Questão 01 sobre Noções de Estatística: (Unicamp) Para votar, cinco eleitores demoraram, respectivamente, 3 minutos e 38 segundos, 3 minutos e 18 segundos, 2 minutos e 46 segundos, 2 minutos e 57 segundos e 3 minutos e 26 segundos. Qual foi a média do tempo de votação em minutos e segundos desses eleitores?
Questão 02. (FGV-SP) A tabela a seguir representa a distribuição de salários dos trabalhadores de uma cidade.
Se todos passassem a ter o mesmo salário (mantendo o total de salários dado pela tabela), cada pessoa receberia:
a) R$ 3000,00.
b) R$ 2000,00.
c) R$ 1400,00.
d) R$ 1200,00.
e) R$ 1189,10.
Questão 03. Na avaliação anual de um aluno são atribuídas quatro notas, uma para cada bimestre letivo. As notas dos 1º e 2º bimestres têm peso 2 cada uma, e as dos 3º e 4º bimestres têm peso 3 cada uma. Qual a média anual que um aluno conseguiu em Matemática, sabendo que as suas notas foram as seguintes:
1º bimestre: 10,0;
2º bimestre: 8,0;
3º bimestre: 5,0;
4º bimestre: 7,0.
Questão 04 sobre Noções de Estatística: (ENEM) No quadro seguinte, são informados os turnos em que foram eleitos os prefeitos das capitais de todos os estados brasileiros, em 2004.
Almanaque ABRIL: Brasil 2005. São Paulo: Abril, 2005.
Na região Norte, a frequência relativa de eleição dos prefeitos no 2º turno foi, aproximadamente:
a) 42,86%
b) 44,44%
c) 50,00%
d) 57,14%
e) 57,69%
Questão 05. (ENEM) Nos últimos anos, o aumento da população, aliado ao crescente consumo de água, tem gerado inúmeras preocupações, incluindo o uso desta na produção de alimentos. O gráfico mostra a quantidade de litros de água necessária para a produção de 1 kg de alguns alimentos.
Com base no gráfico, para a produção de 100 kg de milho, 100 kg de trigo, 100 kg de arroz, 100 kg de carne de porco e 600 kg de carne de boi, a quantidade média necessária de água, por quilograma de alimento produzido, é aproximadamente igual a:
a) 415 litros por quilograma.
b) 11,200 litros por quilograma.
c) 27.000 litros por quilograma.
d) 2.240.000 litros por quilograma.
e) 2.700.000 litros por quilograma.
Questão 06. (ENEM) Cinco equipes A, B, C, D e E disputaram uma prova de gincana na qual as pontuações recebidas podiam ser 0, 1, 2 ou 3. A média das cinco equipes foi de 2 pontos. As notas das equipes foram colocadas no gráfico a seguir, entretanto, esqueceram de representar as notas da equipe D e da equipe E;
Pontuação da gincana:
Mesmo sem aparecer as notas das equipes D e E, pode-se concluir que os valores da moda e da mediana são, respectivamente:
a) 1,5 e 2,0.
b) 2,0 e 1,5.
c) 2,0 e 2,0.
d) 2,0 e 3,0.
e) 3,0 e 2,0.
Questão 07 sobre Noções de Estatística:. (ENEM) Um estudo caracterizou 5 ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros físico-químicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O Gráfico I representa os valores de pH dos 5 ambientes. Utilizando o gráfico II, que representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH, pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente:
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
Questão 08. (Vunesp) O número de ligações telefônicas de uma empresa, mês a mês, no ano de 2005, pode ser representado pelo gráfico abaixo:
Com base no gráfico, pode-se afirmar que a quantidade total de meses em que o número de ligações foi maior ou igual a 1200, e menor ou igual a 1300 é:
a) 2.
b) 4.
c) 6.
d) 7.
e) 8.
Questão 09. (Unifesp) Para ser aprovado num curso, um estudante precisa submeter-se a três provas parciais durante o período letivo, e a uma prova final, com pesos 1, 1, 2 e 3, respectivamente, e obter média no mínimo igual a 7. Se um estudante obteve nas provas parciais as notas 5, 7 e 5, respectivamente, a nota mínima que necessita obter na prova final para ser aprovado é:
a) 9.
b) 8.
c) 7.
d) 6.
e) 5.
Questão 10. (UFC) A média aritmética das notas dos alunos de uma turma formada por 25 meninas e 5 meninos é igual a 7. Se a média aritmética das notas dos meninos é igual a 6, a média aritmética das notas das meninas é igual a:
a) 6,5.
b) 7,2.
c) 7,4.
d) 7,8.
e) 8,0.
Questão 11 sobre Noções de Estatística: (CPCAr) O gráfico, a seguir, representa o resultado de uma pesquisa sobre a preferência por conteúdo, na área de matemática, dos alunos do CPCAR.
GEOMETRIA ESPACIAL: 22%
PROGRESSÕES: 6%
COMBINATÓRIA: 47%
MATRIZ: 14%
FUNÇÃO: 11%
Sabendo-se que no gráfico o resultado por conteúdo é proporcional à área do setor que a representa, pode-se afirmar que o ângulo central do setor do conteúdo MATRIZ é de:
a) 14°.
b) 57° 36’.
c) 50° 24’.
d) 60° 12’.
🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.
Gabarito com as respostas do melhor simulado de Matemática sobre Noções de Estatística para passar em Concurso Público:
1) 3 minutos e 13 segundos;
2) c;
3) 7,2;
4) a;
5) b;
6) c;
7) d;
8) e;
9) a;
10) b;
11) c
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína