Século XIX na Itália, Alemanha e EUA 09 Exercícios de História

Questão 01 sobre o Século XIX na Itália, Alemanha e EUA: O mundo europeu escandalizou-se com a rebelião dos Boxers (1900) e se surpreendeu, depois, com suas consequências, as quais, de certo modo, antecipavam os movimentos nacionalistas que iriam revolucionar a China no século XX. As relações entre os europeus e o governo imperial chinês, no entanto, contribuíram para alimentar reações e ressentimentos populares contra:

I. Os privilégios comerciais concedidos aos comerciantes estrangeiros;
II. Os navios a vapor, as estradas de ferro e os telégrafos;
III. Os missionários europeus que desfrutavam do direito de residência e de pregação;
IV. A luta de boxe, patrocinada diariamente pelos membros das comunidades diplomáticas estabelecidas em Pequim;
V. a intervenção dos missionários estrangeiros na administração dos governos.

Consideradas as proposições anteriores, assinale:
a) se apenas a proposição IV estiver correta;
b) se todas estiverem corretas;
c) se apenas as proposições I, II, III e V estiverem corretas;
d) se apenas as proposições I e V estiverem incorretas;
e) se apenas as proposições II e III estiverem incorretas.


Questão 02. Ata Geral da Conferência de Berlim, em 26 de fevereiro de 1885:
“Capítulo I: Declaração referente à liberdade de comércio na Bacia do Congo…
Artigo 6° – Todas as Potências que exercem direitos de soberania ou uma influência nos referidos territórios comprometem-se a velar pela conservação dos aborígines e pela melhoria de suas condições morais e materiais de existência e a cooperar na supressão da escravatura e principalmente do tráfico de negros; elas protegerão e favorecerão, sem distinção de nacionalidade ou de culto, todas as instituições e empresas religiosas, científicas ou de caridade, criadas e organizadas para esses fins ou que tendam a instruir os indígenas e a lhes fazer compreender e apreciar as vantagens da Civilização. ”

Pela leitura do texto acima, podemos deduzir que ele:
a) demonstra que os interesses capitalistas voltados para investimentos financeiros eram a tônica do tratado;
b) caracteriza a atração exercida pela abundância de recursos minerais, notadamente na região subsaariana;
c) explicita as intenções de natureza religiosa do imperialismo, através da proteção à ação dos missionários;
d) revela a própria ideologia do colonialismo europeu ao se referir às “vantagens da Civilização”;
e) reflete a preocupação das potências capitalistas em manter a escravidão negra.


Questão 03 sobre o Século XIX na Itália, Alemanha e EUA: A expansão neocolonialista do século XIX foi acelerada, essencialmente:

a) pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais para novos projetos, além da busca de matérias-primas;
b) pelo crescimento incontrolado da população europeia, gerando a necessidade de migração para África e Ásia;
c) pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura europeia pelo mundo;
d) pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas do mercantilismo;
e) pela distribuição igualitária dos monopólios de capitais e pelo decréscimo da produção industrial.


Questão 04. Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas:

a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais.

b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.

c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.

d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.


Questão 05 sobre o Século XIX na Itália, Alemanha e EUA: No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forças sociais e políticas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porém, a onda revolucionária e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 até 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa político “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais.

Assinale a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(A) Pedreiros-livres
(B) Cristãos-novos
(C) Maçons
(D) Carbonários
(E) Jacobinos


Questão 06. À época de Bismarck (1871-1890) associam-se alguns elementos que vieram a reforçar o capitalismo industrial e financeiro na Alemanha recém-unificada.

Assinale a opção que contém referências vinculadas ao momento político mencionado.
(A) Vitória dos cristãos-sociais mais moderados ao impor reformas do sistema de trabalho na década de 1880, greve dos mineiros do Ruhr, emigração maciça para o continente americano, imposição do livre comércio de importação e exportação em 1879.

(B) lverein ou união aduaneira alemã, abolição do regime político federal no Império Alemão, diminuição da influência dos Junkers prussianos, dissolução da Aliança do Centeio e do Aço.

(C) Unificação monetária alemã e fundação do Reichsbank, extensão das ferrovias, desaparecimento de numerosas peque-as empresas após a crise financeira de 1873, imposição do protecionismo alfandegário em 1879.

(D) Financiamento de seguros sociais pelo Reichsbank para aliviar tensões, condução a um período de paz social através da unidade alemã, privatização das ferrovias, entrada da Alemanha na corrida colonial ao anexar a Etiópia.

(E) Sacrifício da agricultura à indústria, reforço da posição dos industriais determinado pelo “novo curso” ligado ao chanceler Caprivi, formação, no Reichstag, da maioria chamada “do Cartel”, favorável ao grande capitalismo e a medidas anti-sindicais em 1879.


Questão 07. Na base do processo das unificações italiana e alemã, que alteraram o quadro político da Europa no século XIX, estavam os movimentos

a) sociais, acentuadamente comunistas.
b) liberais, acentuadamente nacionalistas.
c) iluministas, acentuadamente burgueses.
d) reformistas, acentuadamente religiosos.
e) renascentistas, acentuadamente mercantis.


Questão 08 sobre o Século XIX na Itália, Alemanha e EUA: (Modelo Enem) O dia 12 de setembro de 1990 marcou o fim da Segunda Guerra Mundial: a Alemanha, vencida há quarenta e cinco anos, dividida e colocada sob a tutela de seus vencedores, encontrou através de sua unificação a sua soberania plena e completa. A última unidade alemã tinha sido proclamada em 1871, na galeria dos espelhos do palácio de Versalhes, depois de uma guerra vitoriosa contra a França.
(“Adaptado de Le Monde”, 13/09/90)

As conjunturas históricas indicadas no texto acima representam aspectos diferenciados. Os dois momentos de unificação, no entanto, transformaram a Alemanha em:
a) um Estado unitário, com uma representação classista de deputados.
b) uma potência central, com um papel decisivo no equilíbrio de poder europeu.
c) uma república federal, com um regime parlamentar e uma constituição liberal.
d) uma nação democrática, com suas instituições liberais ampliadas do oeste para o leste.


Questão 09. No processo de unificação da Itália de meados do século XIX, destacam-se, EXCETO:

a) a preocupação da burguesia em evitar qualquer aliança com a massa camponesa.
b) a permanência de um sistema oligárquico que garante os interesses dos grandes proprietários da terra.
c) a ação dos liberais moderados, liderado por Cavour, para impedir as tentativas revolucionárias.
d) a obtenção da unidade através do alargamento do Estado piemontês e não de um movimento nacional.
e) o papel decisivo dos movimentos populares para a concretização da unidade italiana.


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Gabarito com as respostas de História Mundial sobre o Século XIX na Itália, Alemanha e EUA:

01. C;
02. D;
03. A;
04. B;
05. D;
06. C;
07. B;
08. B;
09. E

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