Exercícios sobre Raciocínios Matemático e Sequencial

01. Raciocínios Matemático e Sequencial: (PECFAZ – 2013) Em uma progressão geométrica, temse a1 = 2 e a5 = 162. Então, a soma dos três primeiros termos dessa progressão geométrica é igual a:

a) 26

b) 22

c) 30

d) 28

e) 20

 

 

02. (PECFAZ – 2013) A soma dos 100 primeiros termos da sequência (4, 7, 10, 13, 16,…) é igual a:

a) 15.270

b) 15.410

c) 15.320

d) 15.340

e) 15.250

 

 

03. Raciocínios Matemático e Sequencial: (AUDITOR MTE – 2003) Três amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas é azul, o de outra é preto, e o da outra é branco. Elas calçam pares de sapatos destas mesmas três cores, mas somente Ana está com vestido e sapatos de mesma cor. Nem o vestido nem os sapatos de Júlia são brancos. Marisa está com sapatos azuis. Desse modo:

a) o vestido de Júlia é azul e o de Ana é preto.

b) o vestido de Júlia é branco e seus sapatos são pretos.

c) os sapatos de Júlia são pretos e os de Ana são brancos.

d) os sapatos de Ana são pretos e o vestido de Marisa é branco.

e) o vestido de Ana é preto e os sapatos de Marisa são azuis.

 

 

04. (RECEITA FEDERAL – 2009) Três meninos, Zezé, Zozó e Zuzu, todos vizinhos, moram na mesma rua em três casas contíguas. Todos os três meninos possuem animais de estimação de raças diferentes e de cores também diferentes. Sabe-se que o cão mora em uma casa contígua à casa de Zozó; a calopsita é amarela; Zezé tem um animal de duas cores – branco e laranja – ; a cobra vive na casa do meio.

Assim, os animais de estimação de Zezé, Zozó e Zuzu são, respectivamente:

a) cão, cobra, calopsita.

b) cão, calopsita, cobra.

c) calopsita, cão, cobra.

d) calopsita, cobra, cão.

e) cobra, cão, calopsita.

 

 

05. Raciocínios Matemático e Sequencial: (AUDITOR MTE – 2006) Ana encontra-se à frente de três salas cujas portas estão pintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das três salas encontra-se uma e somente uma pessoa – em uma delas encontra-se Luís; em outra, encontra-se Carla; em outra, encontra-se Diana. Na porta de cada uma das salas existe uma inscrição, a saber:

Sala verde: “Luís está na sala de porta rosa”

Sala azul: “Carla está na sala de porta verde”

Sala rosa: “Luís está aqui”

Ana sabe qua a inscrição na porta da sala onde Luís se encontra pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrição na porta da sala onde Carla se encontra é falsa, e que a inscrição na porta da sala em que Diana se encontra é verdadeira. Com tais informações, Ana conclui corretamente que nas salas de portas verde, azul e rosa encontram-se, respectivamente:

a) Diana, Luís, Carla

b) Luís, Diana, Carla

c) Diana, Carla, Luís

d) Carla, Diana, Luís

e) Luís, Carla, Diana

 

Exercícios sobre Estatística Inferencial.

 

06. Raciocínios Matemático e Sequencial: (AUDITOR MTE – 2003) Três pessoas, Ana, Bia e Carla, têm idades (em número de anos) tais que a soma de quaisquer duas delas é igual ao número obtido invertendo-se os algarismos que formam a terceira. Sabe-se, ainda, que a idade de cada uma delas é inferior a 100 anos (cada idade, portanto, sendo indicada por um algarismo da dezena e um da unidade). Indicando o algarismo da unidade das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A1, B1 e C1; e indicando o algarismo da dezena das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A2, B2 e C2, a soma das idades destas três pessoas é igual a:

a) 3 (A2+B2+C2)

b) 10 (A2+B2+C2)

c) 99 – (A1+B1+C1)

d) 11 (B2+B1)

e) 3 (A1+B1+C1)

 

 

07. (RECEITA FEDERAL – 2009) Considere uma esfera, um cone, um cubo e uma pirâmide. A esfera mais o cubo pesam o mesmo que o cone. A esfera pesa o mesmo que o cubo mais a pirâmide. Considerando ainda que dois cones pesariam o mesmo que três pirâmides, quantos cubos pesa a esfera?

a) 4

b) 5

c) 3

d) 2

e) 1

 

 

07. (RECEITA FEDERAL – 2009) Uma escola para filhos de estrangeiros oferece cursos de idiomas estrangeiros para seus alunos. Em uma determinada série, 30 alunos estudam francês, 45 estudam inglês, e 40, espanhol. Dos alunos que estudam francês, 12 estudam também inglês e 3 estudam também espanhol. Dos alunos que estudam inglês, 7 estudam também espanhol e desses 7 alunos que estudam inglês e espanhol, 3 estudam também francês. Por fim, há 10 alunos que estudam apenas alemão. Não sendo oferecidos outros idiomas e sabendo-se que todos os alunos dessa série devem estudar pelo menos um idioma estrangeiro, quantos alunos dessa série estudam nessa escola?

a) 96.

b) 100.

c) 106.

d) 115.

e) 125.

 

 

08. Raciocínios Matemático e Sequencial: (AUDITOR ISS/RJ – 2010) Em um amostra de 100 empresas, 52 estão situadas no Rio de Janeiro, 38 são exportadoras e 35 são sociedades anônimas. Das empresas situadas no Rio de Janeiro, 12 são exportadoras e 15 são sociedades anônimas e das empresas exportadoras 18 são sociedades anônimas. Não estão situadas no Rio de Janeiro nem são sociedades anônimas e nem exportadoras 12 empresas. Quantas empresas que estão no Rio de Janeiro são sociedades anônimas e exportadoras ao mesmo tempo?

a) 18

b) 15

c) 8

d) 0

e) 20

 

 

09. (AUDITOR ISS/RJ – 2010) A partir da lei de formação da sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21,…, calcule o valor mais próximo do quociente entre o 11° e o 10° termo.

a) 1,732

b) 1,667

c) 1,618

d) 1,414

e) 1,5

 

 

10. Raciocínios Matemático e Sequencial: (AUDITOR ISS/RJ – 2010) Em um conjunto de números inteiros não nulos, há 150 números pares, 160 números ímpares e 120 números negativos. Se 80 números pares são negativos, quantos números ímpares são positivos?

a) 80

b) 120

c) 50

d) 40

e) 110

 

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Gabarito com as respostas das questões de matemática sobre Raciocínios Matemático e Sequencial:

01. A; 02. E; 03. C; 04. A; 05. C; 06. B; 07. C; 08. C; 09. C; 10. B