Questão 01 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: F.M. Triângulo Mineiro-MG – A produção de açúcar, desenvolvida no Nordeste brasileiro a partir do século XVI:
a) priorizou o uso de mão-de-obra indígena, graças ao domínio da técnica de cultivo;
b) promoveu a organização de uma sociedade aristocrática, patriarcal e escravista;
c) foi financiada por capitais da Coroa e da burguesia lusitana;
d) gerou uma economia monocultora e voltada para o mercado interno;
e) realizou-se em latifúndios, favorecendo o povoamento do sertão.
Questão 02. UFMG – A respeito da economia e da sociedade no Brasil Colônia, é correto afirmar que:
a) no nordeste, a atividade pecuária ficou vinculada ao engenho, utilizando trabalho escravo negro e pouco contribuindo para a colonização do sertão;
b) na região das Minas, o surgimento de irmandades ou confrarias, que em geral se organizavam de acordo com linhas raciais definidas, estimulou a arte sacra barroca;
c) com o desenvolvimento da economia açucareira, as relações sociais foram adquirindo caráter aberto, favorecendo a mobilidade social de mestiços e homens brancos pobres;
d) as missões religiosas formadas pelos jesuítas visavam, através da catequese, preparar os indígenas para viverem integrados à sociedade dos brancos como mão-de-obra escrava.
Questão 03 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: FATEC-SP – No Brasil Colônia, as unidades de produção do açúcar eram os engenhos, que variavam de tamanho e no emprego de tecnologia; estavam também integrados a esses alguns trabalhadores livres. Considerando esse quadro, define-se por trapiche, o engenho:
a) pequeno, movido por energia hidráulica e contando apenas trabalhadores escravos.
b) pequeno, movido por tração animal e contando trabalhadores livres e escravos.
c) extenso, movido por energia hidráulica e contando apenas trabalhadores livres.
d) extenso, movido por tração animal e contando apenas trabalhadores escravos.
e) extenso, movido por energia hidráulica e contando trabalhadores livres e escravos.
Questão 04. FGV-SP – Eram direitos dos donatários:
a) fundar vilas, conceder sesmarias e cobrar impostos;
b) a redízima, a vintena e a transferência da capitania para outro donatário;
c) fundar vilas, a redízima e a transferência da capitania para outro donatário;
d) a redízima, a cobrança de impostos e a venda da capitania para qualquer outro nobre;
e) fundar vilas, a vintena e a venda da capitania para qualquer outro nobre.
Questão 05 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: U.E. Maringá-PR – Sobre a atuação da Igreja durante o período colonial da história do Brasil, assinale o que for correto.
01. O padroado, ou seja, o direito de receber os dízimos devidos à Igreja, a obrigação de pagar os salários e nomear os prelados, havia sido concedido pelo Papa aos reis de Portugal. Essa concessão tornava o rei o patrono das missões e demais instituições da Igreja e estabelecia uma estreita vinculação entre o poder espiritual e o poder secular no Brasil colonial.
02. Embora os portugueses tenham realizado as “grandes navegações” em busca de riquezas, o ideal da cruzada também estava presente nos homens que cruzavam o Oceano. Assim sendo, a expansão da fé caminhava junto com a busca de riquezas.
04. Os primeiros jesuítas, membros da principal ordem religiosa que participou da colonização, chegaram ao Brasil já no século XVI (1549), junto com o Governador Geral.
08. Os interesses dos jesuítas que organizaram as missões se chocavam com as pretensões dos colonizadores europeus. As disputas entre jesuítas e colonos pelo controle dos índios “pacificados” se estenderam até a expulsão dos membros da Companhia de Jesus dos territórios portugueses em 1759.
