Lista de Exercícios sobre a Poesia Concreta com Gabarito

01. Poesia Concreta: (UNESP) Sabemos que a Poesia Concreta adota, entre outros procedimentos, a valorização do poema no espaço branco da página. Com o apoio das artes gráficas, os textos ganham em expressividade visual. Baseado nesse comentário, leia o poema de Arnaldo Antunes, como foi originalmente editado, na figura adiante, e responda:

a palavra não vem, poesia concreta

A) Em que sentido esse texto poderia se enquadrar nos parâmetros da Poesia Concreta?
B) JUSTIFIQUE sua resposta fazendo uma descrição de, pelo menos, um procedimento gráfico expressivo na construção do poema.


02. (FCMSC­SP) Movimento poético surgido na década de 1950, revela-­se um fruto legítimo da civilização audiovisual, em que a noção de poesia se incorpora, fundamentalmente, o elemento visual. É o:

a) Verde­-amarelismo.
b) Grupo da Anta.
c) Grupo Marajás.
d) Concretismo.
e) Pau-­brasil.


03. (PUCPR)
de sol a sol
soldado
de sal a sal
salgado
de sova a sova
sovado
de suco a suco
sugado
de sono a sono sonado
sangrado
de sangue a sangue.

O poema concretista, acima transcrito, apresenta as seguintes inovações no campo verbal e visual:
a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico.
b) apresentação de um ideograma; uso de estrangeirismos; esfacelamento da linguagem.
c) ausência de sinais de pontuação; uso intensivo de certos fonemas; jogos sonoros e uso de justaposição.
d) uso construtivo dos espaços brancos; neologismo; separação dos sufixos e dos prefixos; uso de versos alexandrinos.
e) apresentação de trocadilhos; usos de termos plurilinguísticos; desintegração da palavra e emprego de símbolos gráficos.


04. (Vunesp)
Por que é então que este livro
tão longamente é enviado
a quem faz uma poesia
de distinta liga de aço?
Envio-­o ao leitor malgrado
e intolerante, o que Pound
diz de todos o mais grato;
àquele que me sabendo
não poder ser de seu lado,
soube ler com acuidade
poetas revolucionados.

O trecho faz parte do poema­ dedicatória A Augusto de Campos (Agrestes, 1985). O poeta, autor também de Auto do Frade, Museu de Tudo, A Escola das Facas, A Educação pela Pedra etc., refere-­se a Augusto de Campos como leitor ideal e alude à corrente poética a que este pertence. O autor do trecho e a corrente poética desse virtual leitor são, respectivamente:
a) Ferreira Gullar e Concretismo.
b) Haroldo de Campos e Neoconcretismo.
c) Caetano Veloso e Tropicalismo.
d) João Cabral de Melo Neto e Concretismo.
e) Carlos Drummond de Andrade e “geração de 1945”.


05. Poesia Concreta: (PUC­Rio) A poesia concreta do Brasil caracteriza­-se por:

a) dar continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 1940.
b) descaso pelos aspectos formais do poema e preferência pela linguagem correta.
c) preocupação com a correção sintática, pela renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.
d) rigidez no nível prosódico e pela impassibilidade diante dos problemas nacionais.
e) visar a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linhas, superfície da folha).


06. Poesia Concreta: (FCC) O Concretismo brasileiro caracteriza-­se por:

a) renovação dos temas, privilegiando a revelação expressionista dos estados psíquicos do poeta.
b) exploração estética do som, da letra impressa, da linha, dos espaços brancos da página.
c) preocupação com a correção sintática, desinteresse pela exploração de campos semânticos novos.
d) descaso pelos aspectos formais do poema.
e) preferência pela linguagem formalmente correta.


07. (ITA) Decretando o fim do verso e abolindo (a) (o) ___, esses vanguardistas procuram elaborar novas formas de comunicação poética em que predomine o aspecto material do signo, de acordo com as transformações ocorridas na vida moderna. Nesse sentido, (a) (o) ___ explora basicamente (a) (o) ___, jogando com formas, cores, decomposição e montagem das palavras etc., criando estruturas que se relacionam visualmente.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.
a) Sintaxe tradicional, concretismo, significante.
b) Metrificação, poesia ­práxis, significado.
c) Lirismo, poema­ processo, concreto.
d) Versificação, neoconcretismo, sonoridade.
e) Sintaxe, bossa nova, ritmo.


08. (FCMSC­SP) Transcreve-­se um poema de José Lino Grunewald:
Forma
Reforma
Disforma
Transforma
Conforma
Informa
Forma
Este é um poema escrito dentro dos princípios do Concretismo, movimento poético brasileiro da década de 1950, no século XX.

Escrevemos, a seguir, que no Concretismo:
I. a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.
II. à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.
III. o apelo à comunicação não­ verbal exerce papel fundamental.

Escreveu­-se corretamente em:
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
e) nenhuma das frases.


09. (FCMSC­SP) Sobre o mesmo Concretismo referido no enunciado da questão anterior, está errado afirmar que ele:

a) baseou-­se, em sua formulação teórica, nos ensinamentos de Mallarmé, Pound e Joyce.
b) teria semelhanças, ou seria comparável ao movimento denominado Pau­-Brasil, de 30 anos antes.
c) a brevidade e a concisão de seus poemas retomam a linha evolutiva do poema­ minuto, de Oswald de Andrade, na década de 1920.
d) Mário de Andrade foi figura poética de proa e líder do movimento.
e) indiscutivelmente poético, o Concretismo, se não atingiu a prosa, pelo menos influenciou a música e a pintura.


10. Poesia Concreta: (Mackenzie) Quando Caetano Veloso diz em Sampa:
“[…] da feia fumaça que sobe apagando as estrelas, eu vejo surgir seus poetas de campos e espaços”, refere-­se a um grupo no qual se incluem Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.

Sua proposta é, basicamente, usar todos os recursos de que a palavra dispõe, com os termos adquirindo validade não só pelo significado, como também pelos aspectos visuais.

Tal tendência é conhecida como:
a) poesia futurista.
b) poesia ­práxis.
c) poema/processo.
d) metapoema.
e) poesia concreta.

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Gabarito com as respostas dos exercícios de Literatura sobre a Poesia Concreta:

Resposta do exercício 01. A) Na disposição espacial das palavras.

B) A ampliação das palavras “pensa” e “nunca”.

Resposta do exercício 02. D;

Resposta do exercício 03. C;

Resposta do exercício 04. D;

Resposta do exercício 05. E;

Resposta do exercício 06. B;

Resposta do exercício 07. A;

Resposta do exercício 08. D;

Resposta do exercício 09. D;

Resposta do exercício 10. E;

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