História de Mato Grosso Período Republicano Questões Resolvidas

1) História de Mato Grosso Período Republicano: (UNIC) A História de Mato Grosso registra movimentos sociais e disputas políticas de grande relevância. Analise as afirmações:

I- Tanque Novo- movimento ocorrido em 1933 no município de que resultou em perseguições por questões políticas e no julgamento de Doninha.

II- Rusga- rebelião ocorrida em Cuiabá durante a Regência, objetivando a retirada do poder político das mãos dos conservadores para cedê-lo aos liberais.

III- Caetanada – luta política travada por dois chefes políticos locais das zonas de garimpo no oeste mato-grossense.

a) se somente a I estiver correta.

b) se somente a II estiver correta.

c) se somente a III estiver correta.

d) se somente a I e II estiverem corretas.

e) se somente a II e a III estiverem corretas.

 

 

2) História de Mato Grosso Período Republicano: (UFMT) Em Mato Grosso, a partir de 1970, o governo federal coordenou projetos oficiais ao lado de outros da iniciativa privada estimulando um fluxo migratório aberto pelas possibilidades daquele momento. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta.

a) Foi construída a rodovia BR-364 (Cuiabá- Porto Velho), ao longo da qual surgiram vários núcleos populacionais.

b) POLOCENTRO e POLONOROESTE são exemplos de programas federais de colonização implementados à época.

c) A ocupação da nova fronteira agrícola no estado de Mato Grosso foi predominantemente feita por migrantes das regiões sul e sudeste.

d) A lógica geopolítica do regime militar respaldou a decisão federal de promover a ocupação da região norte de Mato Grosso.

e) Para a exportação da produção agrícola, foi propiciada a abertura da navegação do rio Paraguai.

 

 

 

3) (UFMT) A respeito do regime republicano implantado no Brasil em 1889, julgue os itens:

( ) Do ponto de vista político, o novo regime não significou uma profunda transformação, especial mente na perspectiva da população rural.

( ) A primeira constituição republicana (1891), ao garantir o federalismo, liberou as elites regionais das limitações impostas pela centralização monárquica, nesse sentido a “política dos governadores” de Campos Sales consagrou o princípio da independência das oligarquias frente ao poder central.

( ) Os mato-grossenses, a exemplo do que aconteceu com a maioria dos brasileiros, ficaram surpresos com a proclamação da Republica, embora as idéias republicanas já fossem veiculadas, no mínimo, desde a Rusga, em 1834.

 

 

4) História de Mato Grosso Período Republicano: (UFMT) Entre os projetos propostos por Getulio Vargas durante a sua administração, de 1930 a 1945, encontra-se a Marcha para o Oeste. Em relação a este projeto, julgue os itens.

( ) A ocupação e a colonização da Amazônia Legal por meio da reforma agrária eram propostas desse projeto.

( ) Um importante objetivo era transformar o território brasileiro em um bloco homogêneo.

( ) Pretendia garantir a modernização do país com um agressivo plano de estímulo à industrialização nos estados mais distantes da capital federal.

( ) A expedição Roosevelt, financiada com capital multinacional, demonstrou a ambigüidade do projeto.

 

5) História de Mato Grosso Período Republicano: (UFMT) Ao ocorrer o movimento de março de 1964, o governo de Mato Grosso era exercido por:

a) Fernando Correa da Costa.

b) José Manuel Fragelli.

c) José Pedrossian.

d) João Ponce de Arruda.

e) José Marcelo Moreira.

 

Período Colonial Mato-Grossense Exercícios com Gabarito.

 

6) História de Mato Grosso Período Republicano: (UFMT) Em relação ao predomínio político das oligarquias no Brasil durante a Primeira Republica (1889-1930) e à ação dos chamados coronéis, julgue os itens :

( ) Em Mato Grosso a disputa política ocorria entre a oligarquia do norte composta pelos senhores de engenho, depois usineiros e a oligarquia do sul composta por grandes pecuaristas e comerciantes.

( ) O coronelismo entendido enquanto um sistema de troca eleitoral, proteção e favores de um lado, e voto de outro, possuí um caráter sempre pacífico.

( ) O coronelismo tinha base familiar e rural; o coronel era ao mesmo tempo um grande latifundiário e chefe patriarcal.

 

 

7) (UNIC) São representadas citações que caracterizam determinadas lutas políticas armadas em Mato Grosso. Analise-as:

I-“Em 1916, Caetano de Albuquerque, governador do Estado, eleito pelo Partido Republicano Conservador, recusou-se a submeter as injunções da política dos chefes dos partidos. A partir de então, passou a sofrer ferrenha oposição dos partidários do coronel Azevedo (chefe maior da agremiação). Isso levou o governador a ingressar no Partido Republicano Mato –Grosssense. Iniciou-se assim a luta armada.” (Alves, Louremberg. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Diário de Cuiabá, 7 de janeiro, 1977, A5)

II- “Paralelamente á luta armada, ocorreu o embate jurídico. È que os deputados estaduais oposicionista…decretaram a cassação do mandato de Caetano de Albuquerque e ao mesmo tempo, empossaram Manuel Escolástico Virgínio no cargo de governador. A partir de então, Mato Grosso passou a contar com dois governadores.” (Alves, Louremberg. Qualquer semelhança é mera coincidência. Diário de Cuiabá, 7 de janeiro, 1977, A5.)

III-“Frente a este clima de convulsão a que passava o Estado, vítima da fortíssima oposição desencadeada pelos membros do Partido Republicano, o governador Antonio Pedro criou a “Divisão Patriótica” com a finalidade de que a mesma pudesse garantir a tranqüilidade de Mato Grosso, e conseqüentemente, o sucesso das medidas previstas no novo programa do governo de Campos Sales. Coube a Totó Paes comandar essa divisão que principiou seus trabalhos com a perseguição às forças oposicionistas.” (Madureira, Elizabeth, Processo Histórico de Mato Grosso).

Assinale a alternativa que faz referencia a Caetanada:

a) Somente a I

b)somente a III.

c)Somente as citações I e II.

d)somente as citações I e III.

e)Todas as citações se referem a Caetanada.

 

 

8) História de Mato Grosso Período Republicano: (UFMT) Sobre a colonização de Mato Grosso no século XX, assinale a alternativa incorreta:

a) Getulio Vargas implantou a “Marcha para o Oeste”, que visava instalar em Mato Grosso os sulistas.

b) A Colônia De Dourados foi um projeto de colonização que instalou os sulistas em Mato Grosso.

c) Na década de sessenta ocorreu um crescimento populacional em Mato Grosso, em função da colonização particular.

d) SUDAM e SUDECO foram projetos governamentais que instalaram o pequeno produtor em Mato Grosso.

e) Em Mato Grosso, a colonização dirigida pelas empresas particulares fez surgir várias cidades no Estado.

 

 

 

9) (UFMT) Os itens referem-se ao Mato Grosso republicano,julgue-os:

( )A política de colonização empreendida por Getulio Vargas, conhecida como “Marcha para o Oeste”promoveu, inclusive, a montagem de Colônias Agrícolas, entre elas a de Dourados, hoje no Mato Grosso do Sul.

( ) Desde o final do século XIX, o conceito de modernidade assimilado pela elite brasileira incorporava a idéia de que entre as nações não deveria existir diferenças nem barreiras. Com esse objetivo, Candido Rondon Assumiu a tarefa da construção das linhas telegráficas.

 

 

 

10) História de Mato Grosso Período Republicano: (UFMT) Na década de 70, o norte de Mato Grosso se constituía no “paraíso privado” das empresas colonizadoras do país. Avalie os itens abaixo:

a) O processo de ocupação do norte de Mato Grosso foi dirigido pela colonização particular e acentuou milhares de colonos conhecidos como “sem terra”.

b) A construção da Rodovia Cuiabá-Santarém estimulou a ocupação do norte de Mato Grosso, e recebeu um enorme contingente de colonos vindos do sul do país.

c) A colonização dirigida, sob o controle do INCRA, recebeu o total apoio político e econômico do governo militar, sendo por isso considerada como bem sucedida.

d) A ocupação da Amazônia, e em especial a do norte do Mato Grosso, foi estimulada por discussões governamentais que privilegiaram os interesses dos pequenos proprietários rurais.

e) Os incentivos fiscais e créditos oficiais para os projetos agropecuários da Amazônia não beneficiaram os empresários que investiram na região norte de Mato Grosso.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos exercícios sobre a História do Mato Grosso.

 

Gabarito com as respostas das questões de História de Mato Grosso Período Republicano:

1. D

2. E

3. V, F, V

4. F, V, F, V

5. A

6. V, F, V

7. C

8. D

9. V, V

10. B

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.