austrália.
B) América do Norte.
C) África do Sul.
D) Europa Central.
E) Ásia.


Questão 08 sobre a América Inglesa: (Enem–2008) Na América Inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas  iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América Portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América Inglesa quanto na Portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo e, muitas vezes, escravizados. No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América Portuguesa:

A) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América Inglesa.
B) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América Inglesa.
C ) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América Inglesa.
D) diferenciaram-se dos indígenas da América Inglesa por terem suas terras devolvidas.
E) resistiram, como os indígenas da América Inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.


Questão 09. Observe o mapa a seguir, que representa o comércio triangular realizado pelas Treze Colônias inglesas:

mapa comércio triangular realizado pelas Treze Colônias inglesas

DAVIDSON, Brasil. À descoberta do passado de África. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A respeito do comércio representado no mapa anterior e de outros conhecimentos acerca da colonização inglesa, pode-se afirmar que:
A) o interesse mercantilista britânico, estruturado na produção manufatureira de tecidos, teve seu êxito atendido a partir da estrutura comercial da região colonial.

B) a nítida diferenciação econômica das áreas Norte e Sul das Treze Colônias não inviabilizou a integração comercial das regiões.

C) a negligência salutar inglesa se manifestou na medida em que o comércio envolvendo as Treze Colônias era desvinculado de regiões colonizadas por outras metrópoles.

D) a rica participação do açúcar brasileiro no comércio triangular colaborou para as invasões estrangeiras no Brasil, como exemplifica os casos holandês e francês.

E) o intenso controle britânico das atividades comerciais inglesas possibilitou a liberação de recursos para a metrópole, contribuindo para a acumulação primitiva de capital.


Questão 10 sobre a América Inglesa: (UNESP-SP) No decorrer dos séculos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa provocaram a separação entre os cristãos, tendo como consequências muitos conflitos políticos e sociais. Está associada a esse movimento religioso:

A) a colonização de parte do território do que são, atualmente, os Estados Unidos.
B) a independência das colônias americanas.
C) a instalação da Inquisição nas colônias espanholas.
D) a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas.
E) a ação dos missionários contra a escravidão indígena.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas dos exercícios de História Mundial sobre América Inglesa:

01. C;

02. C;

03. B;

04. C;

05. D;

06. B;

07. B;

08. A;

09. B;

10. A

Deixe um comentário