Questão 01 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: F.M. Triângulo Mineiro-MG – A produção de açúcar, desenvolvida no Nordeste brasileiro a partir do século XVI:
a) priorizou o uso de mão-de-obra indígena, graças ao domínio da técnica de cultivo;
b) promoveu a organização de uma sociedade aristocrática, patriarcal e escravista;
c) foi financiada por capitais da Coroa e da burguesia lusitana;
d) gerou uma economia monocultora e voltada para o mercado interno;
e) realizou-se em latifúndios, favorecendo o povoamento do sertão.
Questão 02. UFMG – A respeito da economia e da sociedade no Brasil Colônia, é correto afirmar que:
a) no nordeste, a atividade pecuária ficou vinculada ao engenho, utilizando trabalho escravo negro e pouco contribuindo para a colonização do sertão;
b) na região das Minas, o surgimento de irmandades ou confrarias, que em geral se organizavam de acordo com linhas raciais definidas, estimulou a arte sacra barroca;
c) com o desenvolvimento da economia açucareira, as relações sociais foram adquirindo caráter aberto, favorecendo a mobilidade social de mestiços e homens brancos pobres;
d) as missões religiosas formadas pelos jesuítas visavam, através da catequese, preparar os indígenas para viverem integrados à sociedade dos brancos como mão-de-obra escrava.
Questão 03 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: FATEC-SP – No Brasil Colônia, as unidades de produção do açúcar eram os engenhos, que variavam de tamanho e no emprego de tecnologia; estavam também integrados a esses alguns trabalhadores livres. Considerando esse quadro, define-se por trapiche, o engenho:
a) pequeno, movido por energia hidráulica e contando apenas trabalhadores escravos.
b) pequeno, movido por tração animal e contando trabalhadores livres e escravos.
c) extenso, movido por energia hidráulica e contando apenas trabalhadores livres.
d) extenso, movido por tração animal e contando apenas trabalhadores escravos.
e) extenso, movido por energia hidráulica e contando trabalhadores livres e escravos.
Questão 04. FGV-SP – Eram direitos dos donatários:
a) fundar vilas, conceder sesmarias e cobrar impostos;
b) a redízima, a vintena e a transferência da capitania para outro donatário;
c) fundar vilas, a redízima e a transferência da capitania para outro donatário;
d) a redízima, a cobrança de impostos e a venda da capitania para qualquer outro nobre;
e) fundar vilas, a vintena e a venda da capitania para qualquer outro nobre.
Questão 05 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: U.E. Maringá-PR – Sobre a atuação da Igreja durante o período colonial da história do Brasil, assinale o que for correto.
01. O padroado, ou seja, o direito de receber os dízimos devidos à Igreja, a obrigação de pagar os salários e nomear os prelados, havia sido concedido pelo Papa aos reis de Portugal. Essa concessão tornava o rei o patrono das missões e demais instituições da Igreja e estabelecia uma estreita vinculação entre o poder espiritual e o poder secular no Brasil colonial.
02. Embora os portugueses tenham realizado as “grandes navegações” em busca de riquezas, o ideal da cruzada também estava presente nos homens que cruzavam o Oceano. Assim sendo, a expansão da fé caminhava junto com a busca de riquezas.
04. Os primeiros jesuítas, membros da principal ordem religiosa que participou da colonização, chegaram ao Brasil já no século XVI (1549), junto com o Governador Geral.
08. Os interesses dos jesuítas que organizaram as missões se chocavam com as pretensões dos colonizadores europeus. As disputas entre jesuítas e colonos pelo controle dos índios “pacificados” se estenderam até a expulsão dos membros da Companhia de Jesus dos territórios portugueses em 1759.
16. Além da conversão e do pastoreio das almas, a Igreja realizava o registro civil e era responsável por momentos de diversão da população, pois a vida social da Colônia girava em torno das festividades religiosas.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
a) economia diversificada de subsistência, grande propriedade agrícola e mão-de-obra livre.
b) produção para o mercado interno, policultura e exploração da mão-de-obra indígena no litoral.
c) capitalismo industrial, exportação de matérias-primas e exploração do trabalho escravo temporário.
d) produção de manufaturados, pequenas unidades agrícolas e exploração do trabalho servil.
e) capitalismo comercial, latifúndio monocultor exportador e exploração da mão-de-obra escrava.