Questão 01 sobre o Populismo Brasileiro: (UERJ) Na década de 1950, a onda nacionalista latino-americana foi contida pelo imperialismo norte-americano, estimulando golpes militares, articulando oligarquias ao grande capital. Dentre as medidas adotadas pela Aliança para o Progresso como forma de afastar o perigo vermelho, podemos citar:
a) estimulo à industrialização capitaneada por um nacionalismo exacerbado.
b) aproximação dos países da América Latina objetivando o combate ao comunismo.
c) política de reformas econômicas e sociais estimulando os investimentos estrangeiros.
d) fortalecimento da luta nacionalista em favor do progresso evitando qualquer intervenção do imperialismo.
e) superação do estágio do subdesenvolvimento fomentando a criação de um estado revolucionário popular.
Questão 02. (Cesgranrio) Na década de 1950, durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1950-1954), setores da sociedade brasileira se mobilizaram numa campanha:
a) por uma política externa independente, que fez com que o Presidente criasse, sem a ajuda de capitais estrangeiros, a Companhia Siderúrgica Nacional.
b) pela nacionalização da pesquisa, exploração e refino do petróleo, que culminou com a criação da Petrobras, símbolo do nacionalismo econômico.
c) que exigia reformas de base, forçando o Congresso a votar leis que permitissem a reforma agrária a nacionalização das empresas estrangeiras.
d) pela entrada sem restrições do capital estrangeiro no país, que culminou com a formulação, por setores governamentais, do Plano de Metas.
e) pela modernização tecnológica do país, que resultou no investimento estatal em novas fontes de energia e na criação de usinas nucleares.
Questão 03 sobre o Populismo Brasileiro: (Cesgranrio) Tendo em vista o processo de democratização iniciado em 1946 no Brasil, pode-se afirmar que foi o resultado:
a) das pressões populares, especialmente de setores médios, identificados com a ideia de um Estado centralizador.
b) do ambiente internacional pós-Segunda Guerra Mundial, favorecendo o aparecimento de períodos de redemocratização oposto às formas autoritárias.
c) da liberdade partidária, da economia de mercado e da industrialização – alguns dos fatores que favoreceram a redemocratização dirigidas por Getúlio Vargas.
d) da liberdade de imprensa, da autonomia sindical e das novas alianças políticas (UDN/PTB e PSD/ PCB), criando um clima propício para o processo de democratização brasileiro.
e) da reestruturação do Estado através da revisão de sua política industrial, associada à construção de uma capital federal (Brasília).
Questão 04. (Unirio) A redemocratização do Brasil, em 1945, e o fim da Segunda Guerra Mundial consolidaram uma política externa, já esboçada durante o conflito Mundial, que pode ser caracterizada pelo(a):
a) “pragmatismo responsável”, no qual os interesses econômicos prevaleceram sobre as posições políticas.
b) alinhamento aos Estados Unidos e ao Bloco Capitalista no contexto da Guerra Fria.
c) “política externa independente”, que priorizava a aproximação com as antigas colônias recém-independentes.
d) valorização da integração e formação de blocos, dentro de uma concepção latino-americanista.
e) aproximação com os países europeus, visando recuperar os mercados perdidos durante a Segunda Guerra.
Questão 05 sobre o Populismo Brasileiro: (Unirio) A criação da Petrobras, empresa controlada pela União e administradora do monopólio do petróleo, foi representativa da política econômica adotada por Getúlio Vargas (1951-1954), que:
a) atraiu capitais estrangeiros para acelerar o crescimento industrial.
b) imprimiu ao país uma orientação nacionalista.
c) priorizou o crédito ao setor agrícola através do BNDE.
d) contou com amplo apoio do empresariado nacional e multinacional.
e) sofreu severa oposição dos sindicatos contrários ao apoio dispensado ao empresariado.
a) à falta de correspondência entre desenvolvimento econômico e estrutura da propriedade da terra.
b) ao favorecimento do desenvolvimento capitalista nacional, com o aumento das áreas cultivadas no país e da diminização do mercado interno que daí resultaria.
c) à redistribuição da propriedade da terra, compromisso assumido pelo governo com os trabalhadores rurais.
d) à justiça social no campo com a defesa dos interesses dos camponeses no acesso à propriedade de terras.
e) à transformação dos camponeses em trabalhadores assalariados, com a consequente elevação da produtividade agrícola e dos investimentos no setor.