Questão 01 sobre Simbolismo 1890-1915: (UFPB) O Simbolismo revela a crise da concepção positivista da vida que marca de forma particular as duas últimas décadas do século XIX, provocando, no campo das letras, o aparecimento de uma poesia caracterizada pelos seguintes aspectos:
a) Concepção mística do mundo, interesse pelo subjetivo, pelo indefinido e pelo mistério. Ao priorizar o conhecimento ilógico e intuitivo, distingue-se da poesia parnasiana também por apresentar uma maior flexibilidade formal.
b) Valorização da subjetividade, que se desdobra na tentativa de apreensão do momentâneo e do fragmentário, não sendo rara a presença de poemas de cunho memorialístico.
c) Concepção lúdica da arte, que tem como base teórica e filosófica a teoria da relatividade de Einstein, a teoria psicanalítica de Freud, a filosofa de Nietzsche e a teoria econômica de Marx, apontando para uma figuração mítica e/ou alegórica da existência.
d) Valorização do aspecto formal do poema, priorizando especialmente o gráfico, o visual, em detrimento do conteúdo, da sintaxe discursiva, da subjetividade e da temática nacional.
e) Valorização da imaginação, do subjetivismo, das emoções, donde avulta uma poesia marcada pela melancolia, pela solidão, pela angústia e desejo de evasão, apresentando, por outro lado, características que apontam para o nacionalismo e culto à natureza.
Questão 02. (Fuvest)
a) Qual a estética que mais explorou as sonoridades da língua, procurando aproximar a poesia da música?
b) Cite dois representantes dessa estética.
Questão 03 sobre Simbolismo 1890-1915: (Fuvest)
a) Em que século e em que movimento literário se situa a obra de Camilo Pessanha?
b) Dê razões que permitam situar sua obra nesse movimento.
Questão 04. (Fuvest) Só e Clepsidra são obras que pertencem a um mesmo movimento literário. Indique:
a) esse movimento;
b) o autor de cada obra.
Questão 05 sobre Simbolismo 1890-1915: (UEL) Assinale a alternativa que contém apenas características da estética simbolista:
a) temática social; hermetismo; valorização dos tons fortes; materialismo; antítese.
b) temática intimista; ocultismo; valorização dos tons fortes; concretude; antítese.
c) temática intimista; hermetismo; valorização da transparência; espiritualidade; sinestesia.
d) temática bucólica; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; antítese.
e) temática bucólica; ocultismo; valorização das tonalidades verdes; materialismo; sinestesia.
Questão 06. (Vunesp) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.
a) Culto do contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar polos antagônicos.
b) Busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.
c) Culto do sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um símbolo de independência espiritual, política, social e literária.
d) Exploração de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.
e) Preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos científicos, o que revela a objetividade do poeta.
Questão 07 sobre Simbolismo 1890-1915: (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.
a) Impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo.
b) correspondência sinestésica, alquimia verbal, introspecção psicológica.
c) Favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações.
d) Atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade.
e) Complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.
Atente: A E I O U
Manhã de primavera. Quem não pensa
Em doce amor, e quem não amará?
Começa a vida. A luz do céu é imensa…
A adolescência é toda sonhos. A.
O luar erra nas almas. Continua
O mesmo sonho de oiro, a mesma fé.
Olhos que vemos sob a luz da lua…
A mocidade é toda lírios. E.
Descamba o sol nas púrpuras do ocaso.
As rosas morrem. Como é triste aqui!
O fado incerto, os vendavais do acaso…
Marulha o pranto pelas faces. I.
A noite tomba. O outono chega. As flores
Penderam murchas. Tudo, tudo é pó.
Não mais beijos de amor, não mais amores…
Ó sons de sinos a finados! O.
Abre-se a cova. Lutulenta e lenta,
A morte vem. Consoladora és tu!
Sudários rotos na mansão poeirenta…
Crânios e tíbias de defunto. U.
Alphonsus de Guimaraens
Questão 08 sobre Simbolismo 1890-1915: (Vunesp) No poema A E I O U, as vogais que encerram cada uma das cinco estrofes são utilizadas não apenas para efeito de rima, mas para assumir valores simbólicos em relação às fases da vida do homem descritas em cada estrofe. Releia o poema e, a seguir, aponte:
a) o valor simbólico que A e U apresentam, respectivamente, na primeira e última estrofes;
b) uma característica da poética do Simbolismo que explique esse efeito buscado e obtido pelo poeta.
a) a fusão que se estabelece entre o ideal e o real, motivada pelo ensimesmamento do sujeito lírico.
b) a busca, através da palavra poética, da reconstrução de um universo fragmentado.
c) a expansão desmesurada do eu como resposta a uma realidade destituída de sentido.
d) a crise existencial do “eu lírico”, manifesta no desejo de despersonalizar-se.
e) o reconhecimento da palavra poética como instrumento de recuperação da transcendência perdida.