Questão 01. Unicamp-SP. Questões sobre a Segunda Lei de Mendel:
Sabe-se que, em coelhos, o gene L faz os pelos se mostrarem curtos, enquanto o seu alelo recessivo £ torna os pelos longos. Num outro par de alelos (situado em outro par de cromossomos), está o gene M, responsável pela cor negra do pelo, e o seu alelo recessivo
m, que torna o pelo marrom. Se de um ca-sal de coelhos de pelo curto e negro resultar uma cria de pelo longo e marrom, que se poderá concluir em relação aos genótipos dos cruzantes?
Questão 02. UCBA. Um casal tem o seguinte genótipo: macho: AaBbCC; fêmea: aaBbcc. A probabilidade de esse casal ter um filho portador do gene bb é:
Questão 03. UFU-MG. Questões sobre a Segunda Lei de Mendel:Em experimentos envolvendo três características independentes (tri-hibridismo), se for realizado um cruzamento entre indivíduos AaBbCc, a frequência de descendentes AABbcc será igual a:
Questão 04. Fuvest-SP. Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D e homozigoto dominante para o gene F. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Entre os gametas que poderão se formar, encontraremos apenas a(s) combinação(ões):
a. AdF
b. AADDFF
c. AaddFF
d. AdF e adF
e. ADF e adf
Questão 05. UFRGS-RS. Questões sobre a Segunda Lei de Mendel:Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a.4-4-8-8-8
b.4-2-8-4-4
c.2-4-16-8-8
d.4-2-8-2-4
e.2-4-16-4-8
Questão 06. Mackenzie-SP. Em cobaias, a pelagem preta é condicionada por um gene dominante sobre o gene que condiciona pelagem marrom; o gene que condiciona pelo curto é dominante sobre o que condiciona pelo longo. Uma fêmea de pelo marrom, curto, que já tinha tido filhotes de pelo longo, foi cruzada com um macho di-híbrido. Entre os filhotes produzidos, a proporção esperada de indivíduos com pelagem preta e curta é de:
Questão 07. Fuvest-SP. Numa espécie de planta, a cor amarela da se-mente é dominante sobre a cor verde, e a textura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Os lócus dos genes que condicionam esses dois caracteres estão em cromossomos diferentes.
Da autofecundação de uma planta duplo heterozigota, foram obtidas 800 plantas. Qual o número esperado de plantas:
a. com sementes verdes rugosas;
b. com sementes amarelas.
Questão 08. UEBA. Questões sobre a Segunda Lei de Mendel:Na ervilha-de-cheiro, sementes amarelas são dominantes sobre sementes verdes, e se-mentes lisas são dominantes sobre sementes rugosas. Plantas homozigotas com sementes amarelas lisas foram cruzadas com plantas com sementes verdes rugosas. A geração F1 foi autofecundada, produzindo a geração F2 contendo 200 plantas com sementes de fenótipo duplo recessivo. O número total esperado de plantas na geração F2 é de:
a. 400
b. 600
c. 1.800
d. 3.200
e. 4.800
Questão 09. PUC-SP. Dois caracteres com segregação independente foram analisados em uma família: grupos sanguíneos do sistema ABO e miopia. A partir dessa análise, obtiveram-se os seguintes dados:
I. 1, 2 e 3 pertencem ao grupo O.
II. 4 pertence ao grupo AB.
III. 4 e 5 são míopes.
Qual a probabilidade de o casal 5 e 6 ter uma criança do grupo sanguíneo O e míope?
Questão 10. UEL-PR. Questões sobre a Segunda Lei de Mendel:Em tomates, foi identificado um mutante denominado de ‘firme’ por apresentar os frutos com polpas firmes, conferindo maior tempo de duração pós-colheita. Este caráter é governado por um gene recessivo (f), localizado no cromossomo 10. Outro gene, situado no cromossomo 2, controla a cor do fruto, sendo o alelo para cor vermelha (A) dominante em relação à cor amarela (a). Sabendo que estas características são úteis em programas de melhoramento, um pesquisa-dor realizou dois cruzamentos entre plantas de frutos vermelhos e polpas normais. Os resultados observados estão no quadro a seguir:
Por que, nos cruzamentos, os fenótipos dos genitores, mesmo sendo iguais, originaram proporções fenotípicas diferentes nos descendentes?
Não deixe de conferir outras listas de Exercícios sobre as Leis de Mendel:
- Parte 02 – Lista de exercícios sobre a Segunda Lei de Mendel;
- Primeira Lei de Mendel Exercícios com Gabarito;
- Interação Genética Exercícios Respondidos;
- Di-Hibridismo e Poli-Hibridismo Exercícios Respondidos;
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.
Gabarito com as respostas das Questões sobre a Segunda Lei de Mendel para passar no Enem e Vestibular:
Resolução do exercício 01:
Resolução do exercício 02. A;
Resolução do exercício 03. E;
Resolução do exercício 04. D;
Resolução do exercício 05. D;
Resolução do exercício 06. D;
Resolução do exercício 07:
Resolução do exercício 08. D;
Resolução do exercício 09. C;
Resolução do exercício 10. As proporções fenotípicas diferentes observa-das entre os dois cruzamentos ocorrem devido à segregação independente dos genes, por estarem situados em cromossomos diferentes. As proporções nos descendentes são diferentes devido ao fato de, no primeiro cruzamento, os genitores serem duplos heterozigotos (heterozigotos nos dois lócus) e, no segundo cruzamento, apenas o lócus para a consistência da polpa é heterozigoto.
É possível expressar o raciocínio demonstrando os possíveis genótipos. Assim, uma opção de resposta para o questionamento “a” seria: As proporções feno-típicas diferentes observadas entre os dois cruzamentos ocorrem devido à segregação independente dos genes. No primeiro cruzamento, a proporção 9:3:3:1 significa que os genitores são heterozigotos para os dois lócus AaFf x AaFf, originando descendente com o seguintes genótipos: (O traço significa A ou a / F ou f.)
9 frutos vermelhos e polpas normais : 9 A_ F_; 3 frutos vermelhos e polpas firmes: 3A_ff; 3 frutos amarelos e polpas normais : 3 aaF_; 1 fruto amarelo e polpa firme: 1 aaff.
No segundo cruzamento, a proporção 3:1 decorre da segregação apenas da característica consistência da polpa, podendo os genitores ter os possíveis genótipos: AAFf x AaFf ou AAFf x AAFf, originando os descendentes com os seguintes genótipos: (O traço significa A ou a / F ou f.) 3 frutos vermelhos e polpas normais: 6/8 A_ F_ ou 3/4 AA F_, respectivamente; l fruto vermelho e polpa firme: 2/8 A _ff ou 1/4 AAff, respectivamente.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína