Questão 01 sobre Herança dos Pares de Alelos: UFBA – Os primeiros estudos quantitativos sobre hereditariedade foram realizados por Mendel, cuja metodologia se caracterizava pela análise peculiar dos dados obtidos e cujas generalizações estabeleceram os fundamentos da ciência da hereditariedade.
Em relação ao trabalho de Mendel, pode-se afirmar:
(01) A forma recessiva de um caráter presente em apenas um dos genitores será expressa em toda a sua descendência.
(02) O aparecimento da forma recessiva em F2, numa proporção definida, foi a evidência que sustentou o princípio da segregação dos fatores.
(04) A ocorrência de recombinantes na descendência de diíbridos demonstra a segregação independente dos fatores estudados por Mendel.
(08) A presença de fenótipos contrastantes, na F1, reforça a idéia da mistura de fatores na expressão de um caráter.
(16) O grande número de descendentes a cada geração de ervilhas dificultou as generalizações propostas por Mendel.
(32) Os princípios enunciados por Mendel reforçaram as idéias sobre hereditariedade vigente no século XIX.
(64) A aplicação do raciocínio matemático na interpretação dos dados conferiu originalidade ao trabalho de Mendel.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 02. UESC-BA – As sementes lisas, em Pisum sativum, são farináceas, enquanto as sementes rugosas são adocicadas. O alelo R, que condiciona a semente lisa, corresponde a um gene, codificador de uma enzima, que converte a maltose em amido, e o alelo r corresponde a uma forma mutante desse gene e codifica uma enzima inativa. A observação microscópica dos grãos de amido, nas sementes lisas, revelou que eles se diferenciam conforme a condição homozigótica ou heterozigótica.
Essas diferenças podem ser explicadas porque:
a) todo o amido, nos indivíduos rr é convertido em maltose.
b) a concentração da enzima ativa é menor nos heterozigotos do que nos homozigotos RR.
c) os alelos interagem produzindo uma característica intermediária.
d) os grãos rr são mais adocicados pela presença de um monossacarídeo.
e) o alelo r é inibido pelo R.
Questão 03 sobre Herança dos Pares de Alelos: U. E. Ponta Grossa-PR – De acordo com as Leis de Mendel, assinale o que for correto:
01) Indivíduos com genótipo RVrv produzem gametas R, V, r e v.
02) Indivíduos com genótipo RVrV produzem gametas RV e rV.
04) Indivíduos com genótipo Rr produzem gametas Rr, RR e rr.
08) Indivíduos com genótipo Vv produzem gametas Vv.
16) Indivíduos com genótipo RVRV só produzem um tipo de gameta.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 04. U. E. Londrina-PR – Considere quatro pares de genes que segregam de maneira independente. Nessas condições, um indivíduo que apresente o genótipo AaBBcDD produzirá gametas ABCD com a freqüência de:
a) 75%
b) 50%
c) 25%
d) 12%
e) 6,25%
Questão 05 sobre Herança dos Pares de Alelos: Unifor-CE – Em determinado animal, pelagem escura é condicionada por um alelo dominante e a clara, pelo recessivo. Cauda longa é determinada por um alelo dominante e a curta, pelo alelo recessivo. Cruzando-se indivíduos duplo-heterozigóticos com indivíduos com características recessivas, obtiveram-se:
25% pelagem escura e cauda longa
25% pelagem escura e cauda curta
25% pelagem clara e cauda longa
25% pelagem clara e cauda curta
Esses resultados sugerem tratar-se de um caso de
a) herança quantitativa.
b) interação gênica.
c) segregação independente.
d) genes em ligação completa.
e) genes em ligação incompleta.
Questão 06. UFRS – Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a) 4 – 4 – 8 – 8 – 8
b) 4 – 2 – 8 – 4 – 4
c) 2 – 4 – 16 – 8 – 8
d) 4 – 2 – 8 – 2 – 4
e) 2 – 4 – 16 – 4 – 8
Questão 07 sobre Herança dos Pares de Alelos: MACKENZIE-SP – Uma mulher albina e destra casa-se com um homem com pigmentação normal e destro, cujo pai era albino. O casal tem uma filha canhota. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Tanto o albinismo como o uso da mão direita são devidos a genes recessivos.
b) A chance desse casal ter uma criança albina é de 25%.
c) Esse casal não pode ter um filho destro.
d) A chance de nascer uma criança de sexo masculino, albina e canhota é de 6,25%.
e) Como esse casal já tem uma filha canhota, não há possibilidade desse fenótipo se repetir em outra criança.
Questão 08. Unicap-PE – Julgue as afirmativas:
a) ( ) Do cruzamento entre dois indivíduos de genótipos AaBb e Aabb, a probabilidade de nascer um descendente de genótipo aaBb é de 12,5%.
b) ( ) As drosófilas (moscas-das-frutas) apresentam o mesmo tipo de determinação cromossômica para o sexo que a encontrada na espécie humana.
c) ( ) Na espécie humana, a freqüência do daltonismo é de, aproximadamente, 0,25%, nos homens, enquanto que, nas mulheres, é de cerca de 5%.
d) ( ) A translocação consiste na troca de pedaços entre cromossomos homólogos.
e) ( ) Nos casos em que a gene epistático é recessivo, no seu par de alelos a epistasia é denominada recessiva.
Questão 09. Unifor-CE – Nos porcos, o alelo dominante F determina cascos não-fendidos e o recessivo f, cascos fendidos; o alelo dominante P condiciona pelagem branca e o recessivo p, pelagem preta.
Sabendo-se que esses genes são autossômicos e segregam-se independentemente, o cruzamento que poderia originar uma descendência com proporção fenotípica de 1 : 1 : 1 : 1 é:
a) FFPP x FfPp
b) FFPP x ffpp
c) FfPp x ffpp
d) FfPp x FfPp
e) Ffpp x Ffpp
Questão 10 sobre Herança dos Pares de Alelos: MACKENZIE-SP – Em morganídeos, a análise de um cromossomo resultou nos seguintes valores de distâncias entre os genes: A–B – 15; B–C – 30; B–D – 85. Espera-se que a maior e a menor taxa de recombinação ocorram, respectivamente, entre os genes:
a) A e D; A e B.
b) B e D; B e C.
c) B e C; A e B.
d) A e D; B e D.
e) B e D; A e B.
🔵 >>> Veja a lista completa de exercícios sobre Genética.
Gabarito com as respostas das questões de Genética sobre Herança dos Pares de Alelos:
Gabarito do exercício 01. 02+04+64=70;
Gabarito do exercício 02. B;
Gabarito do exercício 03. 02 + 16 = 18;
Gabarito do exercício 04. C;
Gabarito do exercício 05. C;
Gabarito do exercício 06. D;
Gabarito do exercício 07. D;
Gabarito do exercício 08. V-V-F-F-V;
Gabarito do exercício 09. C;
Gabarito do exercício 10. E;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína