Geografia das Américas 10 Questões Respondidas

Questão 01. (PUC-Campinas). Geografia das Américas: As crises econômicas dos anos 1970 e 1980 revelaram a transformação na dinâmica espacial dos Estados Unidos: o peso demográfico do Nordeste caiu de 46 para 40% entre 1950/1980 e seu peso industrial de 68 para 48%. O “Manufacturing Belt” perdeu sua substância em benefício do sul e oeste americanos. Esse rearranjo espacial nos Estados Unidos foi devido, entre outros fatores:

a) à procura de novas bases energéticas (petróleo no Golfo do México e na Califórnia), à descentralização estratégica e no interesse pela região do Pacífico.

b) à maior facilidade de recrutar mão-de-obra imigrante (mexicanos, cubanos e asiáticos), à reestruturação fundiária nas Planícies Centrais e à ampliação da zona de influência econômica norte-americana.

c) à redução das grandes áreas monocultoras (os belts do meio oeste e sul), à presença de estados que facilitam o controle sindical e à forte intervenção federal;

d) ao surgimento de uma nova megalópole (São Francisco-Los Angeles), à modernização do parque siderúrgico e ao deslocamento das principais rotas marítimas para o Pacífico;

e) à necessidade de reduzir as diferenças regionais, à privatização da infraestrutura básica (energia e ferrovias) e à formação de zonas de livre comércio.


Questão 02. (Unaerp) O Canadá e os EUA formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os EUA, o Canadá foi colonizado principalmente por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:

1. O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos EUA, que controlam amplos setores da atividade industrial.

2. A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo.

3. A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa.

4. 90% da população concentra-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.

Assinale uma das alternativas.
a) 1 e 2 são corretas.
b) 2 e 3 são corretas.
c) 2, 3 e 4 são corretas.
d) 1, 2 e 3 são corretas.
e) 1, 3 e 4 são corretas.


Questão 03. (Fuvest)). Geografia das Américas: No processo de formação de seu território, os EUA incorporaram vastos espaços que  originalmente não pertenciam à Inglaterra. Pertenceram, respectivamente, à França e ao México as áreas assinaladas com os números:

mapa processo de formação do territorio americano

a) 2 e 3
b) 1 e 3
c) 4 e 5
d) 4 e 6
e) 5 e 6


Questão 04. (Mackenzie) Nova região industrial dos Estados Unidos, tem o seu desenvolvimento baseado nos grandes lençóis petrolíferos da área. Suas principais indústrias estão ligadas ao petróleo. Trata-se:

a) do Texas;
b) da Califórnia;
c) do Nordeste;
d) da região dos Grandes Lagos;
e) de Seattle.


Questão 05. (Mackenzie)). Geografia das Américas: A área assinalada no mapa a seguir corresponde:

mapa geografia das américas

a) ao trecho da Sierra Madre, onde são cultivados variados produtos de exportação;

b) ao Planalto Central, onde, na sua porção sul, os solos férteis de origem vulcânicas facilitam o desenvolvimento agrícola;

c) às Planícies Centrais, onde aparece uma agricultura irrigada de milho e de trigo;

d) às montanhas de Chiapas, em cujas encostas aparece uma produtiva agricultura de subsistência;

e) à região de Yucatán, onde os minifúndios comprovam o bom resultado da reforma agrária.


Questão 06. (UEL)). Geografia das Américas: Sobre a admissão do México no Nafta (Tratado de Livre comércio da América do Norte) é correto afirmar que esse país:

a) transformou a organização no maior bloco econômico do mundo, superando a União Europeia tanto em população como em PIB;

b) assumiu a liderança política e econômica do bloco latino-americano, suplantando as tradicionais lideranças do Brasil e da Argentina;

c) pelo fato de pertencer à organização, aumentou suas relações econômicas com os outros países latino-americanos;

d) promoveu amplas reformas socioeconômicas internas, reduzindo consideravelmente os níveis de pobreza entre a população;

e) atendeu aos interesses dos outros membros com seu petróleo e mão-de-obra abundante e barata.


