Conceitos Químicos e Transformação Química 10 Exercícios

Questão 01 sobre Conceitos Químicos e Transformação Química: Os itens a seguir são relativos a este esquema em que estão representados cinco sistemas (I a V), formados por moléculas constituídas por três tipos de átomo (A, B e C) representados por bola vermelha, bola verde e bola azul, respectivamente.

três tipos de átomos

A) Qual(is) desses sistemas é(são) substância(s) pura(s)?
B) Qual(is) desses sistemas é(são) mistura(s)?
C) Qual(is) desses sistemas é(são) substância(s) simples?
D) Qual(is) desses sistemas é(são) substância(s) composta(s)?
E) Qual o número de componentes de cada sistema?
F) Qual o número de elementos que entram na composição de cada sistema?


Questão 02. (UFRGS–2007) Na temperatura de 595 ºC e na pressão de 43,1 atm, o fósforo apresenta o seguinte equilíbrio:
P(sólido, violeta)  P(líquido)  P(gasoso)

Esse sistema apresenta:
A) 1 componente e 2 fases.
B) 1 componente e 3 fases.
C) 3 componentes e 1 fase.
D) 3 componentes e 2 fases.
E) 3 componentes e 3 fases.


Questão 03. (UNESP–2008) Uma amostra de água do Rio Tietê, que apresentava partículas em suspensão, foi submetida a processos de purificação, obtendo-se, ao final do tratamento, uma solução límpida e cristalina. Em relação às amostras de água antes e após o tratamento, podemos afirmar que correspondem, respectivamente, a:

A) substâncias composta e simples.
B) substâncias simples e composta.
C) misturas homogênea e heterogênea.
D) misturas heterogênea e homogênea.
E) mistura heterogênea e a substância simples.


Questão 04 sobre Conceitos Químicos e Transformação Química: (UFU-MG–2007) Analise os processos a seguir. Marque aquele que NÃO representa uma transformação química.

A) Oxidação de ferramenta
B) Queimada da floresta
C) Evaporação do álcool
D) Digestão de sanduíche


Questão 05. (PUCPR–2010) Os fenômenos a seguir são exemplos de fenômenos químicos.

I. O vinho, que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter acetil. O leite, que é transformado em coalhada pela a ação dos micro-organismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.

II. A planta captura CO2 da atmosfera e o transforma em seiva, liberando O2.

III. O processo de digestão dos alimentos.

IV. O ímã atrai a limalha de ferro sob a ação magnética.

V. É possível transformar o metal cobre em fios e em lâminas.

A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
B) Apenas a assertiva I está correta.
C) Todas as assertivas estão corretas.
D) Apenas a assertiva II está correta.
E) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.


Questão 06. (PUC Minas–2006) Assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Todas as amostras de uma substância pura têm a mesma composição e as mesmas propriedades.

B) Um composto é uma substância que pode ser decomposta, por meio de reações químicas, em substâncias mais simples.

C) Um exemplo de mistura homogênea é a preparada pela mistura de dois líquidos como etanol e água.

D) Um exemplo de mistura heterogênea é aquela preparada pela dissolução de um sólido como o cloreto de sódio em um líquido, como a água.


Questão 07 sobre Conceitos Químicos e Transformação Química: (UEM-PR–2007) INDIQUE, entre as matérias ar, sulfato de cobre (CuSO4), mercúrio (Hg), arroz-doce, gasolina, cristais de iodo (I2), madeira e gás carbônico (CO2), dois exemplos de:

A) substâncias simples.
B) substâncias compostas.
C) misturas homogêneas.
D) misturas heterogêneas.


Questão 08. (UNESP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;

II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;

III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

A cada um desses processos – (I), (II) e (III) – corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
A) física, física e química.
B) física, química e química.
C) química, física e física.
D) química, física e química.
E) química, química e física.


Questão 09. (PUCPR) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos.

Qual das situações a seguir corresponde a um fenômeno químico?
A) Decomposição da matéria orgânica
B) Evaporação das águas de um lago
C) Chuva
D) Orvalho
E) Erosão


Questão 10 sobre Conceitos Químicos e Transformação Química: (PUC Minas–2007) Considere os fatos representados a seguir:

1. Um pedaço de isopor flutuando na água.
2. O açúcar se tornando caramelo quando aquecido acima do seu ponto de fusão.
3. O ferro se dissolvendo em ácido clorídrico com liberação de gás.
4. Um sal se dissolvendo quando colocado em um copo com água quente.
5. Um prego sendo atraído por um ímã.

São fenômenos químicos
A) 3 e 4.
B) 1, 3 e 5.
C) 2 e 3.
D) 2 e 4.


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Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Conceitos Químicos e Transformação Química:

01. A) I e II
B) III, IV e V
C) II
D) I
E) I) 1; II) 1; III) 3; IV) 3; V) 2
F) I) 2; II) 1; III) 2; IV) 2; V) 3


02. B;

03. D;

04. C;

05. E;

06. D;


07. A) Hg e I
2
B) CuSO4 e CO2
C) Ar e gasolina
D) Arroz-doce e madeira


08. B;

09. A;

10. C

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