09 Exercícios de História sobre Reforma e Contrarreforma

Questão 01 sobre a Reforma e Contrarreforma: (UFLA-MG–2008) O processo de reformas religiosas teve início no século XVI e suas causas podem ser, EXCETO:

A) A venda de indulgências incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa ao espírito do capitalismo que nascia.
B) A mudança na visão de mundo como consequência do pensamento renascentista.
C) A presença de padres mal preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis.
D) A insatisfação da burguesia diante da condenação do catolicismo para o lucro e os juros.


Questão 02. (UFMG–2008) Leia estes trechos:

I. Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar.

II. O rei é o chefe supremo da Igreja […] Nessa qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir […] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino […]

III. Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.

A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas:
A) católica, anglicana e ortodoxa.
B) luterana, anglicana e calvinista.
C) ortodoxa, luterana e católica.
D) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.


Questão 03 sobre a Reforma e Contrarreforma: (UFG–2006) A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:

A) submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual.
B) implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa.
C) jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio.
D) extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero.
E) cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.


Questão 04. (UFES) No século XVI, o movimento conhecido como Reforma Religiosa provocou uma grande revolução espiritual na sociedade europeia e uma profunda crise na hegemonia da Igreja Católica. Considere as seguintes informações sobre a Reforma Religiosa:

I. Foi um movimento revolucionário pelo qual os camponeses exigiam a abolição da servidão e a liberação das terras da Igreja para a produção agrícola de mercado.

II. Fundamentou-se nas doutrinas de salvação para assegurar e fortalecer a hierarquia e a unidade  do cristianismo.

III. Estabeleceu novos valores morais, econômicos e religiosos, que legitimaram a obtenção de lucro e criaram uma das principais fontes do espírito capitalista.

IV. Fortaleceu e divulgou a doutrina do movimento protestante, mediante o Concílio de Trento.

V. Questionou a autoridade dos papas e os dogmas da Igreja, rompendo com os tradicionais padrões católicos.

Estão CORRETAS as informações contidas nas afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) III e V.


Questão 05 sobre a Reforma e Contrarreforma: (UFAL–2010) Com a fragmentação do feudalismo, a Europa passou por transformações importantes nos seus hábitos e em sua organização social. Na Inglaterra,  houve lutas políticas e rompimento com a Igreja Católica. Era o anúncio de mudanças nas relações de poder. Na época do rei Henrique VIII, houve:

A) a fundação da Igreja Anglicana, inspirada nos ensinamentos dos sacerdotes que defendiam o fim do celibato e do batismo.

B) o fim da interferência da Igreja Católica no governo inglês, com a centralização maior da administração nas mãos do monarca.

C) a queda do poder da nobreza e mudanças na  economia, com adoção, para o comércio, das soluções dos economistas clássicos.

D) as viagens marítimas para a América, a expansão militar da Inglaterra e uma descentralização administrativa.

E) o fim do sistema parlamentarista e a adoção do mercantilismo, condenando a escravidão e o livre-comércio.


Questão 06. (UFG–2008) Leia o fragmento.
O ingresso das sociedades ocidentais na cultura escrita foi uma das principais evoluções da Era Moderna.
CHARTIER, Roger. As práticas de escrita. In: História da vida privada no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 114 (Adaptação).

O fragmento anterior menciona uma transformação nas sociedades ocidentais. Progressivamente, a partir do início da Idade Moderna, observa-se a disseminação da
cultura escrita. No século XVI, essa transformação se expressa por meio:
A) das novas formas de devoção que afirmam a importância das relações pessoais e diretas do fel com a Bíblia.

B) do processo inicial de escolarização das sociedades graças à ampliação de estabelecimentos de ensino.

C) da disseminação do uso de diários íntimos e da troca de correspondências.

D) da criação e da multiplicação de jornais diários e da difusão de sua leitura.

E) do crescimento do número de monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram reproduzidos pelos copistas.


Questão 07 sobre a Reforma e Contrarreforma: (UNIRIO-RJ) Em outubro, depois de quatro séculos de separação e de 32 anos de conversações, católicos e luteranos assinam, na Alemanha, acordo que   estabelece um consenso sobre a principal questão teológica que os afastou. O documento conjunto vai explicar de que modo as duas denominações encaram hoje a salvação – o instante em que, após a morte, os cristãos se libertariam de todos os pecados e se encontrariam com Deus na eternidade.
FOLHA DE S. PAULO, domingo, 19 set. 1999. p. 17

A tese luterana motivadora dos quatro séculos de separação afirmava que a salvação era:
A) objeto exclusivo da graça, isto é, a predestinação.
B) fruto das boas obras e de uma vida virtuosa.
C) obtida somente pela fé.
D) atingida pela combinação da fé e das boas obras.
E) resultado da prática constante das orações.


Questão 08. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que permitiram o avanço do anglicanismo, EXCETO:

A) a fusão de dogmas protestantes ao formalismo dos ritos católicos.
B) o avanço das doutrinas protestantes entre as camadas populares.
C) o fortalecimento do internacionalismo do papa a partir do Vaticano.
D) o interesse pelas propriedades da Igreja, especialmente pelas suas terras.
E) o objetivo do rei de fortalecer seu poder absolutista monárquico.


Questão 09 sobre a Reforma e Contrarreforma: (Enem) Leia os trechos a seguir.
Tem sido hábito, até agora, de certos homens segurar-nos como propriedade sua, visto que o Cristo nos libertou […] Por isso, julgamos estar garantido que seremos
libertados da servidão.
MANIFESTO dos camponeses alemães revoltados, 1525.

Deus prefere que existam governos, por piores que sejam, do que permitir à ralé que se amotine, por mais razão que tenha.
LUTERO, Martinho, primeira metade do século XVI.

Esses trechos são contemporâneos e exemplificam os ideais de Lutero e dos camponeses que se sublevaram à época da Reforma. A análise comparativa dessas ideias
nos leva a constatar que:
A) o catolicismo inflamado dos camponeses os fazia recusar veementemente os propósitos separatistas de Lutero ao iniciar a Reforma, mantendo-se fiéis à autoridade papal.

B) a consciência política de Lutero, muito mais lúcida que a dos camponeses, o levava a defender o fm das revoltas camponesas contra a Igreja Católica, mesmo tendo sido perseguido por ela.

C) por mais que Lutero e os camponeses alemães tivessem críticas comuns à Igreja Católica da época, seus princípios se chocavam devido ao apoio mútuo existente entre Lutero e os setores da nobreza alemã, que mantinham os camponeses sob servidão.

D) as reivindicações camponesas ilustram o caráter pré-iluminista do movimento desencadeado,  justamente, a partir dos reflexos do Renascimento e da Reforma Protestante, que permitiram aos homens do século XVI adotar uma perspectiva mais racional do mundo.

E) a pronta discordância de Lutero em relação ao Manifesto dos camponeses se deve à recusa dos setores populares em ajudá-lo nas lutas em prol da fundação de uma nova doutrina que pudesse libertá-los da opressão servil e católica.


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Gabarito com as respostas das questões de História sobre Reforma e Contrarreforma:

01. A;

02. B;

03. A;

04. E;

05. B;

06. A;

07. C;

08. C;

09. C

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