Questão 01 sobre o Período Liberal Democrático: (UFMG) Leia este trecho:
Durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, foi criada, em 1948, “uma Comissão Técnica Mista com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico brasileiro atrelado aos capitais e interesses norte-americanos. Essa comissão, chefiada pelo economista brasileiro Otávio Gouveia de Bulhões e pelo norte-americano John Abbink, produziu em 1949 um documento conhecido como relatório Abbink. Segundo os princípios do liberalismo, o relatório dizia que o crescimento econômico nacional deveria se dar pela dinamização da iniciativa privada, pela contenção da especulação imobiliária nos principais centros urbanos e, sobretudo, pela expansão e modernização dos meios de transporte e da produção de energia”.
BERTOLLI FILHO, Cláudio. De Getúlio a Juscelino. 1945-1961. São Paulo: Ática, 2000. p. 16.
Algumas propostas apresentadas por essa Comissão Técnica Mista tiveram desdobramentos que se efetivaram ainda durante o Governo Dutra. Entre esses desdobramentos, inclui-se a:
A) expansão da malha rodoviária e a abertura do Brasil a empresas multinacionais norte-americanas produtoras de automóveis, caminhões e tratores.
B) nacionalização de todas as companhias estrangeiras de energia elétrica que atuavam no país, visando a diminuir o custo de operação das empresas nacionais.
C) privatização das empresas estatais, alocadas, a partir de então, nas mãos da iniciativa privada, com base numa política de subsídios fiscais.
D) adoção de um plano econômico governamental de investimentos, que priorizava as áreas de saúde, alimentação, transporte e energia.
Questão 02. (UFMG–2007) O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2 004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953.
É CORRETO afirmar que essa lei:
A) deu origem à campanha “O petróleo é nosso”, o que reforçou o sentimento nacionalista entre os brasileiros e fez crescer o apoio a Vargas.
B) foi o estopim da crise política que levou ao suicídio de Vargas, pois a lei deixou a distribuição do petróleo nas mãos de empresas estrangeiras.
C) motivou a crítica, por parte do escritor paulista Monteiro Lobato, à criação da empresa estatal de petróleo.
D) teve como eixo a imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.
Questão 03 sobre o Período Liberal Democrático: (UFU-MG – editado)
Tomando como referência o contexto político-cultural da década de 1950 no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
A) O período, embora tenha se iniciado com a derrota do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, em 1950, culminou com o seu primeiro título mundial em 1958 e a euforia expressa nos versos “a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa”. Essa euforia foi acompanhada pela liberalização da mulher brasileira, promovida por publicações femininas, entre as quais, Jornal das Moças, Querida e Cláudia.
B) A imagem revela o fascínio exercido pelas novidades científicas e tecnológicas, alimentado pelos investimentos em publicidade, criando novas necessidades para estimular o consumo. O acesso das classes populares aos novos bens de consumo angariou grande apoio ao trabalhismo de Vargas, corroborando para amenizar a crise do populismo no Brasil.
C) O Governo Vargas foi marcado por intensos debates entre nacionalistas e defensores da entrada de capital estrangeiro no país. No interior desse embate, ganhou fôlego a campanha “o petróleo é nosso”, culminando com a fundação da estatal Petrobras, apesar das pressões contrárias dos Estados Unidos e da UDN, liderada por Carlos Lacerda.
D) Ao clima de transformações culturais juntava-se o quadro político de liberdade democrática iniciado pelo Governo Dutra ao liberalizar o funcionamento do PCB, Partido Comunista do Brasil. Neste período, houve grande promoção da cultura brasileira nos programas de rádio e televisão, evitando, assim, a penetração de valores e hábitos de consumo importados dos Estados Unidos.
Questão 04. (UFMG) Considerando-se o contexto brasileiro da década de 1950, é CORRETO afirmar que:
A) era premente a questão do desenvolvimento nacional, que fez girar em torno dela os principais impasses e polêmicas e contribuiu para o trágico desfecho do Governo Vargas.
B) foram grandes as divergências entre o Governo e o Exército quanto à criação da Petrobras, o que acabou levando Vargas à nova tentativa de golpe em meados dos anos 1950.
C) foram muitos os conflitos entre os trabalhadores e os governos que, à exceção do de Vargas, trataram sempre a questão social com dura repressão.
D) era forte a oposição articulada pelo PSD a Vargas, que, embora eleito com expressiva maioria de votos, nunca conseguiu se adaptar ao jogo democrático.
A) o choque com os interesses imperialistas, principalmente os norte-americanos, já que os países capitalistas, durante a Guerra Fria, se agrupavam sob a direção e de acordo com os interesses dos Estados Unidos.
C) a falência dos projetos ligados à criação de empresas estatais, que monopolizariam setores importantes da nossa economia, dada a falta de capital estrangeiro.
D) o afastamento, do governo, do movimento trabalhista, que criava obstáculos para a implantação do programa econômico.