Exercícios sobre o Período Liberal Democrático

01. Período Liberal Democrático: (UFMG) Leia este trecho:
Durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, foi criada, em 1948, “uma Comissão Técnica Mista com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico brasileiro atrelado aos capitais e interesses norte-americanos. Essa comissão, chefiada pelo economista brasileiro Otávio Gouveia de Bulhões e pelo norte-americano John Abbink, produziu em 1949 um documento conhecido como relatório Abbink. Segundo os princípios do liberalismo, o relatório dizia que o crescimento econômico nacional deveria se dar pela dinamização da iniciativa privada, pela contenção da especulação imobiliária nos principais centros urbanos e, sobretudo, pela expansão e modernização dos meios de transporte e da produção de energia”.
BERTOLLI FILHO, Cláudio. De Getúlio a Juscelino. 1945-1961. São Paulo: Ática, 2000. p. 16.


Algumas propostas apresentadas por essa Comissão Técnica Mista tiveram desdobramentos que se efetivaram ainda durante o Governo Dutra. Entre esses desdobramentos, inclui-se a:
A) expansão da malha rodoviária e a abertura do Brasil a empresas multinacionais norte-americanas produtoras de automóveis, caminhões e tratores.
B) nacionalização de todas as companhias estrangeiras de energia elétrica que atuavam no país, visando a diminuir o custo de operação das empresas nacionais.
C) privatização das empresas estatais, alocadas, a partir de então, nas mãos da iniciativa privada, com base numa política de subsídios fiscais.
D) adoção de um plano econômico governamental de investimentos, que priorizava as áreas de saúde, alimentação, transporte e energia.

 


02. (UFMG–2007) O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2 004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953.
É
CORRETO afirmar que essa lei:
A) deu origem à campanha “O petróleo é nosso”, o que reforçou o sentimento nacionalista entre os brasileiros e fez crescer o apoio a Vargas.
B) foi o estopim da crise política que levou ao suicídio de Vargas, pois a lei deixou a distribuição do petróleo nas mãos de empresas estrangeiras.
C) motivou a crítica, por parte do escritor paulista Monteiro Lobato, à criação da empresa estatal de petróleo.
D) teve como eixo a imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.

 

 

03. Período Liberal Democrático: (UFU-MG)

Propaganda de eletrodomésticos publicada em O cruzeiro, 5 dez. 1959.


Tomando como referência a imagem anterior e o contexto político-cultural da década de 1950 no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
A) O período, embora tenha se iniciado com a derrota do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, em 1950, culminou com o seu primeiro título mundial em 1958 e a euforia expressa nos versos “a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa”. Essa euforia foi acompanhada pela liberalização da mulher brasileira, promovida por publicações femininas, entre
as quais,
Jornal das Moças, Querida e Cláudia.
B) A imagem revela o fascínio exercido pelas novidades científicas e tecnológicas, alimentado pelos investimentos em publicidade, criando novas necessidades para estimular o consumo. O acesso das classes populares aos novos bens de consumo angariou grande apoio ao trabalhismo de Vargas, corroborando para amenizar a crise do populismo no Brasil.
C) O Governo Vargas foi marcado por intensos debates entre nacionalistas e defensores da entrada de capital estrangeiro no país. No interior desse embate, ganhou fôlego a campanha “o petróleo é nosso”, culminando com a fundação da estatal Petrobras, apesar das pressões contrárias dos Estados Unidos e da UDN, liderada por Carlos Lacerda.
D) Ao clima de transformações culturais juntava-se o quadro político de liberdade democrática iniciado pelo Governo Dutra ao liberalizar o funcionamento do PCB, Partido Comunista do Brasil. Neste período, houve grande promoção da cultura brasileira nos programas de rádio e televisão, evitando, assim, a penetração de valores e hábitos de consumo importados dos
Estados Unidos.

 


04. Período Liberal Democrático: (UFMG) Considerando-se o contexto brasileiro da década de 1950, é CORRETO afirmar que:
A) era premente a questão do desenvolvimento nacional, que fez girar em torno dela os principais impasses e polêmicas e contribuiu para o trágico desfecho do Governo Vargas.
B) foram grandes as divergências entre o Governo e o Exército quanto à criação da Petrobras, o que acabou levando Vargas à nova tentativa de golpe em meados dos anos 1950.
C) foram muitos os conflitos entre os trabalhadores e os governos que, à exceção do de Vargas, trataram sempre a questão social com dura repressão.
D) era forte a oposição articulada pelo PSD a Vargas, que, embora eleito com expressiva maioria de votos, nunca conseguiu se adaptar ao jogo democrático.

