Questão 01 sobre o Período Colonial Brasileiro: UFOP-MG.
A principal cousa que me moveu a mandar povoar as ditas terras do Brasil foi para que a gente dela se convertesse à nossa santa fé católica.
Trecho da carta de D. João III, rei de Portugal, a Tomé de Sousa, primeiro Governador-Geral.
De acordo com o fragmento citado e seus conhecimentos, é correto afirmar:
a) Os africanos escravizados que fossem batizados seriam considerados livres.
b) A colonização do Brasil originou-se da aliança entre a monarquia portuguesa e a Igreja Católica.
c) Os indígenas catequizados poderiam ser escravizados.
d) O interesse da Coroa portuguesa, nas primeiras décadas da colonização, esteve voltado para a exploração dos produtos asiáticos.
Questão 02. Uniso-SP. Durante a maior parte do período colonial, a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados “homens-bons”, excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. A expressão “homem-bom” dizia respeito a:
a) homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes.
b) senhores-de-engenho e proprietários de escravos.
c) funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia.
d) homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.
Questão 03 sobre o Período Colonial Brasileiro: UFRN. A implantação do sistema colonial transformou as relações amistosas existentes entre indígenas e portugueses no início da ocupação do Brasil.
Essa transformação se deveu à:
a) grande inabilidade dos indígenas para a agricultura, recusando-se a trabalhar nas novas plantações açucareiras, atitude que desagradou aos portugueses.
b) crescente ocupação das terras pelos portugueses e à necessidade de mão-de-obra, levando à escravização dos índios, que reagiram aos colonos.
c) importação de negros africanos, cuja mão-de-obra acabou competindo com a dos indígenas, excluindo estes do mercado agrário.
d) introdução de técnicas e instrumentos agrícolas europeus nas aldeias indígenas, desestruturando a economia comunal dos grupos nativos.
Questão 04. Fuvest-SP. Eu, el-rei D. João III, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande e forte na Baía de Todos-os-Santos. (…) Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil.
Regimento de Tomé de Sousa,1 549
As determinações do rei de Portugal estavam relacionadas:
a) à necessidade de colonizar e povoar o Brasil para compensar a perda das demais colônias agrícolas portuguesas do Oriente e da África.
b) aos planos de defesa militar do império português para garantir as rotas comerciais para a Índia, Indonésia, Timor, Japão e China.
c) a um projeto que abrangia conjuntamente a exploração agrícola, a colonização e a defesa do território.
d) aos projetos administrativos da nobreza palaciana visando à criação de fortes e feitorias para atrair missionários e militares ao Brasil.
e) ao plano de inserir o Brasil no processo de colonização escravista semelhante ao desenvolvido na África e no Oriente.
Questão 05. Oficialmente o Brasil foi “descoberto” em 1500, mas o governo português só iniciou a colonização de sua colônia americana em 1549. Por que Portugal demorou tanto tempo para iniciar a colonização do Brasil?
Questão 06 sobre o Período Colonial Brasileiro: UEL-PR. A instalação do governo-geral em 1549 contribuiu para que a colonização do Brasil passasse de transitória para efetiva. Havia um forte motivo que alimentava as esperanças dos portugueses: os espanhóis, nas terras vizinhas, encontraram o que buscavam. Ao tomar medidas procurando assegurar a posse sobre o vasto território, a Coroa portuguesa estava motivada pelas notícias sobre:
a) o modelo de colonização dependente da iniciativa privada que se revelava pouco eficaz nos Açores e na Madeira.
b) as feitorias que vinham dando provas de eficiência como fortificações sólidas para a defesa da terra.
c) as semelhanças das culturas pré-cabralinas do Brasil e pré-colombianas da América Central.
d) os negócios da Índia em crescente lucratividade, sem riscos de prejuízos e decepções.
e) a descoberta de metais preciosos nas terras altas sul-americanas, voltadas para o Pacífico.
Questão 07. PUC-PR. Durante o período colonial brasileiro, os forais eram documentos que estabeleciam direitos e deveres aos donatários. Os principais deveres eram:
a) respeitar o monopólio real sobre o pau-brasil, as drogas e especiarias, pagar o dízimo sobre a renda e o quinto sobre o ouro.
b) explorar o interior, desenvolver a economia cana-vieira e escravizar os indígenas.
c) cobrar impostos, exercer justiça e pagar o quinto sobre os metais.
d) respeitar os direitos aduaneiros da metrópole, conceder sesmarias e fundar povoados.
e) aumentar a exploração do pau-brasil, desenvolver as atividades mineradoras e catequizar os indígenas.
Questão 08 sobre o Período Colonial Brasileiro: UFMS. Nas últimas décadas do século XVI, o Brasil não mais se parecia com as feitorias comerciais das colônias portuguesas, existentes na África Ocidental e na Ásia. Dentre os motivos que causaram essa diferença, é correto mencionar:
a) o papel desempenhado pela Coroa portuguesa na conquista, na exploração e na colonização da costa do Brasil.
b) a criação, na década de 1830, do sistema de capitanias.
c) o completo rompimento, em 1549, com o controle real.
d) a adoção de uma política de proteção a todos os povos indígenas que habitavam o litoral brasileiro.
e) a manutenção da economia baseada na extração do pau-brasil, em vez de mudá-la para a lavoura de cana-de-açúcar.
Questão 09. UEL-PR. Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais porque os:
a) colonos eram ateus belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos.
b) religiosos pretendiam escravizar tanto o negro como o índio, e os colonos lutavam para receber salários dos capitães donatários.
c) colonos desejavam escravizar o negro, e os jesuítas se opunham.
d) religiosos preocupavam-se com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado, e os colonos queriam escravizá-los.
e) colonos pretendiam escravizar os indígenas, e os padres eram contra, pois queriam aldeá-los em missões.
Questão 10 sobre o Período Colonial Brasileiro: Vunesp. Um cronista do período colonial escreveu que os povoadores do Brasil, por mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhe houveram de ensinar a dizer como os papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá.
Frei Vicente do Salvador, História do Brasil, 1500-1627.
O texto do cronista revela que:
a) os colonizadores procuravam usufruir as riquezas da colônia, não manifestando nenhum apego à terra.
b) os povoadores objetivaram preservar a fauna e a flora exóticas da nova terra, como os papagaios.
c) o Brasil era visto pelos portugueses como região desprovida de interesse comercial ou econômico.
d) o Brasil, no entender dos colonizadores, deveria fornecer mão-de-obra barata para as indústrias portuguesas.
e) os portugueses ocuparam o Brasil com a finalidade de defendê-lo e de fundar uma nova pátria.
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Gabarito com as respostas dos melhores exercícios sobre o Período Colonial Brasileiro para passar no Enem e Vestibular:
01. B ;
02. B;
03. B;
04. C;
05. A demora na colonização do Brasil se explica pelo sucesso alcançado por Portugal com o comércio de especiarias das Índias, e o Brasil, de início, não apresentava lucros que levassem o governo português a investir aqui.
06. E;
07. D;
08. A;
09. E;
10. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína