Questão 01. Urbanização e Metropolização: U.F. Juiz de Fora-MG – Segundo projeção da ONU, em 2025 teremos 61% da população mundial vivendo em cidades. Em 1975, esse índice era de 37%. Das 21 maiores metrópoles do mundo la estão em países subdesenvolvidos. Ainda segundo a ONU, em 2025 haverá 527 grandes cidades, sendo 2/3 delas localizadas nos países menos desenvolvidos.
É correto afirmar, exceto:
a) O maior número de cidades grandes nos países menos desenvolvidos é consequência dos programas de incentivo para aquisição de moradia, financiados pelo FGTS.
b) Os dados das projeções indicam que o ritmo da urbanização continuará forte no início do milênio.
c) Na América Latina, Ásia e África, apesar do aumento da urbanização, o número de moradores vivendo em pobreza absoluta cresceu na última década.
d) O processo de urbanização acelerada no mundo está fazendo surgir as cidades globais.
Questão 02. UnB-DF
A urbanização do território é a difusão mais ampla no espaço das variáveis dos nexos modernos.
Milton Santos. A urbanização brasileira Hucitec. 1993.
A expressão “variáveis dos nexos modernos”, empregada na citação acima, refere-se:
( ) aos sistemas de informação em tempo real, que constituem um dos alicerces do circuito global da economia mundial.
( ) ao alto índice de crescimento da produtividade na produção, o qual permite às indústrias de ponta uma localização geográfica privilegiada, junto às fontes de matérias-primas.
( ) à revolução tecnológica, que permitiu a separação geográficas das fases de concepção, execução e consumo da produção industrial globalizada.
( ) À produção flexível e à desregulamentação do mercado de trabalho, as quais proporcionaram a produção em massa e o aproveitamento em largas escala da mão-de-obra dos países em desenvolvimento.
( ) À concepção da questão ambiental, tratada politicamente, no âmbito das fronteiras internas de cada país.
Questão 03. Urbanização e Metropolização: PUC-RJ – Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:
1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.
2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de l milhão de habitantes.
3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.
4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias Estão corretas as alternativas:
a) l e 3;
b) 2 e 4;
c) l, 2 e 3;
d) 2, 3 e 4;
e) l, 2, 3 e 4.
Questão 04. U. Salvador-BA – Sobre metrópoles e regiões metropolitanas do Brasil, pode-se afirmar:
( ) O crescimento urbano pode absorver áreas rurais e cidades próximas, gerando áreas conurbadas.
( ) A integração de uma grande capital com os municípios vizinhos e a exigência de um planejamento fez surgir no Brasil as regiões metropolitanas.
( ) A Região Metropolitana de Salvador é composta pela integração de dez municípios.
( ) As regiões metropolitanas criadas no Brasil corresponderam às capitais dos Estados onde o processo de urbanização era mais intenso.
( ) As regiões metropolitanas sofrem um decréscimo em sua população, porque a violência urbana vem provocando a volta do homem para o campo.
Questão 05. Urbanização e Metropolização: UnB-DF – Para atender às demandas urbano-industriais, a produção agrícola no Brasil passou por muitas transformações importantes nas últimas décadas, provocando mudanças na organização espacial da atividade rural. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
a) A política governamental de formação de frentes pioneiras caracterizou-se pelo assentamento de produtores familiares em pequenas propriedades.
b) Da forma como foi conduzida, a modernização das atividades agrícolas contribuiu para acentuar a concentração fundiária.
c) O processo de expansão das culturas da soja e da cana-de-açúcar a partir da década de 80 foi um fator importante para preservar a existência de pequenas propriedades.
d) Verifica-se, atualmente, uma tendência de diminuição da concentração da propriedade da terra rural, devido a inovações científicas e tecnológicas que permitem o aproveitamento otimizado de pequenas ares com alta produtividade.
Questão 06. Urbanização e Metropolização: UFBA – O meio ambiente urbano é caracterizado por condições físicas extremamente alteradas, ao tempo em que são criadas novas condições geoecológicas.
Com base nessa concepção e nas alterações ambientais e suas conseqüências, pode-se afirmar:
01. A redução da permeabilidade da superfície e a verticalização do espaço, introduzidas no solo urbano, provocam um aumento considerável do escoamento superficial, o que favorece as inundações nas partes mais baixas e reduz a circulação e a velocidade do vento.
02. A ampliação desordenada dos espaços urbanos, aliada à ausência de uma infra-estrutura adequada, nas áreas periféricas, constitui fator responsável pela degradação ambiental, repercutindo na baixa qualidade de vida da população.