Questão 07. (UFRGS) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.

Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por ………., as tendências separatistas são atuantes no(a) ………., onde ………., de maioria francesa, reivindica uma posição especial.

a) Ingleses e franceses – Canadá – Quebec.
b) Ingleses e franceses – Canadá – Ontário.
c) Espanhóis e bascos – Espanha – o país Basco.
d) Ingleses e espanhóis – Espanha – Gibraltar.
e) Norte-americanos e franceses – Canadá – Quebec.


Questão 08. (UEL)). Geografia das Américas: Observe os esboços para responder à questão.

exercícios geografia das américas

A observação dos esboços e os demais conhecimentos sobre o tema permitem concluir que:
a) com as mudanças ocorridas nos tipos de imigrantes que se dirigem aos Estados Unidos, tem decrescido percentualmente o grupo étnico branco;

b) nestas últimas décadas, os imigrantes que chegam aos EUA apresentam elevada qualificação técnica.

c) com o elevado número de imigrantes no país, a participação percentual dos negros no conjunto da população americana tende a diminuir;

d) a flexibilidade e as facilidades legais têm cada vez mais atraído imigrantes latinos e asiáticos para os Estados Unidos;

e) a rápida integração sociocultural e econômica do imigrante tem representado um fator a mais para que grandes levas de imigrantes para lá se dirijam.


Questão 09. (UFSM) Assinale a alternativa que contempla as principais características do Vale do Silício (Silicon Valley), nos EUA.

a) Formado pela erosão glacial, constitui-se numa área de preservação permanente, onde se destacam as faias, sequoias e bétulas, espécies típicas da floresta boreal.

b) É uma das principais áreas de extração mineral, sobretudo de silício, cobre e ferro, altamente prejudicada pela degradação do meio ambiente.

c) Também conhecido por cinturão agrícola (belt’s), constitui-se na principal área produtora de cereais dos EUA, sobretudo de milho e trigo, além da pecuária intensiva.

d) Localizado no Nordeste dos EUA, constitui-se numa área de antiga concentração industrial, destacando-se as indústrias de bens de produção pela abundância de matérias-primas, energia e mão-de-obra e pela facilidade de transporte.

e) Localizado no oeste dos EUA, próximo a importantes centros de pesquisa, forma um complexo industrial com destaque para os ramos típicos da Terceira Revolução Industrial.


Questão 10. (UEL)). Geografia das Américas: Considere o texto apresentado a seguir.

“O projeto de abrir os mercados europeus remonta ao pós-guerra, quando os EUA, por meio do Plano Marshall, iniciaram a reconstrução do Velho Continente. (…) Simultaneamente, eram erguidos os alicerces de um mercado global de capitais. Num futuro próximo, o sistema, acreditavam com razão os americanos, permitiria uma expansão internacional das empresas.”
Carta Capital, 04 ago. 1999. p. 24.

Além do aspecto econômico, a ajuda norte-americana aos países europeus também comportava uma preocupação geopolítica:
a) barrar o fluxo de imigrantes europeus, em especial dos países da Europa Oriental, para os EUA;

b) diminuir o envio de auxílio humanitário dirigido aos países da América Latina e Caribe para os países europeus;

c) impedir o avanço das áreas de influência da ex-União Soviética para além dos países do Leste Europeu;

d) possibilitar o acesso das empresas norte-americanas às matérias-primas minerais e aos mercados da Europa Ocidental;

e) garantir a soberania norte-americana sobre os novos territórios conquistados na região do Mediterrâneo, trocando-a por ajuda econômica.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das melhores questões sobre a Geografia das Américas:

01. A;
02. E;
03. D;
04. A;
05. B;
06. E;
07. A;
08. A;
09. E;
10. C

Deixe um comentário