Questão 01 sobre a Abolição da Escravatura: PUC-SP. A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devida à própria monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era também fruto da centralização política do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas (…) este poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande, mas braços muito curtos. Agigantava-se na corte, mas não alcançava as municipalidades e mal atingia as províncias (…) Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como o responsável por todo o bem e todo o mal do Império.
Carvalho, J. Murilo de. Teatro de sombras. Rio de Janeiro: IUPERJ/Vértice, 1988.
O fragmento acima refere-se ao II Império brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre 1840 e 1889. Do ponto de vista político, o Segundo Império pode ser representado como:
a) palco de enfrentamento entre liberais e conservadores que, partindo de princípios políticos e ideológicos opostos, questionaram, com igual violência, essa aparente centralização indicada na citação acima e se uniram no Golpe da Maioridade.
b) jogo de aparências, em que a atuação política do imperador conheceu as mudanças e os momentos de indefinição referidos no texto – refletindo as próprias oscilações e incertezas dos setores sociais hegemônicos – como bem exemplificado na questão da abolição.
c) cenário de várias revoltas de caráter regionalista – entre elas a Farroupilha e a Cabanagem – devido à incapacidade do governo imperial de controlar, conforme mencionado na citação, as províncias e regiões mais distantes da capital.
d) universo de plena difusão das idéias liberais, o que implicou uma aceitação por parte do imperador da diminuição de seus poderes, conformando a situação apontada na citação e oferecendo condições para a Proclamação da República.
e) teatro para a plena manifestação do Poder Moderador que, desde a Constituição de 1824, permitia amplas possibilidades de intervenções políticas para o imperador – daí a idéia de centralização da citação – e que foi usado, no Segundo Reinado, para encerrar os conflitos entre liberais e socialistas.
Questão 02. UFG-GO. Era um sonho dantesco … O tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar. Tinir de ferros … estalar de açoite …
Legiões de homens negros como a noite Horrendos a dançar…
Alves, Castro. O navio negreiro. Canto da esperança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p 127.
O poema O navio negreiro (1868), ao descrever as condições desumanas do tráfico de escravos, transformou-se em símbolo da campanha abolicionista na década de 1870. No entanto, deve-se ressaltar que o marco de mudança das relações escravistas ocorreu em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós. Fazem parte dessas modificações, além da abolição do tráfico de escravos, o impulso à imigração, um incipiente surto industrial, a modernização e o crescimento das cidades. Sobre esse contexto:
a) descreva a atuação da Inglaterra na extinção do tráfico de escravos da África para o Brasil;
b) estabeleça a relação entre a extinção do tráfico de escravos africanos para o Brasil e o início da industrialização brasileira.
Questão 03 sobre a Abolição da Escravatura: FGV-SP. Leia as afirmativas acerca da economia brasileira do século XIX.
I. A expansão da malha ferroviária, na segunda metade do século, tem relação direta com o forte desenvolvimento da economia açucareira.
II. O fim do tráfico negreiro, em 1850, trouxe como decorrência a liberação de capitais para outras atividades econômicas.
III. A Tarifa Alves Branco (1844), criada para aumentar as receitas do governo imperial, revelou-se uma medida protecionista.
IV. Em função da Lei de Terras (1850), ampliou-se o acesso à terra por parte de imigrantes e ocorreu a expansão da pequena e média propriedade.
V. A Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885) faziam parte de um projeto de abolição gradual da escravidão.
São corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.
Questão 04. UFF-RJ. A segunda metade do século XIX foi marcada pelo apogeu do cientificismo no mundo ocidental. A ciência transformava-se na panacéia para todos os males, capaz de indicar soluções para tudo, inclusive prever, controlar e disciplinar os homens e seus comportamentos. Desde o evolucionismo de Darwin até o positivismo de Augusto Comte, a idéia de progresso servia como “bússola” no caminho da modernidade.
À luz dessas informações, indique a opção que define o contexto de introdução das idéias positivas no Brasil.
a) O positivismo ganhou destaque no Brasil ao penetrar na Escola Militar do Rio de Janeiro, que preparava jovens oficiais com vistas à abolição da escravidão e à implantação do regime republicano.
b) O positivismo penetrou no Brasil através da visita de uma missão militar inglesa ao país, atingindo seu apogeu com a Proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um de seus principais líderes.
c) A idéia de progresso contida no positivismo baseava-se na crença em um estágio superior da evolução humana a ser atingido, no caso do Brasil, quando toda a população do país fosse alfabetizada e gozasse de cidadania política.
d) O positivismo difundiu-se no Brasil sobretudo através da juventude militar formada pela Escola da Praia Vermelha, que valorizava o mérito individual e acreditava na Ciência Positiva como religião da humanidade, em oposição ao catolicismo.
e) A difusão do positivismo no Brasil deveu-se à sua penetração no Exército, envolvendo tanto a juventude militar quanto suas lideranças formadas pelos oficiais de alta patente, dentre eles, Deodoro da Fonseca e Caxias.