04. O aumento das temperaturas médias, associado a uma grande quantidade de edificações e de poluentes em suspensão, ocasiona a formação de ilhas de calor e freqüentes episódios de desorganização espacial.
08. O intenso assoreamento do leito dos rios e o lançamento de canais efluentes proporcionam maior vazão às águas correntes e contribuem para sua progressiva despoluição.
16. A vulnerabilidade do solo aos processos erosivos, devido à ocupação desordenada particularmente nas encostas, propicia o surgimento das chamadas “áreas de risco”.
32. A expansão imobiliária, reduzindo a cobertura vegetal, provoca a atenuação das temperaturas locais e um significativo aumento da evapotranspiração.
64. A grande concentração de indústrias poluidoras em torno das metrópoles acarreta uma modificação no regime das chuvas e um aumento significativo nas horas de insolação.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 07. UFMG – Em Geografia, as metrópoles são definidas por uma série de características. Com base nessas características, poucas das cidades brasileiras são consideradas metrópoles.
Considerando as metrópoles brasileiras, é incorreto afirmar que elas:
a) têm equipamentos urbanos numerosos e variados, capazes de suprir a quase totalidade das necessidades da sua população;
b) apresentam uma área central, cujo fluxo de veículos, em geral intenso, varia consideravelmente ao longo do dia;
c) formam uma mancha urbana de densidade demográfica homogênea, que se estende, de forma contínua, pelos municípios da região metropolitana;
d) exercem influência sobre vasta área geográfica, quase sempre mais ampla que o território dos seus estados.
Questão 08. Urbanização e Metropolização: U. Católica de Salvador-BA – Com base nos conhecimentos sobre espaço urbano, hierarquia urbana e urbanização, pode-se afirmar:
a) A urbanização é consequência direta do crescimento vegetativo, não sofrendo influência da revolução técnico-científica nem do êxodo rural.
b) As cidades mais populosas do mundo, estão nos países desenvolvidos, pois, nos subdesenvolvidos, o seu ritmo de crescimento é lento.
c) A urbanização e o crescimento urbano são, na realidade, dois processos idênticos, pois o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.
d) A urbanização brasileira vem produzindo a multiplicação de empregos e grandes negócios, tendo como característica o trabalho especializado.
e) A urbanização acentuada no Brasil, nas últimas décadas, ocasionou um “inchaço” nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
Questão 09. UnB-DF – A integração territorial no Brasil introduz uma nova configuração da urbanização. Analisando as características do novo patamar integração territorial do sistema urbano brasileiro, julgue os seguintes itens.
( ) Tem aumentado o número cidades. Locais e centro regionais que tendem a crescer com taxas de urbanização maiores que as das metrópoles.
( ) O padrão de urbanização no Nordeste, que concentra população nas cidades da faixa litorânea, deve-se principalmente à expansão da indústria paulista e a necessidade de mão-de-obra barata, que atrai a população do interior nordestino.
( ) A melhor ou pior qualidade de vida das populações nos diferentes espaços urbanos está relacionada à distribuição de renda e aos padrões de trabalho e salário.
( ) O processo de urbanização está condicionado pelo ritmo e pela forma do crescimento e da distribuição espacial da população, sendo nele irrelevante o desenvolvimento das atividades produtivas.
Questão 10. Urbanização e Metropolização: U. Católica-DF – A partir das ideias do fragmento da música de Guilherme Arantes, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.
BRASÍLIA
(…)
Tuas cidades-satélites
Mostram o quanto és uma aberração,
Vivem à margem da luta luxúria,
Onde corre o poder da nação.
(…)
( ) Os fluxos populacionais diários entre a periferia e o centro de Brasília caracterizam-se como migrações pendulares.
( ) O entorno do Distrito Federal tem apresentado taxas de crescimento populacional anual inferiores à média nacional.
( ) Nas cidades dormitórios, as ofertas de emprego se dão, quase sempre, no setor secundário da economia.
( ) A música de Guilherme Arantes ilustra de maneira adequada a organização espacial do Distrito Federal, onde a segregação social é intensa.
( ) O processo de ocupação irregular do solo tem contribuído para o agravamento da questão ambiental no Distrito Federal com a contaminação de lençóis freáticos, erosão dos solos e assoreamento de mananciais.
🔵 >>> Confira nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas do simulado de Geografia sobre Urbanização e Metropolização:
01. a;
02. C – E – C – E – E;
03. e;
04. V – V – V – V – F;
05. b;
06. 23;
07. c;
08. e;
09. C – E – C – E;
10. V – F – F – V – V;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína