Questão 01 sobre o Imperialismo: (Cesgranrio) A expansão imperialista do final do século XIX / início do século XX buscou atender aos interesses das diversas potências europeias e, em consequência, aprofundou as divergências entre as mesmas, levando à formação de blocos antagônicos e à eclosão da Primeira Guerra Mundial. As rivalidades franco-germânicas podem ser atribuídas à:
a) construção do canal de Suez, resultado da aplicação de capitais franceses, mas ocupado pela Alemanha, que transformou a região num protetorado.
b) disputa de terras férteis ao sul do continente africano, tendo em vista que a África do Norte já era inglesa e que a região do Sahel estava exposta à desertificação.
c) partilha da China entre as potências europeias, excluídas a Itália e a Alemanha, por estarem em processo de unificação.
d) ocupação da Tunísia pela França, que construiu uma estrada de ferro a qual, seguindo o litoral, alcançava Túnis, inviabilizando definitivamente a permanência alemã na região.
e) ocupação francesa do Marrocos, pretendido pela Alemanha, que fracassou após as chamadas crises marroquinas, como as de Tânger e Agadir.
Questão 02. (Unirio) “Foi essa consciência de nossa superioridade inata que nos permitiu conquistar a Índia. Por mais educado e inteligente que seja um indígena, por mais valente que ele se manifeste e seja qual for a posição que possamos atribuir-lhe, penso que jamais ele será igual a um oficial britânico.”
(Lord Kitchener. In: PANIKKAR, K. M. A Dominação Ocidental na Ásia. Trad. de Nemésio Salles. Rio de Janeiro: Saga, 1965, p. 160.)
A expansão imperialista europeia sobre o continente asiático, ao longo do século XIX e início do século XX, atingiu uma de suas principais expressões na dominação britânica sobre duas das mais antigas civilizações da Ásia: a China e a Índia. Marque a opção a seguir que apresenta uma característica correta da dominação imperialista inglesa sobre a China ou a Índia.
a) Na Índia, a extinção do sistema religioso de castas favoreceu a inclusão dos indianos na sociedade inglesa, porque foram utilizados como mão-de-obra barata no parque industrial da Inglaterra.
b) Na China, a vitória militar dos ingleses sobre os exércitos imperiais chineses na Guerra do Ópio (1841) determinou a instalação do monopólio da Inglaterra sobre o comércio chinês de especiarias com o ocidente.
c) Na Índia, a dominação britânica provocou a destruição da economia tradicional voltada para a subsistência e sustentada por manufaturas têxteis incapazes de concorrer com a produção inglesa de tecidos de algodão.
d) Na China, a hegemonia política e econômica inglesa impediu a atuação de outras potências imperialistas porque isolou o território chinês pelo Tratado de Pequim (1860).
e) Na Índia, uma alta burocracia de indianos exercia a administração das áreas conquistadas para reduzir os custos elevados gerados pelos gastos militares com a dominação imperialista.
Questão 03 sobre o Imperialismo: (UERJ) Se tivéssemos de definir o Imperialismo da forma mais breve possível, diríamos que ele é a fase monopolista do Capitalismo.
(LENIN, V. I. O Imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1987.)
Melhor seria ver o Imperialismo como uma extensão à periferia da luta política na Europa. No centro, o equilíbrio estava ajustado tão perfeitamente que não era possível nenhuma ação positiva, nenhuma mudança importante no status ou no território de qualquer dos lados. As colônias tornaram-se um modo de sair do impasse.
(FIELDHOUSE. Apud B. J. Cohen. A Questão do Imperialismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.)
Indique, tomando como ponto de referência os textos, dois fatores que estimularam a expansão imperialista entre 1870 e 1914.
Questão 04. (UFRRJ) 1899 Nova York Mark Twain propõe mudar a bandeira (…) Em plena euforia imperial, os Estados Unidos celebram a conquista das ilhas do Havaí, Samoa e as Filipinas, Cuba, Porto Rico e uma ilhota que se chama, eloquentemente, dos Ladrões. O oceano Pacífico e o mar das Antilhas viraram lagos norte-americanos, e está nascendo a United Fruit Company; mas o escritor Mark Twain, velho estraga-festas, propõe que se mude a bandeira nacional: que sejam negras, diz, as listas brancas, e que umas caveiras com tíbias cruzadas substituam as estrelas.(…)”
(GALEANO, Eduardo. As Caras e as Máscaras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 341.)
Há exatos cem anos, os Estados Unidos da América estavam inseridos em um processo de dominação territorial e econômica que afetou, igualmente, as grandes potências europeias e o Japão.
a) Nomeie esse processo e cite uma de suas principais características econômicas.
b) Explique as razões de Mark Twain para sua proposta.
O texto do historiador britânico faz referência a um sentido moderno e um sentido tradicional do termo Império, na Europa, na passagem do século XIX para o século XX.
a) Cite dois dos Impérios europeus existentes na época, sendo um de cada um dos tipos citados acima.
b) Estabeleça uma relação entre Imperialismo e Nacionalismo.
a) O término do Apartheid, na África do Sul, só foi possível pela derrota dos exércitos ingleses na Guerra dos Bôeres.
b) O fm da escravidão, apesar de ser fundamental para a implantação do Capitalismo na África, só ocorreu quando o MPLA (Movimento pela Libertação de Angola) tomou o poder em Angola.
c) A conquista colonial teve a finalidade de transformar a África e a Ásia em fornecedores de matérias-primas, consumidores de produtos industriais e receptores de investimentos das potências mundiais.