Questão 05 sobre a Abolição da Escravatura: UERJ. Sobre o clima político existente no final do império no Brasil, quanto da abolição da escravatura, em 1888. A melhor interpretação da conjuntura política que levou à deposição do imperador Pedro II é:
a) a existência de conflitos entre republicanos e militares, que possuíam uma posição antiabolicionista.
b) as tensões nos setores pobres e excluídos da população urbana, que temiam o retorno da escravidão com a República.
c) a perda de apoio de parte das elites proprietárias de escravos e terras, que se sentiu traída pela abolição da escravatura.
d) as críticas da imprensa abolicionista e republicana, que responsabilizava os proprietários de terras pela manutenção da escravidão.
Questão 06. Cesgranrio-RJ. A proclamação da República, em 1889, está ligada a um conjunto de transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil, a partir de 1870, dentre as quais se inclui:
a) a universalização do voto com a reforma eleitoral de 1881, efetivada pelo Partido Liberal.
b) o desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro e de São Paulo, criando uma classe operária combativa.
c) a progressiva substituição do trabalho escravo, culminando com a abolição, em 1888.
d) a concessão de autonomia provincial, que enfraqueceu o governo imperial.
e) o enfraquecimento do Exército, após as dificuldades e os insucessos durante a Guerra do Paraguai.
Questão 07 sobre a Abolição da Escravatura: Unicamp-SP. As palavras a seguir foram ditas por um diplomata inglês, no século XIX.
Nossas colônias não têm mais escravos. Por que outras áreas tropicais haverão de ter? Estamos montando negócios na África. Por que continuar com o tráfico negreiro, que tira nossa mão-de-obra de lá? Além disso, nem a servidão nem a escravidão cabem mais no mundo de hoje. Viva o trabalho assalariado! E que os salários sejam gastos na compra das nossas mercadorias.
a) De acordo com esse diplomata, que interesses teria a Inglaterra em acabar com o tráfico de escravos e com a escravidão?
b) No Brasil, que outros motivos levaram à abolição da escravidão?
Questão 08. UFJF-MG. No que diz respeito à abolição da escravatura, o Brasil passou por um lento processo de mudanças que culminou com a Lei Áurea, em 1888. Acerca desse processo, assinale a alternativa incorreta:
a) A Lei do Ventre Livre, defendida majoritariamente por deputados das principais províncias cafeeiras, proporcionava a liberdade somente aos filhos dos escravos nascidos no Brasil.
b) O movimento abolicionista cresceu nas zonas urbanas como também as pressões escravas, através de fugas e rebeliões.
c) A Lei dos Sexagenários, que concedeu liberdade aos escravos com mais de 60 anos, teve alcance pouco significativo, podendo ser avaliada como uma concessão para frear o movimento abolicionista.
d) a Lei Eusébio de Queirós, que extinguiu o tráfico negreiro, resultou, sobretudo, das pressões inglesas, da necessidade de expansão dos mercados consumidores e da preocupação com a defesa dos direitos humanos.
Questão 09. Vunesp. O Segundo Reinado, preso ao seu contexto histórico, não foi capaz de dar resposta às novas exigências de mudanças. Quando se analisa a degradação da ordem monárquica imperial brasileira, percebe-se que ela se relacionou principalmente com a:
a) estrutura federativa vigente e a conspiração tutelada pelo Exército.
b) bandeira do socialismo, levantada pelos positivistas.
c) eliminação da discriminação entre brancos e negros.
d) forte diferenciação ideológica entre partidos políticos.
e) abolição da escravidão e o desinteresse das elites agrárias com a sorte do trono.
Questão 10 sobre a Abolição da Escravatura: Vunesp. Observada a abolição de uma perspectiva ampla, comprova-se que a mesma constituiu uma medida de caráter mais político que econômico.
Celso Furtado. Formação econômica do Brasil.
Interprete o texto apresentado, começando pela análise dos interesses divergentes escravistas/antiescravistas.
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Gabarito com as respostas dos exercícios sobre a Abolição da Escravatura no Brasil:
01. B;
02. a) A extinção do tráfico negreiro foi uma das exigências da Inglaterra para o reconhecimento da independência do Brasil em 1826 e formalizada por uma lei em 1831, ignorada pela aristocracia rural brasileira. Em 1845, a Inglaterra publicou o Bill Aberdeen, recorrendo ao uso da força contra os navios negreiros.
b) O fim do tráfico negreiro para o Brasil proporcionou a geração de capitais excedentes, investidos na ampliação de lavouras e em manufaturas e equipamentos necessários à modernização da cafeicultura,
o que permite afirmar que o fim do tráfico negreiro favoreceu o início da atividade industrial no Brasil no século XIX.
03. C;
04. D;
05. C;
06. C;
07. a) A escravidão era um empecilho à criação de mercado, seja nas áreas de exportação (América) ou nas áreas partilhadas na África.
b) O movimento abolicionista e a participação do Exército, inspirado no positivismo europeu.
08. A;
09. E;
10. Os escravistas eram membros de uma elite conservadora e os abolicionistas faziam parte de grupos defensores de uma evolução dentro da ordem.
Esses fatos ocorreram às vésperas da Proclamação da República e foram causados pela pressão dos militantes, dos abolicionistas e até pelo fato de o Brasil ser uma das últimas nações a manter a escravidão.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína