10 Exercícios sobre Análise Sintática Ensino Médio com Gabarito

Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Análise Sintática para o Ensino Médio!

Questão 01 sobre Análise Sintática Ensino Médio: (Cesgranrio) Assinale a opção em que o termo entre aspas apresenta função sintática idêntica ao do exemplo seguinte:
vontade “de chorar”

a) choro “de saudades”.
b) olhos “de minha pátria” .
c) passar-lhe a mão “pelos cabelos”.
d) nasci “do vento”.
e) em contato “com a dor”.


Questão 02. (Cesgranrio) Assinale a opção que traz corretas classificações do sujeito e da predicação verbal.

a) “Houve… uma considerável quantidade” – sujeito inexistente; verbo transitivo direto.

b) “que jamais hão de ver país como este” – sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.

c) “mas reflete a pulsação da inenarrável história de cada um” – sujeito simples; verbo transitivo direto e indireto.

d) “que se recebe em herança” – sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.

e) “a quem tutela” – sujeito simples; verbo intransitivo.


Questão 03 sobre Análise Sintática Ensino Médio: (Unirio) Em “na mocidade, muitas coisas lhe haviam acontecido”, temos oração:

a) sem sujeito.
b) com sujeito simples e claro.
c) com sujeito oculto.
d) com sujeito composto.
e) com sujeito indeterminado.


Questão 04. (UFRJ) “Me tiraram do meu morro”,

“me botaram neste quarto”,
“mas compraram para mim”.

Nos três versos destacados, o poeta empregou sujeito indeterminado. O uso dessa estrutura demonstra, em relação ao eu lírico:
a) sua impotência.
b) sua alienação.
c) sua inquietação.
d) sua insatisfação.
e) seu conformismo.


Questão 05 sobre Análise Sintática Ensino Médio: (PUC-Rio) Aponte a opção em que a função sintática do termo, cujo núcleo está destacado, não está correta.

a) […] a pagar à ex-noiva uma indenização de 20 salários mínimos […]” – objeto indireto.
b) […] mas porque houve realmente a má intenção por parte do ex-noivo […]” – agente da passiva.
c) “Abandonada pelo noivo depois de 17 anos de namoro […]” – agente da passiva.
d) “Disse à ex-noiva que tinha por ela apenas um vício carnal […]” – objeto indireto.
e) “Após quatro anos de namoro, ficaram noivos […]” – predicativo do sujeito.


Questão 06. (UERJ) É comum encontrar nos livros escolares a definição de predicado como aquilo que se declara sobre o sujeito de uma oração.

Essa definição de predicado, entretanto, não é suficiente para identificá-lo em todas as suas ocorrências.

O exemplo em que não se poderia identificar o predicado pela definição dada é:
a) “falta-lhes não sei que atributo essencial”.
b) “Toda a expressão deles mora nos olhos”.
c) “neles há pouca montanha”.
d) “sons que se despedaçam”.


Questão 07 sobre Análise Sintática Ensino Médio: (Cesgranrio) Entre as frases a seguir, somente uma apresenta sujeito indeterminado. Assinale-a.

a) Há a marca da vida nas pessoas.
b) Não se necessita de lavadeira.
c) Vai um sujeito pela rua.
d) Não se engomou seu paletó.
e) Pede-se um pouco de paciência.


Questão 08. (Unirio) “Carioca […] foi o nome dado em virtude do depósito de pipas de água fresca.” (parágrafo 6.o)

A opção correta, quanto à sintaxe da oração acima, é:
a) o predicado é nominal.
b) o predicado é verbal.
c) o verbo, na oração, é transitivo direto.
d) “em virtude do depósito… fresca” é adjunto adverbial de consequência.
e) “de água fresca” é complemento nominal.


Questão 09. (Cesgranrio) Assinale o termo que, no texto, não está exercendo a mesma função sintática que alguns em

“Calar a história da Inquisição, como ainda querem alguns, em nada ajuda a história de instituições e países”:

a) “Somos uma cultura que finge viver fora da história”
b) “Fazer história é fazer falar o passado e o presente criando ecos para o futuro”.
c) “o silêncio da história oficial é um silêncio ensurdecedor”.
d) “Ali está pulsando algo”.
e) “Sempre vai sobrar um herege que não foi queimado”.


Questão 10 sobre Análise Sintática Ensino Médio: (FTM-Aracaju) Das expressões sublinhadas abaixo, com as ideias de tempo ou lugar, a única que tem a função sintática do adjunto adverbial é:

a) “Já ouvi os poetas de Aracaju”.
b) “atravessar os subúrbios escuros e sujos.
c) “passar a noite de inverno debaixo da ponte”.
d) “Queria agora caminhar com os ladrões pela noite”.
e) “sentindo no coração as pancadas dos pés das mulheres da noite”.

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