 

 

05. Período Liberal Democrático: (Mackenzie-SP) Durante o governo de Getúlio Vargas (1951-1954), a política econômica era marcadamente nacionalista. A adoção de uma política voltada para os interesses da nação determinou:
A) o choque com os interesses imperialistas, principalmente os norte-americanos, já que os países capitalistas, durante a Guerra Fria, se agrupavam sob a direção e de acordo com os interesses dos Estados Unidos.
B) o estremecimento das relações entre Vargas e os EUA. Mas o presidente norte-americano, Eisenhower, viu-se impossibilitado de não conceder os empréstimos prometidos, para não perder um aliado na América.
C) a falência dos projetos ligados à criação de empresas estatais, que monopolizariam setores importantes da nossa economia, dada a falta de capital estrangeiro.
D) o afastamento, do governo, do movimento trabalhista, que criava obstáculos para a implantação do programa econômico.
E) a retomada de uma campanha liderada pelo próprio presidente, que denunciava a remessa de lucros para o exterior por parte das empresas nacionais.

 

Exercícios sobre o Governo Provisório, Constitucional e Estado Novo.

 

06. Período Liberal Democrático: (UEL-PR) O processo de redemocratização, instaurado no Brasil em 1946, foi ameaçado durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em razão da sua posição política, uma vez que o presidente:
A) alinhou-se à União Soviética, o que provocou pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos.
B) cassou os mandatos dos representantes do Partido Trabalhista Brasileiro, por ser um partido de oposição ao seu governo.
C) perseguiu os integralistas e tornou ilegal a Ação Integralista Brasileira, prendendo, inclusive, o seu líder Plínio Salgado.
D) desenvolveu uma política econômica planificada, que provocou insatisfação das multinacionais instaladas no país.
E) colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS.

 


07. Período Liberal Democrático: (PUC Rio–2010) […] Preciso de vós, trabalhadores do Brasil, meus amigos, meus companheiros de uma longa jornada […] Preciso de vossa união; preciso que vos organizeis solidamente em sindicatos, preciso que formeis um bloco forte e coeso ao lado do governo.
[…] Preciso de vossa união para lutar contra os sabotadores, para que eu não fique prisioneiro dos interesses dos especuladores e dos gananciosos, em prejuízo dos interesses do povo.
Getúlio Vargas, no Estádio Vasco da Gama, 01 maio 1951. Considere o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954), o trecho anterior e examine as afirmativas:
I. Vargas se dirige aos “trabalhadores do Brasil”, urbanos e rurais, beneficiários da legislação trabalhista implantada durante o seu primeiro governo.
II. O tom de apelo para que os trabalhadores se unissem “ao lado do governo” evidencia a busca pelo apoio popular frente à oposição de setores militares e do empresariado brasileiro ligado ao capital internacional.
III. Sobre a união dos trabalhadores para “lutar contra os sabotadores”, Vargas está fazendo alusão aos comunistas, que pretendiam assumir o poder no Brasil naquela época.
IV. Ainda que se apresente como garantidor dos “interesses do povo”, defendendo a ampliação da legislação trabalhista, Vargas enfrenta reivindicações dos trabalhadores, então atingidos pela alta do custo de vida.
Assinale a alternativa
CORRETA.
A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

 


08. (UFSM-RS)

DOMINGUES, Joelza E.; FIUSA, Layla P. L. História: o Brasil em foco. São Paulo: FTD. p. 281.


No período que antecedeu o suicídio de Vargas, o jornal Tribuna da Imprensa, ostensivamente antigetulista, apresentava manchetes que refletiam o(a):

A) crise do modelo agroexportador e o início de uma campanha pró-desenvolvimento industrial no país, com base exclusiva no capital nacional.
B) pressão da oposição conservadora para pôr fm ao nacionalismo econômico em prol de uma política mais adequada aos interesses do capital oligopolista.
C) descontentamento popular com a política nacionalista de Vargas.
D) fim do pacto populista no Brasil, resultando na eleição de Juscelino Kubitschek pelas forças contrárias a Vargas.
E) fim do acordo de Vargas com a União Democrática Nacional (UDN) e a sua aproximação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

 


09. Período Liberal Democrático: (FGV-SP) A gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:
A) a aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
B) a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
C) a extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.
D) a implantação de um plano de metas (Plano SALTE) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
E) a recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.

 


10. Período Liberal Democrático: (UECE) A respeito das posições assumidas pelo governo do general Eurico Dutra, pode-se dizer CORRETAMENTE:
A) Alinhando-se totalmente com o bloco liderado pelos EUA, no contexto de fermentação da Guerra Fria, Dutra procurou meios para perseguir ou neutralizar a influência dos comunistas.
B) No contexto da redemocratização, Dutra instalou um governo amplo, democrático, que permitia todas as manifestações políticas, inclusive dos comunistas.
C) Dutra, apesar de ter sido eleito pelo voto popular, reforçou as instituições e métodos do Estado Novo, fechando o Congresso e outorgando uma nova Constituição.
D) Apesar do apoio aos EUA durante a Guerra, Dutra procurou manter uma posição independente no plano internacional.

 

🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.

 

Gabarito com as respostas das questões de História do Brasil sobre Período Liberal Democrático:

01. D; 02. D; 03. C; 04. A; 05. A; 06. E; 07. C; 08. B; 09. D; 10. A