Período Colonial Mato-Grossense Exercícios

1. Período Colonial Mato-Grossense: (Concurso da Secretaria de Justiça) O que são as monções?

a) um movimento armado, organizado pelos comerciantes com o objetivo de proclamar a Independência de Mato Grosso, pois tinham interesses em controlar o comercio das minas de Cuiabá.

b) São expedições que partiam de São Paulo com destino a Mato Grosso, com o objetivo de abastecer as minas da região de mantimentos e víveres, especialmente as minas de Cuiabá.

c) um movimento popular pró construções de mansões, que ficou conhecido como “monções” porque os portugueses não sabiam pronunciar corretamente a palavra “mansões”.

d) São expedições que tem como escopo manter a correspondência em dias, entre os brasileiros e os moradores do Império Espanhol.

e) São expedições que trazem ouro em pó para as fundições de Cuiabá, e levam de volta ouro em barra para São Paulo.

 

 

2. Período Colonial Mato-Grossense: (UEMS) A respeito da nova realidade criada pela exploração aurífera em Minas Gerais, Goiás e Cuiabá, a partir de fins do século XVII, assinale a alternativa correta.

I – Embora fosse altamente lucrativa, atividade mineira não chegou a atrair grande numero grande numero de pessoas, de modo que a população da colônia não apresentou crescimento significativo durante o século XVIII.

II – Por ser uma atividade altamente especializada, a mineração estimulou o desenvolvimento de outras ramos da economia colonial, como a produção de gêneros alimentícios.

III – Nessa economia mineradora era pouco utilizado o trabalho escravo, sendo mais importante a utilização de trabalhadores assalariados livres.

 

a)Apenas a I está correta.

b)Apenas a II está correta.

c)Estão corretas a I e II.

d)Estão corretas a II e III.

e) Estão corretas a I e III.

 

 

3. Período Colonial Mato-Grossense: (UFMS) A historiadora Luiza Volpato, no livro “Entradas e Bandeiras”ao referir-se à imagem produzida pelos livros didáticos sobre o bandeirante, assim se expressa:” Nos capítulos referentes a expansão territorial, o bandeirante é apresentado na grande maioria das vezes como o herói responsável pelas dimensões territoriais do país. (…) No texto é passada a visão heróica do bravo que, vencendo dificuldades sem fim , conquistou áreas imensas para a colônia e descobriu riquezas no interior do Brasil. A partir do texto, julgue as assertivas, verdadeiras ou falsas.

( ) Essa é uma visão mítica elaborada pela historiografia que permeia praticamente toda a produção a respeito, dificultando uma interpretação crítica sobre o fenômeno bandeirantista.

( ) A capitania de São Vicente, desde o inicio da colonização, despontou como uma região privilegiada para o plantio da cana-de-açúcar, portanto de exportação de açúcar e importação de mão-de-obra escrava.

( )A expansão territorial e o sacrifício de centenas de milhares de índios são resultado da transformação da luta cotidiana dos bandeirantes pela sobrevivência em campanhas de conquista.

( ) A ação bandeirante sobre as áreas espanholas foi despovoadora pois causou a destruição de agrupamentos indígenas e espanhóis.

( ) Contrariando a imagem do texto citado é possível visualizar o fenômeno bandeirantista como gerado pelas condições sociais de vida do Planalto de Piratininga e o bandeirante como um homem do seu tempo.

 

4) Período Colonial Mato-Grossense: (UEMS) A política econômica mercantilista se caracterizou por três elemento essenciais:

a) balança comercial favorável, protecionismo e monopólio.

b) sistema colonial, liberalismo e monopólio.

c) Manufatura, metalismo e liberalismo.

d) Monopólio, liberalismo e bullionismo.

e) Liberalismo, monopólio e protecionismo.

 

 

5) Período Colonial Mato-Grossense: (UFMS) A historia de Mato Grosso do Sul não pode ser apreendida na sua riqueza temática e, sobretudo, na sua diversidade étnica e cultural, se a ela não incorporarmos a historia dos povos indígenas. Sobre a presença constante dos povos indígenas na história do Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que:

01. a presença indígena no território do atual Mato Grosso do Sul data de até três mil anos; para o Pantanal essa presença é de até mil anos.

02. mesmo depois da chegada de elementos europeus na região, foram intensas as relações dos povos indígenas entre si. Às vezes conflituosas, ás vezes complementares, são conhecidas, dentre outras, as relações entre os grupos guaná, guaicuru e Guarani.

04. nas disputas entre os portugueses e espanhóis pela fixação dos limites territoriais de suas colônias americanas, foram visíveis as preocupações de ambos em atrair para si o apoio dos povos indígenas que ocupavam a região;

08. apesar da brutalidade do processo de conquista e da consequente ocupação de seus territórios, a existência atual de vários povos indígenas em Mato Grosso do Sul indica que suas diferentes formas de resistência garantiram pelo menos a sua sobrevivência;

16. com mais de cinquenta mil índios, Mato Grosso do Sul é atualmente o segundo estado do Brasil em população indígena. Dê a soma das corretas.

 

Expansão Marítima Europeia Exercícios.

 

6. Período Colonial Mato-Grossense: (UFMT) Em Mato Grosso, a relação entre os índios e colonizadores foi geralmente conflituosa e marcada pela violência. A respeito, julgue as afirmativas, colocando V ou F:

( ) Os índios Paiaguá foram os primeiros a atacar as monções e o faziam quando as embarcações estavam transitando nos rios.

( ) Governos da Capitania de Mato Grosso utilizaram índios, capturados na defesa da fronteira, na construção de fortes, fortalezas e em outras atividades militares.

( ) Algumas nações indígenas, como Guaicuru e caiapó, habitavam a periferia da capitania e estabeleceram relações de escambo com o colonizador português.

