Questão 01. Movimentos Nacionalistas: (Uespi/2012) Na região dos Bálcãs, as transformações que aconteceram no Leste Europeu fizeram aflorar antigos conflitos históricos e étnicos, que produziram, recentemente, a fragmentação do país em várias novas repúblicas. Após a Segunda Guerra Mundial, esse país adotou o modelo econômico socialista. Assinale o país a que se refere o fragmento acima.
a) Romênia
b) Polônia
c) Iugoslávia
d) Tchecoslováquia
e) Albânia
ESTADOS DOS BÁLCÃS EM 1949 E EM 2008
Questão 02. (UFF/2011) Dois fatores fundamentais responsáveis pelas mudanças territoriais, registradas nos mapas, encontram-se em:
a) emergência de nacionalismos e fortalecimento de diferenças culturais
b) controle externo de arsenais nucleares e diversidade étnico-linguística
c) perseguições religiosas e interesses do capital especulativo.
d) radicalismos político-ideológicos e desagregação da União Europeia.
e) controle da produção de gás e reação à presença militar estrangeira
Questão 03. Movimentos Nacionalistas: (Espm/2011) O diálogo a seguir circunscreve-se à realidade política do mapa abaixo, cujo país deixou de existir:
“Foram os sérvios que fizeram isso, pai?” pergunta o garoto de 7 anos. A tensão aumenta, e é prontamente repreendido. “Não fale essa palavra aqui, em voz alta,” aconselha Milomir, visivelmente perturbado. (11 de agosto de 2010.)
A tensão retratada no texto refere-se à:
a) herança deixada pela hegemonia política croata, à época da existência da Iugoslávia e que hoje prossegue na Eslovênia.
b) convivência entre sérvios muçulmanos e bósnios cristãos na atual Bósnia-Herzegovina.
c) convivência entre bósnios-croatas e bósnios-muçulmanos no novo país erigido após a dissolução iugoslava e hoje formado por duas entidades na Bósnia Herzegovina.
d) realidade na atual Sérvia-Montenegro, formada por dois povos rivais, os cristãos ortodoxos e os bósnios muçulmanos.
e) nova realidade vivida no Kosovo, o mais jovem país do mundo, onde convivem duas nações distintas e inimigas, os croatas cristãos e os albaneses muçulmanos.
Questão 04. (UFF/2011) A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha.
Com relação à inserção de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que ela:
a) representa a flexibilização do mercado de trabalho na União Europeia.
b) mostra a inexistência da xenofobia por parte da população nativa original.
c) dificulta os fluxos migratórios para o país mais desenvolvido da Europa.
d) expressa o caráter pluriétnico da sociedade alemã contemporânea.
e) reflete a falta de programas sociais para a juventude alemã desportiva.
Questão 05. Movimentos Nacionalistas: (FGV/2009 – modificado) Sobre à independência de Kosovo, em fevereiro de 2008, e sobre a qual são feitas as seguintes afirmações:
I. Entre os países membros da União Europeia, não houve unanimidade sobre o reconhecimento imediato do novo país, pois sua independência cria grave precedente para todos aqueles que têm minorias étnicas, como é o caso da Espanha e da Grécia;
II. A maioria albanesa que habita Kosovo comemorou a independência, pois foi perseguida pelos sérvios durante o longo período da Guerra dos Bálcãs;
III. Os Estados Unidos, com forte influência sobre a OTAN, que administrava a região de Kosovo desde 2000, opuseram-se à independência;
IV. A Sérvia e a Rússia declararam-se contrárias à independência, pois, segundo esses países, a região kosovar deveria permanecer como região sérvia.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV
d) II e IV.
e) III e IV.
Questão 06. Movimentos Nacionalistas: (UNESP/2008)
A nova ordem político-econômica mundial sofreu mudanças
Recentemente, surgiu mais um país na Europa. No mês de fevereiro de 2008, o referido país deu o último passo para proclamar sua independência. O Governo do país que perderá território com essa independência alega que sua integridade territorial está garantida pela Carta da ONU e pelo direito internacional, isto porque, desde a guerra de 1999, o país em processo de independência foi administrado pela ONU. A situação de luta pela liberdade relatada não está plenamente encerrada, visto que essa situação ultrapassa os aspectos político-territoriais, pois envolvem relações culturais e étnicas.
Observando a figura, nomeie o país que proclamou sua independência, o país que perderá território e quais as posições dos EUA e da Rússia sobre esse processo.
Questão 07. (UFPR) Analise a afirmação: “A Europa vive hoje uma explosão de nacionalismo”.
Questão 08. (FUVEST)
a) Identifique os países A – B – C e D que faziam parte da República Popular da Iugoslávia e a região da Europa onde estão situados.
b) Explique por que a República Popular da Iugoslávia se fragmentou.
c) Atualmente, qual a importância desse conjunto de países no contexto geopolítico da Europa?
Questão 09. (UNICAMP) A região dos Bálcãs é uma das mais conflituosas da Terra. As frequentes intervenções das potências ocidentais nessa região têm contribuído para aumentar ainda mais a tensão.
a) Cite duas potências ocidentais que se envolveram no conflito ocorrido nessa região no primeiro semestre de 1999.
b) Por que houve o envolvimento dessas potências?
c) Quais são os interesses conflitantes locais?
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Os Movimentos Nacionalistas:
01. C;
02. A;
03. C;
04. D;
05. B;
06. País que proclamou sua independência: Kosovo País que perderá território: Sérvia
EUA: Apoiam
Rússia: Não apoia.
07. Surgem movimentos de cunho nacionalista principalmente, quanto à forte presença de estrangeiros vindos de regiões pobres.
08. a) A – Eslovênia; B – Croácia; C – Bósnia; D – Iugoslávia formada pelas repúblicas da Sérvia e Montenegro e territórios autônomos de Kosovo e Voivodina.
b) Território marcado por grande diversidade étnico-religiosa, unificado pela força por seu líder, o marechal Tito. Com sua morte, as disputas pelo poder se agravaram. Associando-se às crises econômicas, o resultado foi a fragmentação de território.
c) A Península Balcânica forma um conjunto de países de importância secundária por seus aspectos naturais e socioeconômicos, haja visto a lentidão da intervenção europeia na guerra da Bósnia.
09. a) EUA e Reino Unido.
b) Manter a estabilidade combatendo o nacionalismo e manifestações que contrariam os interesses econômicos do capital internacional. Utilização da OTAN nesse propósito, mesmo sem a aprovação da ONU. A OTAN se justificou como fornecendo ajuda humanitária.
c) Disputas por autonomia segundo os antigos espaços dos diversos grupos étnicos envolvidos.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína