Brönsted-Lowry e Lewis Exercícios Resolvidos

01. Brönsted-Lowry e Lewis: (UFF-RJ) Sabe-se que, em água, alguns ácidos são melhores doadores de prótons que outros e algumas bases são melhores receptoras de prótons que outras. Segundo Brönsted, por exemplo, o HCl é um bom doador de prótons e considerado um ácido forte. De acordo com Brönsted, pode-se afirmar:
A) Quanto mais forte a base, mais forte é seu ácido conjugado.
B) Quanto mais forte o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
C) Quanto mais fraco o ácido, mais fraca é sua base conjugada.
D) Quanto mais forte a base, mais fraca é sua base conjugada.
E) Quanto mais forte o ácido, mais fraco é seu ácido conjugado.

 

 

02. (UFV-MG–2009) Assinale a alternativa que corresponde a uma equação química em que a água se comporta como base.
A) NaNH
2 + H2O NH3 + NaOH
B) Na
2CO3 + H2O NaHCO3 + NaOH
C) H
2SO4 + 2H2O SO42- + 2H3O+
D) HPO42- + H2O H2PO4- + OH

 


03. Brönsted-Lowry e Lewis: (UFPR–2010) Considere as seguintes reações:
A
l3+ + 6H2O [Al(H2O)6]3+
Cu2+ + 4NH3 [Cu(NH3)4]2+
HCl + H2O H3O2+ + Cl
2HCl + CO32- H2CO3 + 2Cl
Essas reações são consideradas ácido-base:
A) somente por Arrhenius.
B) somente por Lewis.
C) por Arrhenius e Brönsted-Lowry.
D) por Arrhenius e Lewis.
E) por Brönsted-Lowry e Lewis.

 

 

04. (FEI-SP) Considere os equilíbrios representados pelas equações a seguir quando HCl e NH3 se dissolvem em água:
HC
l + H2 H3O+ + Cl
NH3 + H2 NH4+ + OH
Assinale a alternativa CORRETA referente aos pares conjugados ácido / base para cada uma das reações.
A) HC
l / NH3 e H3O+ / OH
B) H2O / NH3 e NH4+ / OH
C) HCl / H2O e H3O+ / Cl
D) NH3 / OHe NH4+ / H2O
E) HC
l / Cl e H2O / OH

 


05. Brönsted-Lowry e Lewis: (ULBRA-RS) Na equação HCO3 + H2O­ H3O+ + CO32, o íon bicarbonato (HCO3) é classificado como:
A) base de Arrhenius.
B) base de Brönsted.
C) base de Lewis.
D) ácido de Brönsted.
E) ácido de Lewis.

 

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Exercícios.


06. Brönsted-Lowry e Lewis: (Cesgranrio) Na reação NH4+ + S2 NH3 + HS, o íon sulfeto (S2) é uma espécie de característica:
A) básica, segundo a teoria de Brönsted-Lowry.
B) básica, segundo a teoria de Arrhenius.
C) ácida, segundo a teoria de Lewis.
D) ácida, segundo a teoria de Brönsted-Lowry.
E) ácida, segundo a teoria de Arrhenius.

 

 

07. (UFSC) A reação Cu2+ + 4NH3 [Cu(NH3)4]2+ corresponde a uma reação de:
A) neutralização, segundo a teoria de Arrhenius.
B) oxidação do cobre.
C) neutralização, segundo a teoria de Lewis.
D) redução do cobre.
E) oxidação do nitrogênio.

 

 

08. (PUC-SP) Os metais de transição têm uma grande tendência de formar íons complexos, pois apresentam a penúltima e / ou a última camada eletrônica incompleta. Assim, por exemplo, a formação do íon ferrocianeto pode ser explicada pela reação:
Fe
2+ + 6CN [Fe(CN)6]4
Neste exemplo, podemos dizer, com mais correção, que o Fe2+ agiu como:
A) ácido de Lewis.
B) base de Lewis.
C) oxidante.
D) redutor.
E) sal simples.

 

 

09. (UFMG) Entre as opções a seguir, a ÚNICA que corresponde a ácido de Lewis, base de Brönsted, ácido de Brönsted e base de Lewis, nesta ordem, é:
A) C
l, CH3COOH, CH3NH2, BF3
B) Cl, HCl, CO32, Ag+
C) Ag+ , NaOH, HCl, CH3COOH
D) BF
3, CO32, CH3COOH, SO42
E) BF3, CO32, CH3COOH, Ag+

 


10. Brönsted-Lowry e Lewis: (UFMG) Qual a afirmativa ERRADA?
A) Para o sistema em equilíbrio HC
l + NH NH42 + Cl, NH4 + é o ácido conjugado e Cl é a base conjugada, de acordo com a teoria de Brönsted-Lowry.
B) Em solução aquosa diluída, um ácido forte terá uma constante de ionização pequena, enquanto um ácido fraco terá uma constante de ionização elevada.
C) De acordo com Lewis, toda substância que tenha um ou mais pares de elétrons não compartilhados é uma base.
D) De acordo com Arrhenius, toda substância que se dissocia liberando cátion hidrogênio, em solução aquosa, é um ácido.
E) De acordo com Brönsted-Lowry, um ácido é toda substância capaz de doar próton, e base, toda substância capaz de receber próton.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de Química sobre as Teorias de Ácidos e Bases de Brönsted-Lowry e Lewis:

02. B;  04. C; 05. E; 04. E; 05. D; 06. A; 08. C; 10. A; 14. D; 15. B

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