( )Por meio de Cartas régias, a Coroa Portuguesa permitia, em casos específicos, a “guerra justa” ao índio.

 

 

7) Período Colonial Mato-Grossense: (UFMT) Ao referir-se ao abastecimento da região mineira de Cuiabá, nos primeiros tempos da colonização, a historiadora Elizabeth M. Siqueira assim se expressa: As duas regiões mais próximas das Lavras do Sutil e responsáveis pelo abastecimento mais imediato foram: Rio Abaixo ( hoje Santo Antonio do Leverger) e Serra Acima (hoje chapada dos Guimarães) (…) Dessa forma nem só de alimentos vivia a população… Revivendo Mato Grosso. Cuiabá, SEDUC, 1977, p.14-16.

A respeito desse contexto histórico, julgue as características, colocando V ou F:

( ) O primeiro trajeto fluvial percorrido pelos sertanistas para abastecer Cuiabá transformou o Rio Abaixo em importante entreposto comercial.

( ) De Rio Abaixo, a produção açucareira era trazida pelo rio Cuiabá até a região aurífera.

( ) Vestimentas, instrumentos de trabalho e escravos vinham de outras províncias por meio de tropas ou das monções.

( ) Os primeiros engenhos surgidos na região foram responsáveis pelo fabrico não somente do açúcar, mas também da rapadura e da aguardente.

 

 

8. Período Colonial Mato-Grossense: ( Simulado-CSSG)“..a produção de ouro na Capitania de Mato Grosso, em meio século de atividade estonteante, de 1719 a 1770, teria montado a 4.000 arrobas ou 60.000 quilogramas, a razão de oitenta arrobas por ano.” (Correa Filho, Virgilio. Historia de Mato Grosso, p.49). Sobre a mineração em Mato Grosso é valido afirmar que:

a)Provocou o surgimento de vários núcleos populacionais, que se dedicavam exclusivamente à mineração como por exemplo, Rio Abaixo, Serra Acima e Vila Maria de Cáceres.

b) Ao final do século XVIII, as minas de Cuiabá começaram a entrar em decadência, devido às técnicas rudimentares de extração e à cobrança exagerada de impostos.

c) A ocorrência de minerais metálicos em Mato Grosso está associada a sua estrutura geológica, isto é, a presença de escudos cristalinos.

d) A produção de ouro contribuiu para a prosperidade de Mato Grosso e também de Portugal, pois através de uma rígida fiscalização o governo metropolitano foi capaz de conter o contrabando.

e) A produção exorbitante do ouro provocou ao longo do século XVIII o surgimento de conflitos na fronteira oeste entre os portugueses e espanhóis.

 

 

9. Período Colonial Mato-Grossense: (Simulado – CSSG) “O Pantanal mato-grossense estende-se pelos estados do Mato Grosso do Sul e pelo Mato Grosso, num total de aproximadamente 220 mil quilômetros quadrados. Sendo uma planície, as altitudes são baixas, mas as terras ao redor são mais altas, razão pela qual uma grande quantidade de rios corre para a região.” (Moreira, Igor. Espaço Geográfico, p.418) A respeito do Pantanal mato-grossense, assinale a alternativa incorreta:

a) No século XVIII, os paiaguás e guaicurus habitavam o Pantanal e representaram um empecilho à colonização portuguesa, pois esses silvícolas atacavam com freqüência as monções de abastecimento.

b) No período colonial. o Pantanal era denominado de Lago dos Xarayés.

c) O Pantanal mato-grossense é uma planície, ou seja, uma área onde o processo de sedimentação se sobrepõe ao processo de erosão.

d) O ecossistema do Pantanal é bastante complexo, possuindo áreas de florestas, cerrados e campos, além da grande quantidade de plantas aquáticas, principalmente aguapés.

e) A maior parte das terras do Pantanal encontra-se nos limites territoriais do Estado do Mato Grosso.

 

 

10. Período Colonial Mato-Grossense: (Simulado – CSSG) “A maior Mina da região estava plantada na colina do Rosário e deu início à formação da cidade. A colina onde se localizou a igreja do Rosário, ergue-se à margem esquerda do rio Prainha. Em torno das jazidas, principalmente à margem direita do córrego, inicia-se o povoamento. Próximo também a essa margem localiza-se uma esplanada, escolhida para construção da Igreja da Matriz. Ruas e ruelas serpenteiam pelo terreno, ajustando-se a ele, ao longo do curso d’agua. O pelourinho, a igreja do Rosário assentam os primeiros pontos de tensão em torno dos quais a vila se estrutura e se organiza.” (Freire, Julio De Lamônica. Por uma poética popular da arquitetura, p.40-42.).

O texto acima descreve o espaço urbano de Cuiabá no período colonial. A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

I – A área central da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá era composta pela Câmara Municipal, cadeia e a Igreja da Matriz.

II – Se fôssemos desenhar uma carta geográfica da área central da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, usaríamos como melhor escala 1: 1000. 000.

III – Foi Rodrigo César de Menezes, governador de São Paulo, que elevou Cuiabá à categoria de vila. Durante a sua administração, Rodrigo César de Menezes deu atenção especial à fiscalização das minas e à tributação.

(a) I, II e III são corretas. (b) I e II são corretas. (c) II e III são corretas. (d) I e III são corretas (e) Somente a II é correta.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos exercícios sobre a História do Mato Grosso.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios de História do Mato Grosso sobre o Período Colonial Mato-Grossense:

1- B

2- B

3- V,F,V,V,V.

4- A

5- 30 (F,V,V,V, V).

6- V, V,F,V.

7- F,V,V,V.

8 – B

9- E

10- A

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.