16. Além da conversão e do pastoreio das almas, a Igreja realizava o registro civil e era responsável por momentos de diversão da população, pois a vida social da Colônia girava em torno das festividades religiosas.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 06. U.Federal de São Carlos-SP – Sobre a economia e a sociedade do Brasil no período colonial, é correto relacionar:
a) economia diversificada de subsistência, grande propriedade agrícola e mão-de-obra livre.
b) produção para o mercado interno, policultura e exploração da mão-de-obra indígena no litoral.
c) capitalismo industrial, exportação de matérias-primas e exploração do trabalho escravo temporário.
d) produção de manufaturados, pequenas unidades agrícolas e exploração do trabalho servil.
e) capitalismo comercial, latifúndio monocultor exportador e exploração da mão-de-obra escrava.
Questão 07 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: UFSE – A expressão “brecha camponesa”, aplicada à mão-de-obra produtiva durante o Período colonial no Brasil significativa:
a) o grande contigente de famílias camponesas pobres que produziam para o mercado interno.
b) as áreas ocupadas e lavradas pelos índios que produziam para negociar o abastecimento dos colonos no início do povoamento do Brasil.
c) a cessão de terras que o proprietário fazia aos escravos para que eles, num tempo vago, produzissem para si próprios e até comercializassem o excedente.
d) o trabalho das classes sociais intermediárias no Brasil que prestavam serviços no engenho.
e) as leis para os senhores de engenho produzirem mais açúcar.
Questão 08 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: PUC-RJ – Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião da conquista e colonização das terras do Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, À exceção de:
a) A catequese das populações nativas, fundamentada no princípio da tolerância religiosa, viabilizou o enraizamento dos valores cristãos.
b) A ocorrência de guerras e a propagação de epidemias contribuíram de modo significativo para a drástica redução demográfica das populações nativas.
c) Entre as imagens que os europeus construíram acerca do Novo Mundo, destacavam-se as visões que ressaltavam a pureza dos povos nativos e a fertilidade da terra.
d) O estabelecimento de alianças bélicas, favorecidas pelas rivalidades entre os povos nativos, contribuiu para a conquista européia.
e) Os conquistadores europeus valeram-se de práticas de escambo e formas de trabalho compulsório, já existentes entre os povos nativos da América, para consolidarem novas relações de dominação.
Questão 09. Unifor-CE – No século XVII, os holandeses ocuparam boa parte do Nordeste brasileiro.
A primeira invasão ocorreu na Bahia (1624-1625), mas foi a partir do domínio de Pernambuco, que os holandeses conseguiram uma ocupação mais prolongada (1630-1654).
Estas invasões estão ligadas:
a) à posição assumida pelo grupo mercantil português que, receando perder mercado na Europa com a União Ibérica, manteve sua aliança com as Províncias Unidas;
b) ao interesse holandês em manter o controle sobre a distribuição do açúcar na Europa, rompido desde a União Ibérica;
c) ao interesse da Holanda que desejava controlar o aparelho fiscal do governo português no Brasil;
d) à Companhia das Índias, Orientais, criada no século XV, que tinha por objetivo interferir diretamente na produção e na aquisição das terras produtoras de cana-de-açúcar;
e) à necessidade de Antuérpia e Amsterdã manterem-se como centros urbanos desinteressados em comercializar açúcar na Europa.
Questão 10 sobre a Primeira Etapa do Período Colonial: Unicap-PE – O domínio holandês no Brasil durou vinte e quatro anos, e se estendeu de Pernambuco ao Rio Grande do Norte. Esse período se caracterizou por mudanças importante.
( ) Em 1637, a Companhia das Índias Ocidentais nomeou o Conde dos Arcos para governar a Capitania de Pernambuco.
( ) Maurício de Nassau foi o responsável pela colonização holandesa no Brasil.
( ) A recuperação dos engenhos, destruídos nos anos de guerra, foi uma das primeiras medidas de Nassau.
( ) A política dos holandeses desagradou enormemente os habitantes de Pernambuco, levando os proprietários de engenhos a repelirem os conquistadores.
( ) Maurício de Nassau foi responsável também por ampliar os domínios holandeses no Brasil, conquistando o Ceará e o Maranhão.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas das atividades de História sobre Primeira Etapa do Período Colonial:
01. b;
02. b;
03. b;
04. a;
05. 01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31;
06. e;
07. c;
08. a;
09. b;
10. F – V – V – F – V
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína